A ABELHA MELÃFERA AFRICANIZADA (Apis mellifera L.) NA POLINIZAÃÃO E PRODUÃÃO DE ÃLEO DAS SEMENTES DO PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.) / THE AFRICANIZED HONEY BEE (Apis mellifera L.) FOR POLLINATION AND SEED OIL PRODUCTION IN Jatropha curcas (L.)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/02/2012

RESUMO

O objetivo desta tese foi investigar a possibilidade da utilizaÃÃo de Apis mellifera L. na polinizaÃÃo e incremento de produtividade da cultura do pinhÃo manso (Jatropha curcas L.). Para tanto, foi estudado a biologia floral e a polinizaÃÃo do pinhÃo manso bem como o comportamento forrageiro e a eficiÃncia polinizadora de Apis mellifera. O trabalho foi realizado em 10ha de plantio comercial jà estabelecido, com cinco anos de idade, no estado do PiauÃ, (08Â32â19,0âS e 43Â56â19,7âW e 220 metros de altitude), entre os meses de marÃo e julho de 2009. A antese das flores do pinhÃo manso, distribuÃdas em cimos com carÃter protogÃnico, ocorre basicamente no perÃodo matinal, bem como a maior oferta de pÃlen. As inflorescÃncias duram, em mÃdia, 20 dias, com maior concentraÃÃo de flores femininas no terÃo inicial e de masculinas, no terÃo mÃdio, com relaÃÃo de 18,1 flores masculinas para cada feminina. Embora esse fato favoreÃa a xenogamia, a receptividade do estigma por, pelo menos, cinco dias, garante a flor alcanÃar o perÃodo de maior oferta de pÃlen no prÃprio cimo, oportunizando a geitonogamia. As flores polinizadas atà o quarto dia frutificam da mesma forma que aquelas polinizadas no primeiro, segundo e terceiro dias apÃs antese, nÃo havendo diferenÃas significativas. O forrageamento por A. mellifera ocorre durante todo o dia, com maior pico entre 13h00m e 15h00m e à tÃpico de coleta de nÃctar, tanto nas flores masculinas quanto nas femininas. Apenas uma visita da abelha Ãs flores acarreta em 100% de vingamento, mostrando resultado semelhante, (p>0,05), aos tratamentos de xenogamia manual (96%), geitonogamia manual (94%), e polinizaÃÃo aberta (93%). PorÃm, uma visita apenas, nÃo à suficiente para produzir maior quantidade de Ãleo por semente (213mg), em comparaÃÃo com o tratamento de polinizaÃÃo aberta, e por geitonogamia (250mg). AlÃm disto, foi possÃvel constatar que hà maior produÃÃo de Ãleo por geitonogamia e nÃo por xenogamia (237mg). Conclui-se que a Apis mellifera à um polinizador eficiente da cultura. Sua introduÃÃo, com quatro colÃnias por hectare, maximiza a produÃÃo de Ãleo e produz os melhores resultados para todos os parÃmetros avaliados. AlÃm disso, apenas uma visita da abelha melÃfera Ãs flores do pinhÃo manso à suficiente para prevenir dÃficit de polinizaÃÃo.

ASSUNTO(S)

zootecnia extrato etÃreo de pinhÃo manso melitofilia peso de sementes polinizaÃÃo por abelhas polinizaÃÃo agrÃcola bee pollination crop pollination jatropha curcas seed oil melitophily seed weight sementes oleaginosas pinhÃo-manso - sementes polinizaÃÃo por inseto abelha

Documentos Relacionados