A adaptação de A Casa das Sete Mulheres: o processo de tradução intersemiótica de uma obra literária para a televisão

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objeto desta pesquisa é a minissérie A Casa das Sete Mulheres, de Walter Negrão e Maria Adelaide Amaral, uma adaptação do livro homônimo da autora gaúcha Letícia Wierzchowski, apresentada pela Rede Globo de Televisão entre Janeiro e Abril de 2003. Parte-se da hipótese de que o processo de tradução envolve não só questões de conteúdo como também de forma na transposição da história do texto de partida, além da possibilidade deste processo de tradução tornar a trama mais densa e enredada por conta da necessidade de manter os capítulos no ar por mais tempo, para explorar o sucesso de audiência. A dissertação pretende compreender como os processos tradutório-comunicativos, inscritos no repertório sócio-cultural das sociedades mestiças, são necessários aos desdobramentos dos procedimentos de construção das telenovelas saídas de obras literárias. Para isso, como objetivo geral, aborda o processo de tradução intersemiótica de um livro no formato de minissérie, evidenciando as transformações na história e entendendo a re-criação das características e das emoções descritas no texto de partida. É importante ressaltar que, entre a semelhança e a diferença, o produto deve possuir uma estrutura que agrade ao público e possibilite a sua compreensão no todo, por isso será verificado como o processo de tradução se submete às características de entretenimento da televisão e como as decisões desta transposição são marcadas pelo desempenho comercial do programa. São utilizados estudiosos da semiótica da cultura, da teoria da comunicação, da tradução e dos processos de criação para caracterizar os procedimentos culturais que estão inseridos na produção televisiva. Os teóricos da mestiçagem também desempenham importante função nas questões abordadas neste estudo. O desenvolvimento teórico-metodológico adotado é, inicialmente, a realização de um breve levantamento da história da telenovela no Brasil e na América Latina, entendendo a configuração de cada gênero da teledramaturgia e evidenciando o potencial narrativo das minisséries. Posteriormente são realizadas, como parte dos objetivos específicos, micro-comparações entre as principais cenas do livro e da obra, focando o estudo de caso no qual a análise está fundamentada, exemplificando as semelhanças e diferenças entre a língua de partida e a língua de chegada, nunca esquecendo das alterações provenientes da cultura de mídia fator relevante neste estudo. Também é considerado o estado da arte das minisséries brasileiras dentro do panorama da teledramaturgia nacional e na América Latina

ASSUNTO(S)

intersemiose televisão minissérie translation intersemiosis miniseries literature literatura comunicacao tradução teledramaturgia soap-opera television

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