Arte Rupestre
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Moldando a paisagem: utilização humana do abrigo Cerro Gavilán 2, Orinoco Médio, do Holoceno antigo ao presente
Resumo Pesquisas arqueológicas preliminares realizadas no Cerro Gavilán 2, um abrigo rochoso localizado no estado de Bolívar, na Venezuela, revelaram indícios da atividade humana que vão desde o Holoceno inicial até o presente. Este artigo resume as informações obtidas através de coletas de superfície, escavação limitada e documentação da arte
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-08
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2. Símbolos na arte rupestre sob o olhar da Arqueologia Cognitiva: considerações analíticas sobre o sítio Conjunto da Falha, Cidade de Pedra, Rondonópolis, Mato Grosso
Resumo O grande número de sítios existentes na região da Cidade de Pedra, localizada no município de Rondonópolis, Mato Grosso, aliado à variedade formal, temática e de técnicas aplicadas nas construções dos painéis rupestres, marcam fortemente a paisagem da região. Neste artigo, será analisado, mais detalhadamente, o sítio rupestre da Falha so
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-01
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3. Arte rupestre na província de Misiones/Argentina: o sítio Campo Yabebirí
Resumo Neste trabalho documentamos as gravuras do sítio Campo Yabebirí, localizado na margem direita do rio homônimo, no Departamento de São Inácio, província de Misiones (Argentina). O conjunto constitui, até o momento, o único registro publicado de gravuras rupestres existentes nesta província, cujos desenhos se constituem em círculos e linhas es
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2015-12
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4. Documentação digital da arte rupestre: apresentação e avaliação do método em dois sítios de Monte Alegre, Amazônia, Brasil
Um dos aspectos mais importantes no estudo da arte rupestre é a documentação. No Brasil, são raros os trabalhos que apresentam os métodos e as técnicas empregados na documentação deste tipo de vestígio arqueológico. Grande parte dos estudos publicados no país está voltada para a classificação, a terminologia, as definições crono-estilísticas
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2013-12
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5. Aplicação das tecnologias de modelagem 3D conjugada às técnicas tradicionais para o registro das gravuras rupestres do rio Madeira, Rondônia, Brasil
Nos últimos anos, os estudos de arte rupestre no Brasil têm tido um grande avanço quanto à construção de modelos interpretativos deste tipo de vestígio arqueológico ainda pouco conhecido e explorado. Apesar dos desafios em localizar, registrar e preservá-las ao longo do vasto território brasileiro, um número pequeno, mas devotado, de pesquisadores
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2013-12
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6. O ritual e os símbolos: a realização dos grafismos rupestres na região do município de Camalaú (PB)
This work aims to infer the relationship between the realm of myth with the production of rock graphics, ie, whether the production of these graphics are rituals linked to a mythic structure whatever, being able to express a sacred dimension. Through authors such as Eliade (1991, 1983, 2007, 2008 a, 2008 b), Leroi-Gourhan (2007), Levi-Strauss (1996, 2007, 20
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/10/2011
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7. Os grafismos rupestres e suas unidades estilísticas no Carste de Lagoa Santa e Serra do Cipó - MG / The Rock Art and the Stylistic Unity in Carste de Lagoa Santa and Serra do Cipó - MG
O Carste de Lagoa Santa e a Serra do Cipó, que compõem a área da pesquisa, abrangem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte-RMBH, centro do estado de Minas Gerais. Possuem inúmeros sítios arqueológicos em abrigos sob rocha calcária e de quartzito, com diversos tipos de grafismos rupestres; pintados, picoteados e incisos. Boa parte desses graf
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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8. Arqueologia e patrimônio: contribuições para uma educação ambiental / patrimonial em Mato Grosso do Sul
A Educação Patrimonial (EP) procura resgatar valores dos grupos sociais em torno dos bens patrimoniais por meio da valorização e incentivo às novas propostas e alternativas de resguardo e ativação da memória, sejam naturais e/ou culturais. Nesse sentido, é recomendado aplicar a EP em comunidades próximas aos sítios arqueológicos. Mato Grosso do S
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
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9. Among the rocks: the later prehistoric human occupations and the rock art of Diamantina, Minas Gerais / Entre as pedras: as ocupações pré-históricas recentes e os grafismos rupestres da região de Diamantina, Minas Gerais
A região de Diamantina, em Minas Gerais, guarda um amplo acervo de grafismos rupestres e ricos conjuntos artefatuais e estruturas atribuíveis aos últimos 1.500 anos de ocupação humana. Esta pesquisa investiga os dois conjuntos de registros arqueológicos: o horizonte recente e as pinturas rupestres. Numa análise que procura congregar estudos intra e in
Publicado em: 2009
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10. Os significados da similaridade e do contraste entre os estilos de arte rupestre $$b um estudo regional das pinturas e gravuras do alto-médio São Francisco / The meanings of the similarity and the contrast between rock art styles $$b a regional study of paintings and engravings of the upper-middle São Francisco river
Este trabalho apresenta análises estilísticas e espaciais da arte rupestre de cerca de cem abrigos do alto-médio São Francisco (norte mineiro e sudoeste baiano), desenvolvidas com o objetivo de elaborar um quadro crono-estilístico do registro rupestre regional que possa subsidiar estudos de correlação entre seqüências estratigráficas e seqüências
Publicado em: 2006
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11. A arte rupestre como expressão comunicativa da cultura
Ao longo de sua existência, através dos milênios, o ser humano registra, de uma forma ou de outra, sua saga. Uma dessas formas de registro é a arte rupestre. Através da arte rupestre a Pré-História é trazida até nós, retratando em imagens o cotidiano ritualístico e mágico do ser humano, em cenas que mostram, entre outros, seus cultos e também su
Publicado em: 2006
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12. TECNOLOGIA E ARTE: PRERROGATIVAS DA EVOLUÇÃO HUMANA
A evolução humana nos planos físico e mental foi acompanhada por uma evolução tecnológica, permitindo que o hominídeo pudesse satisfazer as exigências do sobreviver. Assim, observam-se instrumentos líticos lascados, de outros materiais, líticos polidos e finalmente as pinturas rupestres. De posse de instrumentos mais sofisticados, novas técnicas,
Publicado em: 2006