A atuação da Discoteca Oneyda Alvarenga na construção do patrimônio imaterial: revendo uma trajetória
AUTOR(ES)
Silva, Ana Paula, Reis, Alcenir Soares dos
FONTE
Perspect. ciênc. inf.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-12
RESUMO
Este artigo apresenta o histórico, a organização e o significado da Discoteca Oneyda Alvarenga, bem como o trabalho realizado pela instituição, em termos dos processos de construção do patrimônio cultural imaterial, evidenciando a sua originalidade e inovação em acervos musicológicos e etnográficos. A constituição do acervo etnográfico, com gravação em suporte não convencional, resultou das viagens e estudos promovidos pela Missão de Pesquisas Folclóricas e a este se soma outros trabalhos pioneiros no Brasil, que inauguraram os projetos de pesquisa científica dedicados à cultura brasileira. Todos os materiais recolhidos pela Missão foram organizados por Oneyda Alvarenga e encontram-se disponíveis à consulta pública na Discoteca Oneyda Alvarenga, na cidade de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A discussão deste tema, no âmbito da Ciência da Informação, tem como objetivo evidenciar a importância da produção de conhecimento e informação acerca da manutenção e gerenciamento de acervos não convencionais, destacando-se os aspectos referentes ao patrimônio cultural, folclore e acervo audiovisual, com vistas a ampliar a reflexão desta discussão na área.
ASSUNTO(S)
patrimônio cultural folclore acervo audiovisual informação
Documentos Relacionados
- A respeito da materialidade do patrimônio imaterial: o caso do INRC Porongos
- Oneyda Alvarenga escreve a Mário de Andrade
- Gestão da qualidade e do trabalho imaterial: uma análise a partir da dinâmica informacional
- Dinâmicas Criativas de um Patrimônio Imaterial: a transmissão oral do teatro-dança Bharata-Nâtyam em Mysore (Índia)
- As teorias do trabalho imaterial: uma reflexão crítica a partir de Marx