A abordagem das práticas doxásticas à epistemologia de William Payne Alston: uma interpretação a partir da leitura de Thomas Reid / The Approach of practice doxastic to yhe epistemology from William Payne alston: an interpretation from reading Thomas Reid

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/09/2011

RESUMO

Esta tese analisa a relação entre a abordagem das práticas doxásticas de William Payne Alston e a teoria dos poderes intelectuais do ser humano, de Thomas Reid. Após passar em revista os conceitos da epistemologia de Alston e de Reid, examinam-se em profundidade os argumentos de ambos em defesa da confiabilidade dos modos básicos de formar crenças para, em seguida, serem comparados esses autores. A análise comparativa Alston-Reid sugere fortes indícios de que os elementos essenciais das práticas doxásticas básicas, sobretudo a percepção sensorial, encontram-se na doutrina dos poderes intelectuais de Reid. Além disso, a luta contra o ceticismo quanto à confiabilidade dos modos de formação de crenças nos quais tipicamente nos engajamos parece ter sido uma motivação para o desenvolvimento dos projetos de ambos os filósofos. Mas, constataram-se diferenças importantes entre eles no que se refere ao papel desempenhado pelo ceticismo, realismo e teísmo como condições gerais à construção das teorias epistemológicas de Alston e Reid.

ASSUNTO(S)

epistemologia. thomas reid (1710-1796). william p. alston (1920-2009) epistemology. thomas reid (1710-1796). william p. alston (1920-2009)

Documentos Relacionados