A África por ela mesma: a perspectiva africana na História Geral da África (UNESCO) / Africa by itself: the african perspective in the collection General History of Africa (UNESCO)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/10/2012

RESUMO

Esta tese traz uma análise da perspectiva africana na coleção História Geral da África (UNESCO). Para isto, baseia-se no exame da história institucional do projeto que lhe originou e da escrita da história ali presente, em seus oito volumes. Tais considerações levaram a definição da perspectiva africana como uma perspectiva que privilegia os fatores internos ao continente, em oposição aos externos, na explicação histórica, científica, da África. Ademais, constatou-se que esta perspectiva se diversifica, na História Geral da África (HGA), em três abordagens complementares da história da África: a) regionalismo; b) difusionismo intra-africano; c) sujeito africano. A partir de tal investigação, reflete-se sobre algumas consequências teóricas e metodológicas que tal perspectiva africana traz para uma visão científica contemporânea e tendencialmente pós-eurocêntrica da história da África.

ASSUNTO(S)

eurocentrism eurocentrismo história da África historiografia historiography history of africa methodology of history metodologia da história unesco unesco

Documentos Relacionados