Arte E Tecnologia Teses
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Foucault e o ponto cego na análise da guinada punitiva contemporânea
A presença de Michel Foucault é hoje avassaladora no campo da sociologia da punição. Mais do que obra fundadora, ao lado de outras abordagens clássicas, seus escritos têm contribuído de modo decisivo para renovar a agenda de pesquisa sobre os nexos que articulam punição e sociedade. Entre outras razões, isso se deve à passagem, no itinerário da p
Lua Nova. Publicado em: 2015-08
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2. Detecção de vídeos não-colaborativos com base no conteúdo visual em redes sociais para compartilhamento de vídeo
A atuação conjunta desses dois fatores, avanço da tecnologia de geração de vídeo digital e advento das redes sociais virtuais, permitiu a criação de uma nova forma de interação entre as pessoas, as Redes Sociais para Compartilhamento de Vídeo Digital. Novos canais de comunicação, criados a partir da Internet, trouxeram a necessidade de busca e t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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3. Limites da imagem digital: estudo de obras
The digital image has a dynamic and interactive nature, thanks to its coded structure and the use of applications for its manipulation. It is present today in most social interactions through screens, projectors and mobile devices. Computer technology and digital art has generated new practices that expand concepts and languages. In the audio-visual field th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2011
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4. A rádio sociedade e a educação para Roquette-Pinto
Tendo como objeto de estudo as iniciativas de Roquette-Pinto para educar a população brasileira por meio da Rádio Sociedade, esta pesquisa se propôs responder como era vista a educação para Roquette-Pinto. No primeiro capítulo abordamos o contexto da educação e da ciência no Brasil. O segundo capítulo tratou das influências sob o trabalho de Roqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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5. Parâmetros para a emulação do comportamento de clown por um personagem de jogo eletrônico
Este trabalho investiga os parâmetros para a programação de um personagem virtual autônomo de jogo eletrônico, apresenta e questiona a possibilidade da aplicação de teorias do humor à sua arquitetura de informação. Particularmente, buscou-se estabelecer recursos que contribuam para a criação de um personagem orientado para a emulação verossími
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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6. Mortalidade por neoplasias e a telefonia celular no municipio de Belo Horizonte Minas Gerais
No mundo de hoje, todos os seres humanos estão expostos aos Campos Eletromagnéticos - CEMs, gerados por uma vasta série de tecnologias com ou sem fio. A dependência, cada vez maior, da moderna tecnologia, em relação a esses campos eletromagnéticos, trouxe preocupações para a comunidade científica e para a população em geral, principalmente quando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2010
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7. Me adiciona.com: Ensino de arte+tecnologias contemporâneas+escola pública
The present study aims at investigating possibilities both of computer use and of web particularities as a means to explore, by the teachers, activities in the Art teaching. The computer with internet connection has been progressively transforming itself in unifying equipment of several media, reducing the borderlines between different supports. The easiness
Publicado em: 2009
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8. A poética do construir: a arquitetura da construção
Taking as starting point the extreme dismemberment of the architectural making, we made the proposal of approaching the project to its constructive process, not for the requirement of the architects presence on the jobsite but as a return to the materiality of the architecture and the poetic of the construction. With this intention we present the concepts of
Publicado em: 2009
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9. Caixa de Jóias: Pesquisa e experimentação em arte computacional Interativa
A palavra interatividade contextualiza, dentre outras coisas, a capacidade de interação dos sistemas computacionais, mas sua importância não reside na tecnologia em si. Arte Computacional Interativa demonstra-se um campo fértil para experimentações, com o objetivo de ampliar conceitos de comunicação entre o homem e o computador. Esse modelo de produ
Publicado em: 2008
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10. Duas décadas de pesquisa em tuberculose no Brasil: estado da arte das publicações científicas
A tendência das publicações brasileiras em tuberculose referente ao período de foi analisada no período 1986 a 2006. Esta análise incluiu dissertações e teses registradas da Capes e artigos indexados na base de dados Medline e no SciELO. A seleção das publicações foi realizada por busca pela palavra "tuberculose" e instituições brasileiras a qu
Revista de Saúde Pública. Publicado em: 2007-09
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11. Do autor tradicional ao Agenciador Cibernético do biopoder à biopotência: do biopoder à biopotência
Esta dissertação contempla uma análise da (nova) figura do autor enquanto produtor na rede telemática. A partir do estudo da figura do autor tradicional - cuja presença marcante ecoa nos meios de comunicação de massa um-todos, nas livrarias e suas vitrines, nas coletâneas literárias, nas "tardes de autógrafos", nos roteiros cinematográficos adapta
Publicado em: 2006
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12. Informação, comunicação e sociabilidade via Internet: um estudo das interações no ciberespaço entre membros do Movimento Escoteiro
Muito se tem discutido a respeito de qual seja a definição do termo informação e de quais os propósitos da Ciência da Informação. O presente trabalho de tese retoma essa discussão, apresentando as abordagens de diferentes autores, e propõe um ciclo informacional constituído por comunicação, informação, conhecimento e desenvolvimento. Tal ciclo
Publicado em: 2005