Antropologia Visual
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13. Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios / Vestiges of the sacred: an ethnography of forms and silences
This study is an ethnography regarding sacred forms. Our empirical field was the city of Juazeiro do Norte, which is located in the south of Ceará, one of the biggest centers of popular pilgrimage in Brazil, emphasizing the old path that leads to the statue of Padre Cícero called Ladeira do Horto. By means of a theoretical cooperation between the fields of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2012
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14. (Re)apresentações do outro : travestilidades e estética fotográfica / (Re) presentations otherness : photo aesthetics and travestite experience
Esta tese teve como objetivo explorar o potencial das imagens fotográficas para representar universos que, por sua fluidez, não se deixam capturar com facilidade pela escrita. Partindo da experiência pioneira de Margareth Mead e Gregory Bateson, esta fotoetnografia centrou-se na realidade das travestis brasileiras que pressionam as fronteiras do gênero e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/08/2012
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15. Engordurando o Mundo: o corpo de Fernanda Magalhães e as poéticas da transgressão / Fattening the world: Fernanda Magalhãesbodies and the Poetics of Transgression
Esta pesquisa visa analisar as obras da artista visual paranaense Fernanda Magalhães (1962-) que tencionam os limites e potencialidades de representações do corpo na arte, em especial corpos volumosos. A série de trabalhos A representação da mulher gorda nua na fotografia é enfatizada com o objetivo de discutir e problematizar as visualidades e os pad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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16. Film as shared ethnography: in the field, in the editing suite, on the air
Analisamos neste artigo um projeto de realização etnográfica de produtos audiovisuais e hipermidiáticos iniciado em 2009, com o Mapa das Artes de Cidade Tiradentes, e concluído em 2011, com o lançamento do filme A arte e a rua. O projeto teve como pressuposto o conceito de Jean Rouch de antropologia compartilhada, mas possui suas especificidades, uma v
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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17. Film and Ritual: epistemological dialogs between filmic anthropology and anthropological practice
O presente artigo trata sobre o diálogo de alguns procedimentos e métodos da antropologia fílmica na prática antropológica, notadamente em relação ao rito, o qual a imagem animada apreende de maneira mais direta e fluída. Para isso tomarei como base empírica o ritual de reprodução e preservação do gado em um povoado camponês dos Andes peruanos
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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18. Cine-weapon: The poiesis of filming and fishing
O presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica, mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu (Arapaima gigas) com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fu
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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19. Afro-Brazilian religions and audiovisual narratives in Amazonia: research tools
Este texto discute a utilização de recursos audiovisuais como o cinema e o vídeo por afrorreligiosos em dois contextos etnográficos na Amazônia, as cidades de Cururupu e Belém. Em Cururupu, a produção de vídeos amadores encomendados em uma loja de filmagem local seve como fonte de autorreconhecimento e possibilita a discussão e a vivência contínu
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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20. Estrada, paisagem e capim : fotografias e relatos no Jalapão / Road, landscape and grass : photographs and reports in Jalapão
Estrada, Paisagem e Capim - Fotografias e Relatos no Jalapão é uma pesquisa em Poética Visual constituída por viagens - como deslocamento e experiência estética - ao cerrado jalapoeiro, no interior do Estado do Tocantins. A fotografia digital e as anotações se constituem como expressão e desenvolvimento do percurso processual do trabalho realizado.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
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21. A REVITALIZAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DE PINHAL GRANDE - RS / THE REVITALIZATION OF THE MUNICIPAL MUSEUM OF PINHAL GRANDE - RS
Este trabalho almeja apresentar os resultados da pesquisa que foi realizada no Museu Histórico Municipal de Pinhal Grande para a produção da dissertação do Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria. A proposta do projeto A Revitalização do Museu Histórico Municipal de Pinhal Grande - RS surgiu na estim
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
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22. Eu já me tornei imagem: a relação do vídeo e a fotografia com o xamanismo, canibalismo e feitiçaria
Este trabalho é uma etnografia da licenciatura intercultural indígena da UFG, curso que visa fornecer uma formação superior aos professores e professoras indígenas que já atuam como tais em suas aldeias. O seu principal foco foi a produção de um vídeo e uma série de fotografias em conjunto com professores indígenas, e a partir dessa experiência r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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23. Eu já me tornei imagem: a relação do vídeo e a fotografia com o xamanismo, canibalismo e feitiçaria
Este trabalho é uma etnografia da licenciatura intercultural indígena da UFG, curso que visa fornecer uma formação superior aos professores e professoras indígenas que já atuam como tais em suas aldeias. O seu principal foco foi a produção de um vídeo e uma série de fotografias em conjunto com professores indígenas, e a partir dessa experiência r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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24. Artes indígenas no Brasil: trajetória de contatos: história de representaçőes e reconhecimentos
The indigenous arts in Brazil have always been an object of interest since the colonial period when the objects produced by the indians, and in some cases the indians themselves, were taken to the Cabinets of Curiosities in Europe, seen as exotic. In visual arts, indigenous culture was represented at first with surprise and value judgments, then with the sci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2011