Arquitetura De Sistemas De Computacao
Mostrando 13-24 de 444 artigos, teses e dissertações.
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13. SOFTWARE COMPONENTS WITH SUPPORT FOR DATA STREAMS / COMPONENTES DE SOFTWARE COM SUPORTE A FLUXO DE DADOS
O desenvolvimento baseado em componentes de um tópico que tem atrasado bastante atençco nos últimos anos. Esta técnica permite a construção de sistemas de software complexos de forma rápida e estruturada. Diversos modelos de componentes já foram propostos pela indústria e pela academia. Dentro destes, aqueles que oferecem suporte da comunicação di
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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14. Modelagem de software de tempo real utilizando o profile MARTE da UML
Métodos e linguagens orientadas a objetos tem sido amplamente aplicados em atividades de modelagem e projeto de software de tempo real. Entre todas as notações orientadas a objetos a mais usada é a UML. Apesar dos seus muitos problemas conhecidos na teoria e na prática, como a fraca representação de restrições temporais e alocação de recursos, a U
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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15. Contributions to the design and prototyping of GALS and asynchronous systems
Com o avanço de tecnologias CMOS, novos desafios surgem para o projeto de circuitos e sistemas síncronos. Isso se deve ao fato de que o uso de um único sinal para controlar um circuito integrado complexo resulta em restrições de projeto difíceis de serem atendidas. Além disso, chips atuais integram sistemas inteiros, que necessitam de uma grande quant
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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16. Uma avaliação comparativa de sistemas de memória transacional de software e seus benchmarks
Memórias Transacionais são consideradas por muitos pesquisadores como a mais promissora solução para resolver problemas de programação multicore. Esse modelo promete escalabilidade com pequena granularidade, enquanto elimina os problemas comuns nos mecanismos convencionais de locks, como deadlocks por exemplo. Durante esses quase vinte anos de pesquisa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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17. Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda
A disseminação da computação tem gerado uma demanda por sistemas que sejam facilmente utilizados por seus usuários. Os sistemas de ajuda apresentam-se como uma forma de prover auxílio aos usuários em momentos de dúvidas. Entretanto, com o passar dos tempos e a evolução da computação, tem-se observado um desuso destes sistemas. Observou-se, então
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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18. Reduction of energy consumption in MPSOCS through a dynamic frequency scaling technique
MPSoCs baseados em NoC têm sido empregados em sistemas embarcados devido ao seu alto desempenho, atingido através do uso de múltiplos elementos de processamento (PEs). Entretanto, a especificação da funcionalidade, agregada a especificação de requisitos de consumo de energia em aplicações móveis, pode comprometer o processo de projeto em termos de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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19. Evaluation of system-level impacts of a persistent main memory architecture
Por cerca de 30 anos, os sistemas de memória computacional têm sido essencialmente os mesmos: tecnologias de memória volátil de alta velocidade como SRAM e DRAM utilizadas para caches e memória principal; discos magnéticos para armazenamento persistente; e memória flash, persistente e de baixa velocidade, para armazenamento com características de bai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/03/2012
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20. Padrões de pulsos e computação em redes neurais com dinâmica. / Spike patterns and computation in dynamical neural networks.
O processamento de sinais feito pelos sistemas neurais biológicos é altamente eficiente e complexo, por isso desperta grande atenção de pesquisa. Basicamente, todo o processamento de sinais funciona com base em redes de neurônios que emitem e recebem pulsos. Portanto, de forma geral, os estímulos recebidos do sistema sensorial por uma rede neural biol�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/03/2012
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21. Simulação baseada em atores como ferramenta de ensino de organização e arquitetura de computadores
A informática educativa se faz cada vez mais presente nas atividades pedagógicas. Nesta nova realidade, várias aplicações visam facilitar a construção do conhecimento por parte dos professores em relação aos alunos através de métodos dinâmicos, expondo aulas para múltiplos ramos sem haver grande esforço ou repetições desnecessárias. Na área
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2012
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22. Uma Arquitetura para Programação Visual de Ambientes baseados em Realidade Virtual para Profissionais da Saúde
A complexidade envolvida no processo de geração de aplicações médicas baseadas em Realidade Virtual (RV) exige, em sua maioria, um conhecimento específico em programação para manipular estes sistemas computacionais. Um estudo realizado neste trabalho observou que a maioria dos frameworks que geram aplicações baseadas em RV não possui interface de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2012
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23. Abordagens baseadas em autômatos celulares síncronos para o escalonamento estático de tarefas em multiprocessadores
O problema de escalonamento estático de tarefas computacionais (PEET) em uma arquitetura multiprocessada consiste em alocar tarefas que compõem um programa paralelo entre os nós de uma arquitetura com múltiplos processadores. Uma solução ótima de uma instância do PEET é tal que as restrições de precedência entre as tarefas sejam atendidas e o tem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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24. Utilização de técnicas de realidade virtual na simulação de próteses de mão / On the use of virtual reality techniques in hand prosthesis simulation
Nos últimos anos, sistemas de treinamento assistido por computador tem sido amplamente estudados no campo da reabilitação humana. Uma das tecnologias de maior impacto nesta classe de sistemas é a Realidade Virtual. Quando aplicada à saúde humana, a Realidade Virtual se apresenta como uma ferramenta adequada à simulação de ambientes de treinamento se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/02/2012