13 esculturas : criação e estruturação simbolicas

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1997

RESUMO

O princípio gerador deste trabalho consiste na articulação do trinômio - conhecimento, fazer artístico e sua reflexão crítica. Não se trata de uma pesquisa exclusivamente teórica, mas de um processo criativo, integrador e dinâmico; um empreendimento de busca interminável que realizo motivado pelo desejo de penetrar na razão e no sentido do meu fazer a das minhas obras. Parto de minha experiência como escultor para situar o processo criativo, analisar e traduzir simbolicamente um conjunto de treze esculturas em metal. Tais esculturas representam e registram minha produção experimental na última década. Enquanto obras-signos, são dirigidas principalmente aos sentidos e à emoção, não ficando restritas a uma experiência meramente estética. Imaginação, intuição e sensibilidade, além da razão, são filtros do processo criativo, orientam à geração das obras, a ordenação sintática (combinação de materiais e técnicas) e com certeza, a análise e sua interpretação simbólica, as analogias e as metáforas. Na análise das obras utilizo como uma referência instrumental, entre outras, a semiótica e algumas instâncias fundamentais de análise e compreensão dos signos; principalmente o pensamento de Charles S. Peirce, para efetuar a análise sintática, semântica e pragmatica. o maior desafio é falar do meu próprio trabalho, traduzir uma experiência com outra, ou melhor dizendo, estabelecendo uma metalinguagem verbal como tentativa de enfrentar a concretude, as ambivalências e ambigüidades características da arte, indo além da linguagem visual como desafio intelectual. Complementar a realização das obras, com a ordenação e o registro formal destas questões cumpre com uma necessidade acadêmica que tem a intenção de auxiliar, orientar e subsidiar a compreensão da prática artística, enquanto artista e docente

ASSUNTO(S)

escultura de metal etc.) artistica criação (literaria

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