Arnold Schoenberg
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1. Do ato da criação ao ato revolucionário: o caso Schoenberg
A recepção das obras de Arnold Schoenberg em Viena, antes da Primeira Guerra Mundial, foi impressionante. Os escândalos se sucedem e a música atonal do compositor de vanguarda vem perturbar a sensibilidade moral, estética e política de seu tempo e sua cultura. Ao transgredir as leis da música tonal, Schoenberg transgride a lei no sentido político do
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2021-06
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2. O mistério da criação iluminado pelo compositor Arnold Schoenberg (1874-1951)
O compositor Arnold Schoenberg nos ensina sobre o que o levou a renovar as leis da composição musical de seu tempo, apesar dos insultos e críticas recebidos. A partir dos escritos que nos deixou é possível notar um vazio essencial em sua música que ele sustenta, sem preenchê-lo. O caminho que traça até a invenção de seu sistema atonal, segue uma t
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2020-03
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3. Tubulopatia proximal e podocitopatia de cadeias leves cristalinas: relato de caso
O compositor Arnold Schoenberg nos ensina sobre o que o levou a renovar as leis da composição musical de seu tempo, apesar dos insultos e críticas recebidos. A partir dos escritos que nos deixou é possível notar um vazio essencial em sua música que ele sustenta, sem preenchê-lo. O caminho que traça até a invenção de seu sistema atonal, segue uma t
Braz. J. Nephrol.. Publicado em: 2020-03
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4. Schoenberg/Boulez: ideia/sistema
Resumo: Dois textos principais orientam o presente estudo: A música nova, a música demodée, o estilo e a ideia, escrito por Arnold SCHOENBERG (1977b) em 1946, e O sistema e a ideia, escrito por Pierre BOULEZ (1986) em 1986. Inicialmente é trabalhado o conceito de 'ideia musical' em diversos textos de Schoenberg. O conceito é então confrontado com uma a
Per musi. Publicado em: 2016-04
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5. Análise derivativa e a música serial: O tema das Variações para Orquestra op.31 de Schoenberg
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal investigar as relações de derivação entre os elementos componentes do tema das Variações para Orquestra op.31 de Arnold Schoenberg) e sua fonte de material básico, ou Grundgestalt, conceito teórico elaborado pelo próprio compositor. A partir de uma revisão bibliográfica considerando as origens e moti
Per musi. Publicado em: 2016-04
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6. Variação Progressiva de Schoenberg em Hermeto Pascoal: análise e realização de duas lead sheets do Calendário do som
Terceira parte de estudo relacionando Arnold Schoenberg e Hermeto Pascoal em relação à harmonia tonal. Aqui adaptamos e aplicamos os conceitos de Forma e Variação Progressiva de SCHOENBERG (1994, 2006), juntamente com outros conceitos (SCHOENBERG,1984, 1993, 1999, 2001, 2004) abordados em artigo anterior (ARAÚJO e BORÉM, 2013, às p.35-69 desse númer
Per musi. Publicado em: 2013-12
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7. A Harmonia tonal de Schoenberg: uma proposta para a análise, realização e composição de lead sheets
As metodologias tradicionais do ensino de harmonia no jazz e outras músicas populares geralmente visam fornecer recursos para uma prática de improvisação, cuja abordagem é apenas homofônica. Propomos uma revisão e adaptação da teoria de harmonia tonal de SCHOENBERG (1999, 2004) como ferramenta de análise, realização e composição, a partir da le
Per musi. Publicado em: 2013-12
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8. O expressionismo de Erwartung diante do problema do fetichismo musical
O monodrama Erwartung, de Arnold Schoenberg, foi caracterizado por um lado como síntese do expressionismo e, por outro, como uma composição não definível por meio de categorias formais. Esta convergência entre expressão e negação da forma, apontada por Carl Dahlhaus, é o ponto de partida deste texto, cujo objetivo é sustentar, mais do que uma simp
Per musi. Publicado em: 2013-06
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9. Simbologia e hereditariedade na formação de uma Grundgestalt: a primeira das Quatro Canções Op.2 de Berg
Integrando um amplo projeto de pesquisa que visa elaborar uma metodologia analítica específica para os procedimentos de variação progressiva, o presente estudo examina a possibilidade de existência de, por assim dizer, transmissão hereditária (extraopus) na construção da ideia primordial (ou Grundgestalt) de uma peça musical. Para isso, é analisad
Per musi. Publicado em: 2013-06
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10. Entre Campos: a música de invenção na poética de Augusto de Campos
Quer-se com este trabalho estudar a importância da música de vanguarda do século XX na obra de Augusto de Campos. Para tanto, será necessário investigar como ela é apresentada nos textos críticos musicais, reunidos no livro Música de Invenção (1998), e, principalmente, analisar como o poeta se apropria de técnicas composicionais dos inventors para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2010
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11. A conclusão cromática em obras de Arnold Schoenberg e Cláudio Santoro / A conclusão cromática em obras de Arnold Schoenberg e Cláudio Santoro
O projeto pretende demonstrar que em obras do primeiro período composicional de Cláudio Santoro ocorre uma mistura de escrita estritamente serial e passagens organizadas contextualmente e livremente estruturadas. Pretende-se esclarecer tal atribuição,principalmente, por meio dos conceitos de conclusão cromática, série e agregado. A base para o present
Publicado em: 2010
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12. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição / The sonata form in three works: dialogs of the new music of Berg, Schoenberg and Santoro with the musical tradition.
Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a Sonata 1942 de Cláudio Santoro. Em comum estas obras apresentam seu plano estrutural de forma sonata resultante de procedimentos composic
Publicado em: 2010