Afonso De E Taunay
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Uma personagem por sua roupa: o gibão como representação do bandeirante paulista
Resumo: O artigo focaliza o processo pelo qual a figuração do bandeirante paulista foi associada, durante o século XX, a um item específico de indumentária, o gibão de armas, espécie de colete caracterizado pela presença de costuras formando losangos. Essa vestimenta foi vinculada aos sertanistas pela primeira vez em uma pintura de Oscar Pereira da S
Tempo. Publicado em: 2020-08
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2. A EXPANSÃO PAULISTA EM AFONSO DE TAUNAY E SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA: REFLEXÕES E TRAJETÓRIAS
Resumo O artigo discute as relações de proximidade e distância intelectual e institucional entre os historiadores Afonso de Taunay e Sérgio Buarque de Holanda. Um e outro, em períodos diferentes, engajaram-se na produção historiográfica acerca da expansão paulista no período colonial. Como se sabe, o chamado "bandeirismo" foi um dos mais importante
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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3. Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: da encomenda à exibição no Museu Paulista (1898-1939)
RESUMO Esse artigo apresenta hipóteses a respeito da trajetória de Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto, pintura incorporada ao acervo do Museu Paulista após as comemorações vicentinas do IV Centenário do Descobrimento do Brasil. Recobram-se, para tanto, os processos de sua encomenda, doação e aquisição definitiva, bem como os sentidos d
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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4. Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
RESUMO José Wasth Rodrigues (1891-1957) - artista multifacetado, estudioso e escritor - teve carreira longeva e profícua. Com obras em diversos museus, órgãos públicos e coleções privadas, colaborou no projeto visual de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) para o Museu Paulista em diversos períodos e espaços expositivos. Entre outras obras, sã
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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5. Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
RESUMO O artigo tem por objeto as cinco pinturas de Oscar Pereira da Silva realizadas sob encomenda da diretoria do Museu Paulista na pessoa de Afonso Taunay e destinadas à sala Antiga Iconografia Paulista, aberta ao público em 1922. Atenta-se para a escolha das matrizes visuais selecionadas por Taunay, de autoria de Hercule Florence, Aimé-Adrien Taunay e
An. mus. paul.. Publicado em: 03/12/2018
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6. Um caso de apropriação de fontes textuais: memória histórica da capitania de São paulo, de Manuel Cardoso de Abreu, 1796 / A case of appropriation of textual sources: Memória Histórica da Capitania de São Paulo, by Manuel Cardoso de Abreu, 1796
Esta tese indica as fontes textuais de Memória Histórica da Capitania de São Paulo e analisa os procedimentos de modificação textual operados por Manuel Cardoso de Abreu na adaptação dessas fontes para a elaboração de sua obra. A Memória Histórica, de Manuel Cardoso de Abreu, oficial maior da Secretaria da Capitania de São Paulo, é um manuscrito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
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7. Hibridização e vida social - um olhar comparativo entre Memorial do convento, de José Saramago e Bartolomeu de Gusmão: Inventor de aerostato, a vida e a obra do primeiro inventor americano, de Afonso E. Taunay / Hybridization and social life A comparative look at Memorial do convento, by José Saramago and Bartolomeu de Gusmão: Inventor do aerostato, a vida e a obra do primeiro inventor americano, by Afonso de E. Taunay
O trabalho aqui apresentado insere-se na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e fundamenta-se na teorização sobre o hibridismo cultural e sua in-fluência nas sociedades. Tem-se em vista discutir a circulação dos repertórios culturais entre Brasil e Portugal, tal como aparecem na figura de Bartolomeu Lourenço de Gus-mão em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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8. A construção da memória historiográfica paulista: Dom Luiz de Céspedes Xeria e o mapa de sua expedição de 1628
Neste estudo, referencia-se a análise do mapa de Dom Luiz de Céspedes Xeria que representa o território paulista em 1628. Apresenta-se, também, a imagem original do mapa, que se encontra sob a guarda do Archivo General de Indias, localizado na cidade de Sevilha, na Espanha. Essa mapa original é comparado à sua tradicional reprodução, presente na obra
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2011-06
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9. About taipas and text: a study about the narratives about São Paulo city (1772 a 1953) / Sobre taipas e textos: um estudo sobre as narrativas a respeito da cidade de São Paulo (1772 e 1953)
Esta dissertação propõe-se a estudar a formação no decorrer de aproximadamente duzentos anos de algumas das idéias centrais da bibliografia tradicional que trata da história da cidade de São Paulo tais como a decadência e extrema pobreza ao longo do século XVIII e começo do XIX, a importância da implantação do Curso de Ciências Sociais na cida
Publicado em: 2009
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10. A visão bernardina do índio n O Ermitão do Muquém
Bernardo Guimarães launches in 1858 the novel O ermitão do Muquém, which opens the sertanismo in our literature. In this study we analyze how this novel introduces the figure of the inlander in our literature to the detriment of the Indian figure, which until the period was the person elected to represent the nationality of our literature. We looked for s
Publicado em: 2009
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11. Correspondências entre Joachim Le Breton e a corte portuguesa na Europa: o nascimento da Missão Artística de 1816
Uma série de documentos conservados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, oferece-nos ainda instrumentos significativos para a compreensão da origem da Missão Artística de 1816. Embora alguns historiadores brasileiros tenham já explorado intensamente este campo, dentre os quais as preciosas publicações de Afonso d'Escragnolle Taunay, Mári
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2006-12
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12. Iconografia monçoeira: imagens e ideologia
A dissertação tem como proposta principal, analisar como a iconografia monçoeira foi apropriada por uma elite política e letrada paulista, um projeto idealizador encetado com o objetivo de efetivar São Paulo como o maior responsável pela formação da nação brasileira, criando para isso o ideário bandeirante no final do século XIX e início do XX.
Publicado em: 2006