A arquitetura de um espaço franciscano em tempos de reurbanização do porto carioca
AUTOR(ES)
Guimarães, Roberta Sampaio
FONTE
Relig. soc.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-06
RESUMO
Resumo Neste artigo, analiso o espaço criado pelos projetos sociais da entidade católica Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (VOT) durante a reurbanização da região portuária carioca. Discursivamente afinados com ações governamentais que visavam combater a suposta degradação e maus usos da região, os franciscanos propuseram a salvação espiritual e física de sua “população marginalizada”. E, após a remoção de antigos moradores, converteram vários sobrados em exemplos de “beleza, limpeza, ordem e proteção” para abrigar suas escolas e cursos profissionalizantes, promovendo uma “comunidade escolar” que foi contestada por outros habitantes com diferentes noções de materialidade e moralidade.
ASSUNTO(S)
religião modelos arquitetônicos projetos urbanísticos conflitos região portuária do rio de janeiro
Documentos Relacionados
- PATRIMÔNIOS E CONFLITOS DE UM AFOXÉ NA REURBANIZAÇÃO DA REGIÃO PORTUÁRIA CARIOCA
- Jornalismo em tempos de cibercultura : um estudo do clicrbs Porto Alegre 2006
- O gigante do alto da bronze: um estudo sobre o espaço e arquitetura escolar do Colégio Elementar Fernando Gomes em Porto Alegre/RS (1913 1930)
- Cultura ou polícia : a cobertura jornalística do funk carioca em Porto Alegre
- Arquitetura hoteleira sob a ótica da sustentabilidade e da hospitalidade do espaço: um estudo sobre a aplicação dos conceitos de sustentabilidade e hospitalidade do espaço em projetos de hotéis