Ambientes Virtuais De Ensino Aprendizagem
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25. PRODUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO NA WEB 2.0: descrição e análise das plataformas zoho, google e sloodle e seus potenciais pedagógicos. / PRODUCTION COLLECTIVE KNOWLEDGE OF WEB 2.0: description and analysis of the platforms zoho, google and sloodle and their educational potential.
O uso das Tecnologias Digitais na Educação se apresenta como condição indispensável na era atual, já que por meio destas pode-se obter um aprendizado dinâmico, coletivo e participativo. O presente trabalho objetivou investigar as plataformas virtuais da Web 2.0 com vistas a promover a aprendizagem colaborativa e apresentá-las como lócus de construç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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26. Estratégias interativas docentes em fóruns de discussão do ensino a distância: uma abordagem enunciativa
Um dos grandes desafios para o desenvolvimento de diálogos nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) da Educação a Distância é a separação espacial e temporal dos sujeitos inseridos nesta modalidade de ensino. Entre as ferramentas presentes na plataforma Moodle, o AVA utilizado pelos Cursos oferecidos pela UFPB Virtual, o Fórum de discussão desta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/02/2012
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27. Plurilinguismo em ambientes virtuais de aprendizagem : potencialidades, entraves, desdobramentos, perspectivas / Multilingualism in virtual environments learning : potential, barriers, developments, prospects
Nesta tese apresento e discuto os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo objetivo foi proceder à análise de práticas de intercompreensão (IC) e de ensino de Língua Estrangeira (LE) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), procurando apontar algumas as implicações do uso desses meios em contexto de globalização. Busquei, em um p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2012
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28. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática a distância: aspectos importantes do uso do Role Playing Game como procedimento metodológico de pesquisa
Este artigo evidencia aspectos do Role Playing Game (RPG), jogo de representação de personagens, que o tornam um importante procedimento de investigação em termos de Pesquisa Qualitativa em Educação (no caso, Educação Matemática) a Distância. Esse jogo foi adotado em uma pesquisa (ROSA, 2008) que estudou as relações estabelecidas entre a constru�
Educ. rev.. Publicado em: 2012-09
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29. Presença plus : modelo de identificação de presença social em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem
Este trabalho de tese apresenta o Modelo Presença Plus (PPlus) para identificação de pistas textuais denotadoras de presença social em interações discursivas feitas por alunos em fóruns e chats educacionais. O grau de presença social (PS) é um indicativo de como os sujeitos interagem entre si e com o ambiente de aprendizagem; sendo considerado, na l
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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30. Percursos de leitura em FLE a distância
Esta pesquisa propõe uma análise do uso de ferramentas digitais, em especial do mapa mental, através de uma abordagem sócio-interacionista da leitura em FLE - Francês como língua estrangeira - como alternativa diferenciada de ensino- aprendizado. A partir deste preceito, foram discutidos aspectos do sócio-interacionismo, o conceito de letramentos e os
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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31. Vídeo digital : análise de sua aplicação como objeto de aprendizagem
O vídeo digital vem se inserindo gradativamente no contexto da educação presencial e a distância. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva analisar, dentre as propostas contempladas nos 15 editais propostos pela SEAD/UFRGS, e que cobrem o período de 2001 a 2011, aquelas que tenham este tipo de Objeto de Aprendizagem na sua concepção, bem como seus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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32. Ágora digital : o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem
A presente Tese de Doutorado investiga as relações entre a filosofia, a partir dos conceitos de cuidado de si e de diálogo e os processos de educação a distância. Incide sobre as relações estabelecidas entre tutor e aluno, na perspectiva pragmática de um renovado agente pedagógico no ambiente virtual: o diálogo orientado pelo cuidado de si. Normat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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33. Metodologia para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual adaptativos / A methodology for development of adaptive virtual reality environments
A Realidade Virtual (RV) em sua natureza tem como fator motivante realçar a interação e propiciar a evolução dos Ambientes Virtuais (AV), bem como estabelecer e expressar o diálogo entre os usuários de forma atrativa, nas mais diversas ambiências informacionais. Sendo considerada como a interface mais avançada e interativa, na qual possibilita apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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34. Protocolo para avaliação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem em instituições de ensino superior / Protocol for evaluating the use of Virtual Learning Environments in Higher Education Institutions.
A educação superior no Brasil exige que as instituições de ensino procurem melhorar suas práticas educacionais, com o objetivo de aumentar a qualidade de seus cursos. Neste trabalho foi desenvolvido um protocolo para avaliação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Instituições de Ensino Superior, com base em uma pesquisa sobre a utilizaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2011
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35. Arquiteturas Cognitivas construídas no Curso de Administração a distância - Projeto UAB/Banco do Brasil
A EaD está provocando um grande impacto na democratização do Ensino Superior e no modelo de Universidade, pois amplia as possibilidades de acesso ao Ensino Superior. O perfil dos sujeitos envolvidos nesta modalidade de ensino-aprendizagem é outro e a interação ocorre agora por meio das tecnologias digitais. Outra constatação diz respeito às funçõe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2011
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36. ConstruÃÃes geomÃtricas no ambiente virtual de ensino TeleMeios com mediaÃÃo na Sequencia Fedathi. / Geometric Constructions in the Virtual Teaching Environment â TeleMeios with mediation in the Fedathi Sequence.
Neste trabalho avaliei as potencialidades de um Ambiente Virtual de Ensino â Telemeios no desenvolvimento de um curso a distÃncia de ConstruÃÃes GeomÃtricas com rÃgua e compasso com o professor exercendo sua funÃÃo mediadora seguindo as orientaÃÃes da SequÃncia Feda-thi. O conteÃdo de ConstruÃÃes GeomÃtricas, apesar de sua importÃncia, tem si
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/09/2011