Aprendizagem Por Reforao
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. Matematica e deficiencia visual / Mathematic and blind pupils
O presente estudo trata da aprendizagem dos conceitos de triÃngulos, quadrilÃteros e simetria por alunos cegos congÃnitos, incluÃdos em escolas regulares. Refere-se, portanto, a formaÃÃo de conceitos geomÃtricos por sujeitos cegos, processo diferente daquele vivenciado por alunos videntes, jà que os primeiros nÃo veem as imagens que representam as f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/07/2010
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2. A gestÃo para a inclusÃo: uma pesquisa-aÃÃo colaborativa no meio escolar / The Management for the Inclusion: a Pesquisa-aÃÃo colaborativa in the half pertaining to school
As demandas educacionais atuais apontam para a necessidade de mudanÃas na escola para o atendimento aos alunos, levando em conta suas singularidades e necessidades individuais. Para essas mudanÃas, o papel do diretor à identificado como fundamental na constituiÃÃo de escolas inclusivas requerendo novas habilidades, conhecimentos e formaÃÃo que atenda
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/01/2009
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3. LS-DRAUGHTS â um sistema de aprendizagem de jogos de Damas baseado em algoritmos genÃticos, redes neurais e diferenÃas temporais
O objetivo deste trabalho à propor um Sistema de Aprendizagem de Damas, LS-DRAUGHTS, que visa, por meio da tÃcnica dos Algoritmos GenÃticos (Ags), gerar, automaticamente, um conjunto de caracterÃsticas mÃnimas necessÃrias e essenciais de um jogo de Damas, de forma a otimizar o treino de um agente jogador que aprende a jogar Damas. A aprendizagem deste
Publicado em: 2007
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4. Escrita e letramento com alunos AvÃ-Guarani: aulas de reforÃo
Este trabalho procurou verificar como ocorre o ensino da escrita em lÃngua portuguesa atravÃs de eventos de letramento em aulas de reforÃo com um grupo de alunos indÃgenas AvÃ- Guarani. Diante disso, a presente pesquisa estarà mostrando a experiÃncia da professorapesquisadora com o trabalho de reforÃo escolar para um grupo de estudantes da segunda s�
Publicado em: 2007
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5. Planejamento online para robà mÃvel baseado em amostragem esparsa e macro-operadores.
Modelos baseados na teoria de Processos DecisÃrios de Markov (PDM) tÃm sido propostos para situaÃÃes realistas a serem enfrentadas por robÃs mÃveis aplicados a tarefas que envolvem navegaÃÃo (vigilÃncia, distribuiÃÃo de mensagens, etc.). Entretanto, um aspecto crÃtico em problemas reais à a enorme dimensÃo do espaÃo de estados. Como praticamen
Publicado em: 2007
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6. Design interativo de agentes inteligentes de interface para software educativo de MatemÃtica
A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades do uso do computador demonstram sua utilidade no processo de ensino e aprendizagem (Valente 1993). Embora seja notÃrio que mÃquinas como o computador representam avanÃo tecnolÃgico e que existe, nele, um grande potencial como mÃquina de ensinar. Isso nÃo determina que o seu uso ofereÃa
Publicado em: 2006
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7. Balanceamento dinÃmico de jogos: uma abordagem baseada em aprendizagem por reforÃo / Dynamic balancing of games: a boarding based on learning for reinforcement
The entertaining value of digital games depends on issues like graphical interface, story, and gameplay. One of the elements that affect gameplay is the challenge faced by the user, which is defined by game balancing. Balance means to provide adequate challenges, avoiding the extremes of getting the player bored with trivial tasks or becoming frustrated with
Publicado em: 2006
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8. Patrulha Multi-Agente com Aprendizagem por ReforÃo / Patrol Multi-Agente with Learning for Reinforcement
A tarefa de patrulha pode ser encontrada em diferentes domÃnios, desde administraÃÃo de redes de computadores a simulaÃÃes de jogos de guerra. Esta à uma tarefa multi-agente complexa, que requer que os agentes participantes coordenem as suas tomadas de decisÃo de modo a obter um bom desempenho para o grupo como um todo. Neste trabalho, à mostrado de
Publicado em: 2005
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9. Module-based learning in autonomous mobile robots.
A informaÃÃo disponÃvel para robÃs em tarefas reais encontra-se amplamente distribuÃda tanto no espaÃo quanto no tempo, fazendo com que o agente busque informaÃÃes relevantes. Neste trabalho, uma soluÃÃo que usa conhecimento qualitativo e quantitativo da tarefa à implementada a fim de permitir que tarefas robÃticas reais sejam tratÃveis por algo
Publicado em: 2005
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10. Aprendizado autÃnomo aplicado a soluÃÃo de conflitos em gerenciamento de trÃfego aÃreo.
Modelos hÃbridos sÃo uma poderosa abstraÃÃo utilizada para representar sistemas hÃbridos, que consistem de uma combinaÃÃo de sistemas com dinÃmica contÃnua e discreta. A natureza hÃbrida de um sistema pode ser resultante da atuaÃÃo de um controle discreto sobre uma unidade de produÃÃo de natureza contÃnua ou da dinÃmica da unidade em si. Um s
Publicado em: 2004
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11. UtilizaÃÃo de aprendizado por reforÃo para modelagem autÃnoma do aprendiz em sistemas tutores inteligentes.
Este trabalho apresenta um novo modelo de mÃdulo de diagnÃstico para ser incluÃdo na arquitetura tradicional de Sistemas de Tutores Inteligentes. Neste mÃdulo, sÃo aplicadas tÃcnicas de Aprendizado por ReforÃo (algoritmo Q-Learning), o que possibilita modelar autonomamente o aprendiz. Um valor de utilidade à calculado baseado em uma tabela de pares e
Publicado em: 2003
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12. UtilizaÃÃo de opÃÃes para o controle autÃnomo de robÃs mÃveis.
Em aplicaÃÃes de Aprendizagem por ReforÃo tais como a navegaÃÃo de robÃs autÃnomos, o uso de opÃÃes (macro-operadores) no lugar de aÃÃes de baixo nÃvel tem sido considerado como um meio para produzir convergÃncia mais rÃpida e uma exploraÃÃo mais significativa do espaÃo de estados.Esta dissertaÃÃo apresenta um estudo sobre a utilizaÃÃo d
Publicado em: 2002