Ambiente De Engenharia De Software
Mostrando 1-12 de 324 artigos, teses e dissertações.
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1. PRECISE - Um processo de verificaÃÃo formal para modelos de caracterÃsticas de aplicaÃÃes mÃveis e sensÃveis ao contexto / PRECISE - A Formal Verification Process for Feature Models for Mobile and Context-Aware Applications
As LPSs, alÃm do seu uso em aplicaÃÃes tradicionais, tÃm sido utilizadas no desenvolvimento de aplicaÃÃes que executam em dispositivos mÃveis e sÃo capazes de se adaptarem sempre que mudarem os elementos do contexto em que estÃo inseridas. Essas aplicaÃÃes, ao sofrerem alteraÃÃes devido a mudanÃas no seu ambiente de execuÃÃo, podem sofrer ada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
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2. Desenvolvimento de um software em ambiente MATLAB para simulação de campo ultrassônico = : Development of a MATLAB environment software for simulation of ultrasonic field / Development of a MATLAB environment software for simulation of ultrasonic field
O estudo do campo acústico gerado por um transdutor ultrassônico é fundamental para sua construção e caracterização, pois permite prever qual será seu comportamento antes mesmo de ser construído e indica se ele realmente é viável para aplicação para a qual foi projetado, e se são necessárias modificações para que se comporte como o esperado.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/07/2012
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3. Desenvolvimento de software para modelagem e simulação de manipuladores robóticos
No Brasil há um número insuficiente de profissionais capacitados em Mecatrônica para atender a demanda, o que exigirá a intensificação de formação de profissionais voltados para pesquisa, inovação, bem como para o projeto, desenvolvimento, produção e comercialização da nova geração de robôs. Um dos aspectos essenciais na formação deste pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
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4. LOD: uma abordagem para desenvolvimento de objetos de aprendizagem multimídia e interativos / LOD: an approach to the development of multimedia and interactive learning objects
Objetos de aprendizagem (OA) compõem uma das abordagens adotadas para tratar a crescente complexidade da educação com auxílio de computadores, promovendo o reúso e a qualidade de materiais didáticos. Tais benefícios podem ser ampliados ao incluir questões de projeto instrucional e associá-las às características multimídias e interativas dos dispo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2012
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5. Desafios na implementação de um sistema dinâmico de gestão de conhecimentos científicos em engenharia / Challenges and implementing of a dynamic system of scientific knowledge management in engineering
A globalização e os avanços tecnológicos provocam mudanças muito rápidas, gerando incertezas e dificultando a tomada de decisões em organizações. O uso de um Sistema de Inteligência Competitiva (SIC) fornece informações analisadas, permitindo a tomada de decisões com segurança em um curto espaço de tempo, facilitando a sobrevivência de organi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
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6. Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
Este trabalho de pesquisa propõe o projeto e desenvolvimento de um Modelo de Controle Formal (MCF) que propicie gerenciar riscos de projeto de software. Visa prover ao Gestor de Projetos, um mecanismo para identificar e controlar riscos que possam impactar negativamente nos objetivos do projeto, facilitando a tomada de decisão. O MCF desenvolvido contempla
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/05/2012
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7. SERIOUS GAMES IN VIRTUAL WORLDS: AN APPROACH TO SOFTWARE TESTING TEACHING AND LEARNING / JOGOS SÉRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TESTE DE SOFTWARE
Este trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no mundo virtual OpenSim. Esse jogo simula o setor de Teste de Software de uma empresa de desenvolvimento de sistemas e visa a proporcionar co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2012
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8. Caracterização hidrodinâmica da Baía e Estuário Santista utilizando a modelagem numérica / Hydrodynamic characterization of Santos Bay and Estuary using numerical modeling
As obras costeiras são de grande porte e custos associados já que são inseridas em um meio complexo que sofre alterações de diversos fatores, sejam eles naturais ou antrópicos. Projetar estes tipos de estruturas baseando-se apenas em conhecimentos teóricos não garante sua máxima otimização e minimização de custos. Para isso, utilizam-se inúmera
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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9. Procedimento de picking em um centro de distribuição utilizando princípios lean
As empresas inseridas em um ambiente globalizado, visando garantir sua competitividade e lucratividade, buscam implementar programas de excelência operacional que tenham como objetivo a satisfação do cliente (nível de serviço alcançado a um preço justo) e de seus colaboradores. A filosofia Lean tem sido difundida em todos os setores e em toda cadeia d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
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10. Usabilitygame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidade / Usabilitygame: game simulator to support the teaching of usability
Há um reconhecimento crescente da importância do ensino de Usabilidade, que vem sendo abordada nas mais variadas formas nas disciplinas de graduação em assuntos relacionados à informática. Usabilidade é um conceito essencial que os profissionais da área precisam aprender já que produzem artefatos para os mais diversos tipos de usuários e contextos,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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11. DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A MODELOS EM SISTEMAS MULTI-AGENTES COM DIFERENTES ARQUITETURAS INTERNAS DE AGENTE
A Engenharia de Software Orientada a Agentes apresenta métodos, técnicas e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de sistemas centrados em agentes de forma satisfatória. No contexto do desenvolvimento de software, a fase de implementação tem por objetivo a codificação do sistema em consistência com o projeto detalhado, documentado ao longo de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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12. Análise comparativa do ciclo de vida de produtos alimentícios industriais e artesanais da culinária mineira
Embora a maior parcela da demanda por produtos típicos da culinária mineira como o queijo minas e o doce de leite seja suprida pela produção industrial, boa parte dela ainda é composta de produtos artesanais. A produção de doce de leite no Brasil é feita por muitas empresas, desde grandes laticínios até pequenos produtores artesanais e, de acordo c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2012