Ancient Philosophy
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13. Diferenças e semelhanças entre os conceitos de felicidade em Epicuro e Sêneca / Differences and similitutes between the concepts of happiness in Epicurus and Seneca
Inicialmente o propósito do trabalho era apenas definir e comparar os conceitos de felicidade para dois autores dos período helenístico, distantes no tempo e afastados por um universo cultural: o grego Epicuro e o romano Sêneca. Mas a hipótese inaugural da tese exigiu que se fosse além, primeiro operando com um conceito encontrado no inverso ou negativ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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14. O direito constitutivo: um resgate greco-clássico do Nóminon Éthos como Eutaksía Nómini e Dikastikí Áskisis. / The constitutiv law: a ransom of classical-greek of Nóminon Ethos as Eutaksía Nómini and Dikastiki
A pesquisa pretendeu encontrar na experiência jurídica grega dos séc. VI a IV a.C. um novo modal normativo, para além dos clássicos permitido, proibido, facultado, cujo conteúdo se emoldurasse num caráter constitutivo. A partir dos estudos do direito grego desenvolvidos desde o final do séc. XIX, especialmente daqueles trabalhados pelos atuais schola
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/11/2011
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15. O conhecimento científico nos Segundos Analíticos de Aristóteles : causa e necessidade na demonstração / Scientific knowledge in Aristotle s : posterior analytics cause and necessity in the demonstration
De acordo com Aristóteles, conhecemos algo cientificamente quando apreendemos a causa pela qual essa coisa é e apreendemos, também, certa relação necessária entre aquilo que pretendemos conhecer e o que descobrimos ser a causa adequada que explica por que tal fato é o caso. Além disso, o filósofo identifica o conhecimento científico com a posse de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
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16. Fra tradizione e innovazione: la "storia dei filosofi" in età antica, medievale e moderna
In this essay, the gradual transition from ancient "history of the philosophers" to modern "history of philosophy" is presented according to its essential steps and in the light of the dialectic between tradition and innovation that characterizes any philosophical dialogue considered in a diachronic sense. At the same time, however, the essay raises the ques
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2011
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17. Poéticas do instante : fotografia, docência e educação infantil
This research is inscribed in the scenery of the ongoing formation of teachers from the childlike education. The proposition consists of an aesthetic formation group constituted by educators of a childlike school of Porto Alegre (Rio Grande do Sul), the objective of which was that of creating a space of experimentation from practices of photographing and of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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18. A transgressão de Melisso: o tema do não-ser no eleatismo / Melissustransgression: the theme of non-being in eleaticism
Os historiadores da filosofia parecem quase todos de acordo ao atribuir a Parmênides o início da reflexão a respeito do ser. Mas no Poema encontramos também um discurso a respeito do não-ser. A deusa, a voz de Parmênides, diz que o caminho do não-ser é caminho impercorrível e que ademais, o não-ser não pode nem ser dito e nem ser pensado como orig
Publicado em: 2010
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19. Sobre o duplo como categoria mental na Grécia Antiga
The research aims to recollect and study the term eidolon and its releated oneiros, skia, and phasma, such as comprehend the phenomenons that signifies, in the ambit of the ancient Greeks texts, placed between the period known as archaic and the time of tragedies, by selected passages of Homer, Hesiod, Aeschylus, Sophocles and Euripide. The task is to study
Publicado em: 2010
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20. La libertad civil como condición de posibilidad de la autonomía moral: sobre la aportación de Freud al planteamiento práctico de Kant
It is usual to read Freud as a critic of Enlightenment, specialy of the kantian way of thinking moral autonomy. However, all Freud did was discover in human nature a great difficulty that enlightenes philosophy just cannot ignore. This difficulty, which directly affects conceptions about the age of majority, refers to certain heteronomy mechanisms which main
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2010
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21. Pólis and Politeía in Aristotle : study on the citizenship of ethics on Politics / Pólis e Politeía em Aristóteles : estudo sobre a ética da cidadania na Política
A pólis é uma comunidade política ordenada por uma politeía tendo em vista o bem viver para os seus politai. É na estreita relação entre pólis e politeía que se define a cidadania, enquanto direito de cidade e atividade própria do polítes. É a cidade (pólis), por meio dos seus cidadãos (politai), que escolhe a melhor constituição (politeía),
Publicado em: 2010
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22. A verdade como correção e Alétheia uma reconstrução do problema da verdade em Heidegger.
The present dissertation intends to favor a significant contribution to the clear comprehension of the matter of truth from Heidegger, in such a way it surpasses the problematic raised by his thought, having, however, as principle focus, a reconstruction or re-reading of Heidegger investigations before the tradition, History of Philosophy, and show the metap
Publicado em: 2009
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23. Reason and preception in Platos Theaetetus / Razão e sensação no Teeteto de Platão
Neste trabalho argumento que o Teeteto é um diálogo sobre a relação entre o conceito de razão, entendido como uma potência específica da alma, e a sensação, compreendida como um processo inconsciente do corpo. No primeiro capítulo examino a análise platônica da epistemologia protagoreana. Tento mostrar que nesta seção Platão não está argumen
Publicado em: 2009
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24. A emergência e a insurgência da pessoa humana na história: ensaio sobre a construção do conceito de "dignidade humana" no personalismo de Emmanuel Mounier / The insurgency and emergence of the individual in history: essay on the construction of the concept of "human dignity" in the personalism of Emmanuel Mounier
The personalism of Emmanuel Mounier isnt a philosophy of the subject, or one of its expressions as a philosophy of the I or a philosophy of consciousness; or a philosophy of the death of the subject; or even a philosophy of the object. The personalism of Emmanuel Mounier is a philosophy of connection. When He elects as a fundamental intuition of originary ex
Publicado em: 2009