Aprendizado Por Computador
Mostrando 1-12 de 120 artigos, teses e dissertações.
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1. Diferenciação de esclerose múltipla recorrente-remitente e progressiva secundária: um estudo de ressonância magnética com espectroscopia baseado em aprendizado de máquina
RESUMO Introdução: A ressonância magnética é a ferramenta mais importante para o diagnóstico e acompanhamento na EM. A transição da EM recorrente-remitente (EMRR) para a EM progressiva secundária (EMPS) é clinicamente difícil e seria importante desenvolver a proposta apresentada neste estudo a fim de contribuir com o processo. Objetivo: o obje
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2020-12
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2. DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DIGITAL EDUCACIONAL SOBRE MONITORAÇÃO DA PRESSÃO INTRACRANIANA MINIMAMENTE INVASIVA
RESUMO Objetivo: desenvolver uma tecnologia digital educacional sobre um método novo para monitorar a pressão intracraniana para enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. Método: estudo descritivo, do tipo pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica. Para a construção da tecnologia digital educacional, adotou-se o Planejamento de Ativida
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 08/01/2018
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3. Simulação por computador e em laboratório no ensino em enfermagem neonatal: as inovações e o impacto na aprendizagem
RESUMO Objetivos: avaliar a aprendizagem cognitiva de estudantes de enfermagem na avaliação clínica neonatal a partir de um curso semipresencial com uso de simulação por computador e em laboratório; comparar a aprendizagem cognitiva dos estudantes em grupo controle e experimental ao testar a simulação em laboratório; e avaliar o curso semipresenci
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 10/10/2016
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4. Viagens em Troia com Freire:a tecnologia como um agente de emancipação
Resumo A rápida penetração de novas tecnologias na escola constitui uma oportunidade para a disseminação da filosofia de dois importantes teóricos da educação: Seymour Papert e Paulo Freire. As tecnologias digitais possibilitam formas diversas e inovadoras de trabalhar, expressar e construir. Essa adaptabilidade camaleônica da mídia computacional p
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2016-09
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5. O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
Foram analisadas relações entre uso do computador, motivação e desempenho em prova de conteúdos de matemática em estudantes do ensino fundamental. O delineamento foi quase experimental, com um grupo experimental e dois de controle. No pré-teste foram avaliados o conhecimento de conteúdos matemáticos e a motivação para vir à escola, por meio da Es
Psicol. Reflex. Crit.. Publicado em: 2013-12
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6. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção
O objetivo deste artigo é analisar a aprendizagem da atenção nas práticas de estudo dos estudantes de psicologia na contemporaneidade. Ao invés de apresentar as transformações em relação às práticas tradicionais em termos de déficit ou de falta, procuramos investigar algumas das novas formações subjetivas/cognitivas que vêm surgindo, sobretudo
Psicol. Soc.. Publicado em: 2013
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7. Saberes docentes pedagógicos computacionais e sua elaboração na prática / Teacher knowledge and providing a educational computing in practice.
A presente pesquisa está inserida no contexto de investigação da prática docente de professores de Ciências e Física e tem por objetivo verificar como os Artefatos Computacionais podem ajudar o professor no seu trabalho e, principalmente, como essa tecnologia pode auxiliá-lo a elaborar novos saberes sobre a docência. Para fundamentação do nosso est
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2012
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8. Revelando as características do nano-ambiente das interfaces entre proteinas / Characteristics of protein interface nano-environment revealed
Dentro do ambiente celular, há uma variedade de moléculas e a interação entre si regulam praticamente todos os processos necessários e essenciais para a manutenção da vida. Interações entre proteínas estão envolvidas no controle de vários processos intra e intercelulares, como regulação metabólica e da expressão gênica, reconhecimento antíg
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2012
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9. Melhoria da atratividade de faces em imagens = : Echancement of faces attractiveness in images / Echancement of faces attractiveness in images
O rosto desempenha um papel importante na comunicação e expressão de emoções. Por ser o cartão de visitas individual e caracterizar a primeira impressão de cada um, sua aparência e seu formato tornam-se alvo de diversos estudos. Um rosto mais atraente é capaz de capturar com maior facilidade não apenas a atenção de quem o observa, como também su
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2012
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10. O processo de autoria na cultura digital: a perspectiva dos licenciandos em matemática
Nesta pesquisa o tema central é o modo de produzir, isto é, o que, como produzir na cultura digital para trabalhar na educação. Procuramos estudar essa temática a partir da investigação e análise de um curso de licenciatura desenvolvido pela Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, por meio das produções realizadas pelos dis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2012
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11. Aprendizado semissupervisionado aplicado ao problema de valores ausentes
Valores ausentes constituem um problema relativamente comum em bases de dados, devido a isso existem vários métodos para estimá-los. Essa estimativa é denominada imputação de valores ausentes. Os métodos que usam o aprendizado de máquina para realizar a tarefa imputação, costuman ser supervisionados e somente utilizam os exemplos rotulados para ind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/05/2012
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12. Uma arquitetura híbrida aplicada em problemas de aprendizagem por reforço / A hybrid architecture to address reinforcement learning problems
With the evergrowing use of cognitive systems in various applications, it has been created a high expectation and a large demand for machines more and more autonomous, intelligent and creative in real world problem solving. In several cases, the challenges ask for high adaptive and learning capability. This work deals with the concepts of reinforcement learn
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/02/2012