Artes Indigenas
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
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1. DIMENSIONANDO AS DESIGUALDADES POR SEXO E COR/RAÇA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
RESUMO: O uso de indicadores para dimensionar desigualdades sociais tem se disseminado de forma mais intensa nas últimas décadas em estudos da área das ciências humanas. Trazer esse instrumental para a análise das mudanças ocorridas na participação de mulheres e negros nos cursos de graduação e pós-graduação, tem considerável importância em fa
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
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2. Ensaiando estratégias das artes letradas nas zonas de contato: trajetórias de letramento acadêmico, ações afirmativas e políticas de conhecimento
RESUMO Neste trabalho, analisamos as práticas de letramento acadêmico de estudantes universitários afrodescendentes e indígenas que ingressaram em suas instituições por medidas de ação afirmativa. A pesquisa consiste em estudo de caráter qualitativo, cujo corpus é composto por entrevistas com estudantes e docentes e os trabalhos de conclusão de cu
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 18/10/2018
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3. ENCONTROS ARTÍSTICOS E AYAHUASQUEIROS: REFLEXÕES SOBRE A COLABORAÇÃO ENTRE ERNESTO NETO E OS HUNI KUIN
Resumo Recentemente, trabalhos de Ernesto Neto ganharam destaque em museus de arte em Bilbao, São Paulo e Viena. Tiravam parte de sua força do fato de remeterem a rituais de cura com ayahuasca dos Huni Kuin (Kaxinawa). Observa-se certo paralelismo entre essa conquista de espaço para a presença indígena no sistema das artes e a chegada dos índios ao cir
Mana. Publicado em: 2017-09
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4. Cuias, cachimbos, muiraquitãs: a arqueologia amazônica e as artes do período colonial ao modernismo
Resumo A obra “Tesouro descoberto no máximo rio Amazonas” (1757-1776), do jesuíta João Daniel, é considerada uma das principais fontes sobre o Amazonas durante o período colonial, sendo importante documento a respeito do quanto o conhecimento da natureza e das tradições culturais indígenas foram pedras fundamentais para o desenvolvimento do traba
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-08
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5. ENFEITES DE ALDEIA: FAMILIARIZAÇÃO E MASCOTES COMO ARTE(FATOS) NA AMAZÔNIA
Resumo Este artigo discute o desejo sempre presente, entre os Karitiana (Rondônia), de ter animais domesticados ou familiarizados em suas aldeias. A partir da etnografia de seus animais de criação, dialoga com hipóteses formuladas para investigar o gosto dos povos indígenas pela companhia de seres não humanos, e defende que os povos indígenas procuram
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2016-12
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6. O Hans Staden de Portinari: esquecimento e memória do passado colonial
Resumo Este artigo explora a produção e transmissão de ilustrações que Candido Portinari fez para uma edição norte-americana do livro de Hans Staden sobre o Brasil no século XVI. Realizados em 1941, os desenhos caíram em esquecimento por quase sessenta anos até a sua publicação póstuma em 1998 no Brasil. Este artigo argumenta que o destino dos d
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2016-05
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7. Transdisciplinaridade e decolonialidade
Enquanto espaços acadêmicos interdisciplinares têm lenta e gradualmente se espalhado na academia ocidental, seu estado está longe de ser claro. Eles são muitas vezes situados em estruturas preexistentes que limitam o seu âmbito de aplicação. Isto é particularmente verdadeiro no que se refere a espaços que não só se engajam no trabalho interdiscip
Soc. estado.. Publicado em: 2016-04
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8. Ancestrais e suas sombras: uma etnografia da chefia Kalapalo e seu ritual mortuário
"Este livro aborda o tema das formas ameríndias da política, a partir de uma etnografia do grande ritual mortuário que os povos do Alto Xingu realizam em memória de seus chefes – o famoso Quarup. Partindo de uma pesquisa entre os Kalapalo, falantes de uma língua karib daquela região, o livro discute os múltiplos sentidos da política e do ritual na vida desse povo, atravessando questões como etno-história, mitologia, parentesco, artes verbais, e transformações socioeconômicas. Por meio do diálogo entre conceitos indígenas e antropológicos, o livro procura elucidar a dupla centralidade do Quarup, que emerge tanto como um momento-chave na produção de pessoas e coletivos no Alto Xingu, quanto como uma forma de ação política voltada para o mundo não indígena."
Autor(es): Guerreiro, Antonio
Editora da Unicamp. Publicado em: 2015
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9. Do tempo dos sonhos à galeria : arte aborígine australiana como espaço de diálogos e tensões interculturais / From the dreaming to the gallery : Australian aboriginal art as a locus for intercultural dialogue and tension
A arte contemporânea dos povos indígenas da Austrália é um fenômeno sui generis e ainda pouco conhecido no Brasil. Ancora-se em práticas e valores tradicionais, e, ao mesmo tempo, está inserida nas instituições museológicas e no mercado de arte. Na Austrália, sua valorização e institucionalização vêm ocorrendo, gradualmente, desde os anos 197
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
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10. Eu já me tornei imagem: a relação do vídeo e a fotografia com o xamanismo, canibalismo e feitiçaria
Este trabalho é uma etnografia da licenciatura intercultural indígena da UFG, curso que visa fornecer uma formação superior aos professores e professoras indígenas que já atuam como tais em suas aldeias. O seu principal foco foi a produção de um vídeo e uma série de fotografias em conjunto com professores indígenas, e a partir dessa experiência r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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11. Eu já me tornei imagem: a relação do vídeo e a fotografia com o xamanismo, canibalismo e feitiçaria
Este trabalho é uma etnografia da licenciatura intercultural indígena da UFG, curso que visa fornecer uma formação superior aos professores e professoras indígenas que já atuam como tais em suas aldeias. O seu principal foco foi a produção de um vídeo e uma série de fotografias em conjunto com professores indígenas, e a partir dessa experiência r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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12. Artes indígenas no Brasil: trajetória de contatos: história de representaçőes e reconhecimentos
The indigenous arts in Brazil have always been an object of interest since the colonial period when the objects produced by the indians, and in some cases the indians themselves, were taken to the Cabinets of Curiosities in Europe, seen as exotic. In visual arts, indigenous culture was represented at first with surprise and value judgments, then with the sci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2011