Animacao Cinematografia
Mostrando 13-21 de 21 artigos, teses e dissertações.
-
13. Pré-visualização de animação tridimensional digital
A pesquisa sobre pré-visualização pretende destacar a necessidade do planejamento para a animação em terceira dimensão digital. Buscou-se reunir estes planejamentos de modo a facilitar para os profissionais, estudantes, amadores e curiosos desta arte, as atividades que tornam o processo de animação 3D mais eficiente no tocante a conseguir resultados
Publicado em: 2007
-
14. Animação e hipermídia: Trajetória da luz e sombra aos recursos midiáticos
Esta pesquisa centra-se no estudo do cinema de animação e suas relações com a hipermídia. Para isso, elaborou-se um detalhado inventário da animação, situando-a desde as formas elementares as imagens por sombras -, a fotografia, a imagem em movimento e a animação na contemporaneidade, com destaque para novos aportes de linguagem, frente ao recurso
Publicado em: 2007
-
15. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação
Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desd
Publicado em: 2007
-
16. Estratégias digitais para o cinema de animação independente
A presente dissertação é fruto de dois anos de pesquisa que exploraram as atuais possibilidades do cinema de animação dentro do âmbito da tecnologia digital e do uso de computadores pessoais na produção de filmes de animação. As informações aqui contidas se apresentam tanto em forma de manual prático quanto em forma de análises e questionamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2005
-
17. Cinema e magia:efeitos especiais- de Méliés a Fantasia 2000
O trabalho de pesquisa investiga três períodos da história do cinema, a saber, cinema dos primórdios, cinema comercial da contemporaneidade e cinema de animação, tendo como denominador comum os efeitos especiais presentes na produção dos mesmos. Dessa forma, a partir desse elemento comum, examinam-se as articulações existentes entre esses três mom
Publicado em: 2005
-
18. Por uma poética do cinema de animação / For a poetic of cinema animation
A proposta dessa pesquisa é estudar os fenômenos poéticos oriundos da linguagem articulada pela cinematografia de animação, ou seja, estudar os processos de significação que subjazem ao modo poético de expressão. Para tanto, selecionamos quatro filmes de animação, de curta-metragem, originalmente projetados para serem veiculados no cinema mas disp
Publicado em: 2005
-
19. Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial
The present study aims to shed light upon the methodological process involved in the making of animated features. Regardless of its reproduction format and media, the animation process comprises a sequence of fixed procedures which must be reflected upon by animators and directors alike so that they may, given budgetary limitations, oversee the projects tech
Publicado em: 2005
-
20. Recursos de linguagem na animação: a enunciação cinematográfica construida a partir das transformações da figuratividade quadro a quadro / Resources of animation language: the cinematographic enunciation constructed on frame by frame figurativeness transformation
Definition of issue and objectives: This work aims to identify and review some of the resources of animation movies, determined by its specific production processes with several subjects, frame by frame, that recognises it as a special form of cinematographic language. Which are the specificities of cinematographic enunciation that are intrinsic to the frame
Publicado em: 2005
-
21. Evolução tecnica e expressão artistica : a emergencia da computação grafica e a condição do artista como individuo criador
Neste trabalho fazemos uma abordagem da relação entre técnica e arte em vista das repercussões, no âmbito da criação artística visual, ocasionadas pelo advento da computação gráfica. Procuramos saber de que maneira o computador afeta o trabalho de artistas visuais e se os seus conhecimentos tradicionais continuam válidos no ambiente digital. Muit
Publicado em: 2000