2DMG Uma arquitetura de classes de middleware para a portabilidade de aplicativos gráficos 2D em dispositivos móveis / 2DMG A middleware class architecture for 2D graphics application portability on mobile devices

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/07/2011

RESUMO

Desde o início do uso de recursos computacionais, pesquisadores, engenheiros e empresas têm se beneficiado de ferramentas científicas cada vez mais sofisticadas em relação à computação. Softwares de CAD (computer-aided design) e de cálculos estatísticos são uma pequena amostra desse vasto campo de aplicações. Os avanços recentes na área da Computação Móvel permitem ampliar consideravelmente a aplicabilidade das ferramentas computacionais, na medida em que estas podem ser carregadas em dispositivos menores e com acesso à rede sem fio. Embora o uso de dispositivos móveis já esteja bem consolidado para o acesso à Internet, a sistemas corporativos, à organização de dados pessoais e entretenimento, sua utilização ainda é pequena em aplicações técnicas e científicas. Isto se deve à falta de recursos de programação adequados, especialmente no tocante ao uso de métodos numéricos e computação gráfica, muito comuns nesse tipo de aplicação. Neste trabalho, apresenta-se uma arquitetura de classes como camadas de adaptação de software (middleware) que auxilia o desenvolvimento e a portabilidade de aplicações em diferentes plataformas, como iOS (iPhone/iPad/iPodTouch), Android, Symbian e Windows Mobile.

ASSUNTO(S)

ciencia da computacao computação móvel middleware portabilidade gráficos 2d dispositivos móveis mobile computing, middleware, portability, 2d graphics, mobile devices

Documentos Relacionados