A arte nos contextos filosófico-conceitual e do ensino no Brasil : uma abordagem a partir de aspectos teóricos e das distintas visões da comunidade escolar

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/12/2012

RESUMO

A presente pesquisa objetiva a investigação em dois eixos principais: preliminarmente e de modo propedêutico, o conceito de arte em sua trajetória filosófica segundo autores e artistas de épocas significativas ao que se poderia denominar como universal do gênero artístico, de origem ocidental. Para tanto optou-se por não seguir uma ordem de sucessão cronológica e factual, desenrolada linearmente. Abordaram-se inicialmente as concepções dos filósofos gregos Platão e Aristóteles no registro da Antiguidade. Feito isto, destacaram-se autores consagrados do Iluminismo europeu, tais como Rousseau, Diderot e Voltaire, nos quais se pode encontrar significativas contribuições ao conceito de Arte na Idade Moderna, bem como obras de alguns artistas deste período. Por fim, passou-se à contemporaneidade, onde se evidenciam vários movimentos com uma característica marcante em comum: a perda da unicidade da obra, a qual passa a ter várias formas e leituras possíveis. Para tanto, encontrou-se base na fenomenologia de Maurice MerleauPonty, e na análise de obras de Pablo Picasso e Marcel Duchamp. Para apresentar as transformações pelas quais a Arte passou com o surgimento da indústria cultural foi analisado o pensamento de Adorno, Horkheimer e Benjamim. Estes estudos são apresentados de forma a interligar a realidade histórico-social, a produção artística e o pensamento filosófico de cada uma destas épocas. A opção por estes períodos se deu por serem momentos de rupturas e consequentemente de mudanças significativas na sociedade e nas artes. O segundo aspecto desta pesquisa leva em conta a fundamentação do conceito de Arte desenvolvida anteriormente e a problematiza, ao inseri-la no contexto escolar. A este respeito, fezse inicialmente um levantamento histórico para se conhecer o ensino de Arte no Brasil. Investigou-se ainda, de um lado, aspectos normativos que nortearam a implantação e a continuidade/descontinuidade do ensino de Arte no Brasil, bem como a fundamentação teórica que versa sobre o ensino de Arte a partir da Proposta Triangular para o Ensino de Arte,a qual tem como objetivo abordar o seu ensino a partir de três eixos principais: contextualização da obra; fazer artístico; e apreciação artística. De outro lado, por meio de uma pesquisa empírica, investigou-se a comunidade escolar de duas escolas, sendo uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino do município de São Carlos-SP. Percebeu-se, a partir dos dados coletados, que a prática do ensino de Arte está distante do que é previsto na normatização legal da disciplina, como também que este ensino não vem a contribuir na formação de sujeitos elevados como era defendido pelos filósofos anteriormente estudados. Ainda ficou evidente que se tem uma cultura midiática da qual os educandos são adeptos. Na prática o ensino de Arte é reduzido ao fazer arte e os educandos não estão tendo uma formação que lhes permita conhecer e apreciar a arte.

ASSUNTO(S)

arte e educação estética educacao art aesthetics art-education

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