Arte Como Veiculo
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
-
1. THEODOR HEUBERGER, KUNSTHÄNDLER: ENTRE PREDILEÇÕES ARTÍSTICAS MODERNISTAS E A PROPAGANDA NAZISTA NO BRASIL (1924-1942)
RESUMO Theodor Heuberger foi Kunsthändler atuante no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com formação em Munique, realizou exposições no Brasil com obras importantes do expressionismo alemão; foi, também, o primeiro a expor no país a artista Käthe Kollwitz. Além disso, difundiu, no ambiente cultural brasileiro, padrões renovados de desenho de lojas e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
-
2. O Teatro e o Princípio de Adesão Emergentista
RESUMO A recente descoberta de um fenômeno psicológico e neurocognitivo no Laboratoire d'Imagerie et de Neurosciences Cogntivies (Hospital de Estrasburgo) mostra o quanto a aliança entre arte e ciências pode ser uma via de pesquisa das mais fecundas e inesperadas. As aplicações desse estudo sobre o princípio de adesão emergentista são inúmeras (psi
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
3. O Espectador-Hóspede
RESUMO O texto trata das reflexões de um antropólogo que seguiu durante anos a atividade performativa de Thomas Richards, que dá prosseguimento à pesquisa de Jerzy Grotowski sobre a Arte como veículo. Não se entra no mérito das técnicas e dos métodos de trabalho, mas se levanta os efeitos, ou ainda, os reflexos de uma série de obras que não são c
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
4. A Arte do Encontro, uma Arte da Distância: de Thomas Richards e Mario Biagini a Jerzy Grotowski
RESUMO Este texto apresenta o ato teatral como uma passagem, a partir do testemunho das ações de Thomas Richards e Mario Biagini que se inscrevem em um protocolo de trabalho nascido da herança de Jerzy Grotowski. Trata-se do instante no qual a arte como veículo, como escreveu Peter Brook, se confunde com a arte do encontro. Trata-se, ainda, do momento no
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
5. Desejo sem Objeto
RESUMO Este texto faz uma reflexão pessoal sobre o trabalho do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Por intermédio de diferentes experiências e histórias, o artigo aborda os problemas do ofício, da artesania, da arte e da transformação de si. Apresenta-se a arte como veículo e problematizam-se temáticas importantes para a área como tr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
6. Notas sobre a "Arte como Veículo" e o Ofício Alquímico do Performer
RESUMO O artigo aborda como Grotowski pensa o ofício do performer inspirando-se no diálogo com tradições espirituais. Concentro-me em alguns conceitos e metáforas presentes na sua pesquisa sobre a verticalidade, em especial a ideia da transformação da experiência grosseira numa experiência sutil. Estabeleço comparações com alguns princípios alqu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
7. Brook avec Grotowski: testemunho da vida e da arte de um certo polonês
RESUMO Avec Grotowski é uma coletânea de artigos, entrevistas e relatos de memória de Peter Brook a respeito do encenador polonês Jerzy Grotowski, que dá conta desde os primeiros encontros entre os dois artistas, em meados dos anos 1960, até reflexões de Brook posteriores à morte de Grotowski, em 1999. Nos textos, evidencia-se o aspecto testemunhal,
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
8. A identidade do contador de história na contemporaneidade conto de tradição de transmissão oral como mediador para ações emancipatórias do homem contemporâneo
Este trabalho tem por objetivo estudar os contos de tradição oral e sua influência na identidade do contador de histórias moderno à luz do sintagma: identidade-metamorfose-emancipação do psicólogo social Antonio da Costa Ciampa, para quem a noção de identidade permite ao homem conhecer como os processos influenciam a formação dos indivíduos e co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2012
-
9. Informação, cultura e cidadania no coração da periferia pelas batidas do hip hop
O movimento Hip Hop tem configurado espaço de reflexão e transformação social. O Movimento surgiu no Brasil, a partir da década de 1980, como uma produção artístico-política. Após três décadas o hip hop passou a ser um dos principais porta-vozes contra as agruras, desigualdade social, o preconceito racial, a falta de perspectiva, mas acima de tud
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/03/2011
-
10. Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta
Aborda questões pertinentes à música e sua relação com a Reforma Protestante do século XVI, que tem como principal expoente o Monge Agostiniano Martinho Lutero. Aponta as implicações dos ideais da Reforma na arte musical por ter exercido papel de suma importância na divulgação dos princípios luteranos. Mostra o lugar ocupado pela música na traje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2011
-
11. Jogar-brincar : da maneira de executar as propostas à circulação no território da arte
Esta pesquisa aborda os procedimentos de execução das propostas artísticas realizadas entre 2002 e 2005 que acontecem no cruzamento entre a execução das ações, registros fotográficos e videográficos. Aborda, também, a utilização do suporte álbum e livro como veículo de circulação no território da arte. Utiliza os termos jogar-brincare territ
Publicado em: 2011
-
12. O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
Esta pesquisa é um convite à ação, ao exercício do olhar, a um olhar atento, diferenciado sobre o elemento orgânico sangue, que ora é representado, ora é apresentado e materializado como veículo expressivo na obra de arte, em diferentes momentos da história da Arte. Serão analisadas obras de diferentes artistas, tais como Pietro Lorenzetti, Mathia
Publicado em: 2010