Aprendizado Colaborativo
Mostrando 13-24 de 48 artigos, teses e dissertações.
-
13. Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais di
Publicado em: 2011
-
14. Cooperative learning in chemistry teaching: investigating a didactic activity elaborate on jigsaw format / Aprendizagem cooperativa no ensino de química: investigando uma atividade didática elaborada no formato jigsaw
Desde o início da década de setenta, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países europeus e na América do Norte, entretanto no Brasil são ainda escassas as pesquisas dedicadas à temática, especialmente no ensino d
Publicado em: 2011
-
15. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/06/2010
-
16. Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre / Collaborative distance teaching of electronics in synchronous and asynchronous environments using free software
Nesta pesquisa foi desenvolvida uma abordagem para o ensino remoto de eletrônica para nível médio. A abordagem, que previu experimentos colaborativos online em tempo real, foi testada com a realização de um curso piloto: Amplificadores Operacionais. O objetivo desta nova abordagem é diversificar a oferta de capacitação profissional em eletrônica, at
Publicado em: 2010
-
17. Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based / Development and assessment of a pen-based learning tool
Introducing new computational devices in an educational environment isn t only giving hardware and software to the peers. It s needed to identify the peers expectations and adequate them to the teaching methodology. The usage of computing in education can bring a great improvement in the students learning experience, but it s necessary to access these method
Publicado em: 2010
-
18. Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
Com o crescente número de usuários de sistemas redes sociais baseadas em Internet, cresce também a integração desses sistemas com diversos recursos de comunicação mediada por computador como serviços de comunicação instantânea e sistemas de bate-papo, vínculos hipertextuais para vídeos, arquivos de áudio e outros objetos que podem ser utilizado
Publicado em: 2010
-
19. Modelagem e aplicação de regras comportamentais em ambientes colaborativos, envolvendo agentes humanos e robóticos / Modeling and applying behavioral rules on collaborative environments, involving human and robotic agents
Historicamente, o termo robô teve sua origem associada à forma humana e também ao seu comportamento. O ser humano desenvolveu, ao longo de seu processo evolutivo, capacidades mentais superiores como a memória, a linguagem, a vontade, entre outras. Tais faculdades permitem-lhe comparar informações obtidas do ambiente e de seus semelhantes com suas recor
Publicado em: 2010
-
20. Desenvolvimento de um recurso didático multimídia para o ensino de higiene brônquica
As novas tecnologias da informação têm sido amplamente utilizadas no ensino em saúde. No entanto, não há descrição na literatura do desenvolvimento de recurso multimídia para o ensino de fisioterapia respiratória. O objetivo deste trabalho foi desenvolver material didático multimídia para o ensino de manobras de higiene brônquica (MHB) disponibi
Fisioterapia e Pesquisa. Publicado em: 2009-03
-
21. Tool for support to active learning using pen-based devices / Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
Atualmente existe uma tendência cada vez maior para a inclusão de dispositivos computacionais em sala de aula, disponibilizados com o intuito de melhorar o aprendizado e as práticas de ensino. Entretanto, o uso desses dispositivos não deve ser feito de forma indiscriminada, devendo ser, ao contrário, fundamentado em práticas e modelos educacionais prev
Publicado em: 2009
-
22. Definição de um modelo de sistema de aprendizagem colaborativa apoiado por computador com enfase em trabalho em equipe / Definition of a computer supported collaborative learning system model focused on teamwork
Despite the growing use and importance of work teams, about 50% of all workplace team initiatives fail because the employees are not prepared to work collaboratively. This indicates that not only the technical skills, but the social ones should be learned at school. None of the existing Learning Management Systems evaluated, presented tools to foster collabo
Publicado em: 2009
-
23. Aprendizado colaborativo em matemática com uso da webquest: um estudo de caso.
Trata-se de um estudo de caso, que tem como objetivo avaliar potencialidades do uso de novas tecnologias no ensino colaborativo de Matemática na educação básica com o uso da ferramenta WebQuest. A fundamentação teórica baseou-se na teoria sócio-histórica de Levi Vigotski. Os sujeitos envolvidos neste estudo de caso são doze alunos do ensino fundame
Publicado em: 2009
-
24. Uso de senso comum no apoio a jogos narrativos para crianças em idade escolar
Neste trabalho é descrito como o conhecimento de senso comum pode apoiar na criação e condução de histórias em jogos do tipo narrativo. Para verificar a viabilidade do uso de senso comum foi desenvolvido um jogo narrativo Web, chamado Contexteller, que tem como objetivo permitir ao educador ensinar aos alunos algumas habilidades que fazem parte do proc
Publicado em: 2009