A briefing game for school building design

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DATA DE PUBLICAÇÃO

16/09/2019

RESUMO

Resumo O processo de projeto em arquitetura é complexo, à medida que novos requisitos técnicos, sociais, ambientais e econômicos são introduzidos. Este cenário também está presente no projeto de edificações escolares. A qualidade da arquitetura escolar depende de critérios de projeto, conhecimento profissional e feedback de avaliações-pós-ocupação. Para projetar escolas de alto desempenho, uma equipe multidisciplinar deve atuar por meio de um processo de projeto integrado. Este artigo apresenta uma ferramenta de projeto para estruturar um processo de briefing para edifícios escolares. Um processo participativo é recomendado e testado através de grupos focais, apoiado por um jogo chamado “O Baralho da Escola” (Shuffle the School Building Design Deck - SSBDD). O conteúdo do SSBDD e as regras do jogo tem como base fatos, necessidades e conceitos para ambientes escolares no século XXI. O jogo considera o contexto específico do Brasil. Testes de validação mostram resultados positivos e produtivos para desenvolver um programa arquitetónico de edifícações escolares. O SSBDD tem potencial para contextos mais amplos e a estrutura do jogo também possibilita traduções para outros tipos de construções.Abstract The architectural design process is complex, as new technical, social, environmental and economical requirements are introduced, and this very scenario is applicable for school buildings. The quality of a school building depends on known design criteria, professional knowledge and feedback from building performance assessments. To attain high performance school buildings, the design process should add a multidisciplinary team via an integrated process. This article presents a design tool to structure a school building design briefing process. A participatory architectural programming phase is advocated and tested through a focal group, supported by a game called “Shuffle the School Building Design Deck” (SSBDD). The content of SSBDD and application procedure are based on known facts, needs and global concepts for learning environments in the twenty-first century. The briefing game considers the specific context of Brazil. Validation tests show positive results for productive architectural programming for school buildings. SSBDD has potential for global contexts, including translations for other building types.

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