Arte E Fotografia Teses
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. De Verfall e Verkümmerung a Katastrophe: a modernidade em Walter Benjamin
Resumo O objetivo desse artigo é retomar uma série de conceitos-chave e noções de Walter Benjamin - na edição alemã de seus escritos - a partir da hipótese de que, através de seu preceito de den Pessimismus organisieren, há uma passagem do enfoque da modernidade como Verfall e Verkümmerung de capacidades humanas ao seu enfoque como Katastrophe da
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2022
-
2. Haikai e performance: imagens poéticas
Esta tese se dedica a estudos sobre o haikai e a performance, buscando estabelecer pontos de interseção entre aquela espécie de poesia japonesa e este campo de ação e reflexão, onde se conjuga a teoria e a prática. A partir de percursos referenciais a respeito de ambas as formas, a pesquisa procura criar uma interlocução entre os modos de pensar oci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
-
3. Horizontes possíveis em derivas cariocas / Possible horizons in derives around Rio s streets
Horizontes possíveis em derivas cariocas é uma pesquisa em que práticas como desenho, foto e vídeo se entrelaçam com a memória da cidade do Rio de Janeiro. Os registros de situações na cidade são tratados como intervalos em percursos diários. Uma cena agencia um quadro imaginativo que se adensa com as relações acionadas por lembranças. Tais rela
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
-
4. Observatório: por uma materialidade da imagem na arte
Having, as main focus, the perception of the image materiality, this research tries to explore the space where image production is settled within the plastic arts, joining different procedures going from the simple nature observation and the use it makes of the technological, analogical and digital resources, always aiming to make evident the touchtability o
Publicado em: 2011
-
5. O desaparecimento da aura em Walter Benjamin
Esta dissertação trata do processo do desaparecimento da aura das obras de arte apontado por Walter Benjamin. Para uma melhor explicitação deste processo, devemos partir primeiramente da própria definição do conceito de aura, considerando todas as suas imprecisões e ambigüidades, e, por conseguinte, analisar as condições que favorecem a sua dissol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2010
-
6. Entre Lapinha da Serra e o Mata Capim: fotografia e relações de trocas simbólicas
A presente dissertação analisa os procedimentos que permeiam uma experiência artística em que a fotografia é utilizada como meio de interação e trocas simbólicas com indivíduos ou grupos. Tal análise, busca percorrer os meandros da criação, passando pela sua elaboração conceitual, seus procedimentos de inserção/interação e sua constituiçã
Publicado em: 2010
-
7. A fotografia entrópica de Robert Smithson
A partir de um recorte dos trabalhos de Robert Smithson que envolvem a fotografia, ver-se-á como o conceito de entropia, noção central em sua obra, funda sua linguagem fotográfica, bem como esses trabalhos participam de uma renovação artística da fotografia fora da tradição documental. Desenvolve-se, então, uma análise mais detida de sua produçã
Publicado em: 2010
-
8. Figuralidades:: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia
Publicado em: 2009
-
9. Pintura para catálogos: Notas sobre o arquivamento da arte
A partir do estudo de catálogos de exposição evidentemente institucionais segundo as relações que produzem dentro da biblioteca, introduz o conceito/provocação pintura para catálogos e verifica sua possibilidade retomando a discussão da arte como fotografia, negligenciada em seu surto mais universal. A partir da pintura fotografada e da percepção
Publicado em: 2009
-
10. Apropriação da apropriação: Um estudo sobre a produção de .My Collection
Esta dissertação tem como objetivo o estudo da minha produção a partir de 2005 e das exposições .my collection. e .my collection (novas aquisições);. O tema central da produção foi a apropriação e a contra-apropriação em artes plásticas utilizando diversas categorias, tais como pintura, fotografia, bordados, video e objeto. O trabalho plástic
Publicado em: 2009
-
11. Sobre as possibilidades da impermanência: Fotografia e monumento
Departing from Walter Benjamins and Roland Barthes photography theory, we will go through the constellation of themes that deals with the construction and permanence of monuments, memories and the values given to obejcts or images. Distance and absence, as thought by these authors, will be regarded as fundamental questions. Equal weight will be given to punc
Publicado em: 2007
-
12. Um olhar sobre o vazio: imagem e escrita em Douleur Exquise e L Absence, de Sophie Calle
Esta dissertação tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra de Sophie Calle, a partir das relações entre a escrita e a imagem no livro Douleur exquise (2003) e na trilogia L Absence (2000). Tendo como eixo a temática da ausência e da memória, buscamos determinar o diálogo entre a fotografia e a narrativa no corpus selecionado, comparando
Publicado em: 2007