Ambiente Imersivo
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1. Applicability of an immersive virtual reality system for assessing route learning in older adults
RESUMO. Orientação espacial é a capacidade de encontrar um caminho em um ambiente, seguir rotas familiares, reconhecer lugares e aprender novas rotas. A desorientação espacial é um dos primeiros sintomas da doença de Alzheimer, e a avaliação cognitiva tradicional carece de validade ecológica. Diante disso, novos métodos de avaliação são necess�
Dementia & Neuropsychologia. Publicado em: 2022
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2. Arquitetura modular para ambientes virtuais de ensino de automação com suporte à realidade mista e colaboração
Este trabalho apresentará estudos referentes a uma proposta de arquitetura para ambientes computacionais de suporte à colaboração para auxiliar o ensino e o treinamento em áreas multidisciplinares de engenharia de controle e automação. A motivação provém de evoluções de tecnologias da Web, redes sociais, ambientes virtuais, e mundos virtuais 3D q
Publicado em: 2011
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3. Sistema de realidade virtual para simulador visual de passadiço. / Virtual reality system for a ships bridge visual simulator.
Sistemas de Realidade Virtual são ferramentas comumente usadas no treinamento de procedimentos complexos e de alto risco. Neste trabalho é apresentada a proposta de um simulador visual de passadiço seguindo os conceitos e tecnologias de realidade virtual, descrevendo um ambiente de realidade mista que recria a sensação de presença em uma embarcação r
Publicado em: 2010
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4. Cinematica do alcance e da preensão em um ambiente 3D imersivo de realidade virtual comparado com ambiente fisico em individuos saudaveis e com hemiparesia / kinematics of reaching and grasping in a 3D immersive virtual reality environment compared to a physical environment in healthy subjects and in patients with hemiparesis
Introdução A tecnologia de Realidade Virtual (RV) vem sendo usada cada vez mais para criar ambientes visando à reabilitação motora. No entanto, há poucas evidências de que os movimentos realizados em ambientes virtuais (AV) se assemelhem aos realizados em ambientes físicos (AF). Objetivos: Comparar a cinemática dos movimentos de alcance e preensão
Publicado em: 2009
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5. Aquisição e construção de modelos estáticos análogos a reservatórios petrolíferos com tecnologia lidar e georadar
Esta dissertação desenvolve uma metodologia para a construção de modelos estáticos digitais 3D análogos a reservatórios petrolíferos utilizando as tecnologias LIDAR e GEORADAR, assim, apresenta a técnica como novo paradigma no estudo de afloramentos, com o potencial de integrar de forma consistente dados plani-altimétricos, geofísicos, e produtos
Publicado em: 2008
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6. Associação de redes de Petri com objetos virtuais e reais para controle de ambientes virtuais imersivos e telepresença / Association of Petri nets with virtual and real objects for controlling immersive virtual environments and telepresence
A telepresença, como um refinamento da teleoperação, permite que o indivíduo controle não apenas a simulação mas a própria realidade. Uma vez que, esta proporciona a habilidade de manipular a realidade física remotamente em tempo real, através de sua representação virtual. Através da tecnologia de realidade virtual, pode-se criar uma grande dive
Publicado em: 2008
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7. Avaliação de técnicas de interação egocêntricas em ambientes virtuais
Navegação, seleção e manipulação de objetos em ambientes virtuais são baseadas em métodos (técnicas de interação) associados a dispositivos convencionais ou especiais. Existem várias técnicas e dispositivos à disposição dos que desenvolvem aplicações com tais ambientes, sendo a escolha da técnica mais adequada uma tarefa difícil. Neste tr
Publicado em: 2007
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8. Experimentações artísticas no ambiente imersivo da Cave / Experimentações artísticas no ambiente imersivo da Cave
The paradigms behind artistic creation for CAVE (CAVE Automatic Virtual Environment) are yet to be elaborate, since in the realm of Virtual Reality, this is a recent and expensive technology, which poses barriers to its own spreading. Even so, some institutions do have CAVEs for culture and artistic research. Among them, theres the research center Ars Electr
Publicado em: 2006
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9. Contribuições ao desenvolvimento de um sistema de telepresença por meio da aquisição, transmissão e projeção em ambientes imersivos de vídeos panorâmicos. / Contributions to the development of a system of telepresença by means of the acquisition, transmission and projection in imersivos environments of panoramic videos.
Sistemas de telepresença têm sido pesquisados e desenvolvidos para inúmeras aplicações que exigem a presença física de pessoas em ambientes inacessíveis; tais situações são diversas, desde aquelas relacionadas com educação a distância até aquelas que envolvem alta periculosidade. Neste trabalho, a pesquisa e desenvolvimento se concentram na co
Publicado em: 2006
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10. Um estudo de utilização de equipamentos de realidade virtual imersiva associados a um sistema de apoio no ensino de poliedros convexos / A study on the use of equipaments of immersive virtual reality associated to a suport system in the teaching of convex polyhedron
O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual Imersiva (RVI) no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao u
Publicado em: 2005
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11. Um ambiente de multiprojeção totalmente imersivo baseado em aglomerados de computadores. / A complete immersive multiprojection environment based in computer clusters.
In the last decades, virtual reality technology has been increasingly used in many applications for the society. Particularly in the beginning of 90s, we can observe the advent of virtual reality based in multi-projections, leading to the construction paradigm of CAVE like virtual reality systems. The goal of this thesis is to present the research and de
Publicado em: 2005
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12. Fadas: um sistema de autoria para criação e manipulação de mundos virtuais em ambientes imersivos. / FADAS: an authorship system for multiprojection immersive environments.
Os avanços tecnológicos trouxeram novos recursos e meios pelos quais o homem pode se expressar de maneiras diferentes, através de linguagens visuais, sonoras, gestuais, tácteis, e outras, que se complementam. Estes meios abrem um leque maior de oportunidades para o homem usar a sua a capacidade criativa, explorar mundos, conceitos e experiências, aprend
Publicado em: 2004