3d Computacao Grafica
Mostrando 13-24 de 104 artigos, teses e dissertações.
-
13. Processo criativo para o design virtual de embalagens
O objetivo deste trabalho é sistematizar o processo criativo virtual de embalagens, utilizando softwares de modelagem 3D como ferramentas de apoio à criação e materialização da ideia. As embalagens, atualmente, são cada vez mais reformuladas e em um tempo menor, sendo importantes para o sucesso de produtos e empresas. Assim, é fundamental que sejam f
Publicado em: 2011
-
14. View-consistent meshes / Malhas de pollgonos consistentes corn vistas 2D
Jogos e filmes de animação utilizam centenas de modelos geométricos extremamente complexos. O inicio do processo de criação desses modelos passa pelo esboço da aparência dos objetos em 2D, a partir de vários pontos de vista. Como resultados, não e incomum a ocorrência de inconsistências entre as varias vistas. O objetivo do nosso trabalho e invest
Publicado em: 2011
-
15. uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos / uiGloves – a natural interaction method for graph navigation
Esse trabalho apresenta uma ferramenta interativa que foi construída visando obter um novo método de interação natural através de reconhecimento de gestos que pudesse ser utilizado para navegação em grafos. Trata-se de um par de luvas – chamadas uiGloves – que possuem, cada uma, dois LEDs infravermelhos na ponta dos dedos indicador e anelar, que s
Publicado em: 2011
-
16. Robust inter-surface mapping using constrained Laplacian methods / Mapeamento inter-superfícies robusto utilizando métodos laplacianos com restrições
Malhas de triângulos são formal extremamente populares de se representar informação geométrica digitalmente. Com o aumento da disponibilidade de poder computacional gráfico, o tamanho e complexidade dos conjuntos de dados vem aumentando dramaticamente. Hoje em dia, não e incomum encontrar conjuntos de dados que possuem centenas de milhares ou ate mesm
Publicado em: 2011
-
17. Otimização da forma para captação da radiação solar sobre superfícies de edifícios : um exercício de integração entre os programas Rhinoceros e Ecotect
Este trabalho tem como objetivo explorar a forma de planos de fachada vinculados à incidência solar, potencializando a aplicação de sistemas fotovoltaicos. A identificação e parametrização de formas segundo os princípios geométricos de captação fotovoltaica, sugerem a aplicação de uma metodologia de projeto para superfícies de fachadas fotovol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
18. Aplicativo para modelamento 3D de layout celular com base em tecnologia de grupo
A constante evolução dos sistemas produtivos amplia a importância dada aos projetos de instalações industriais, onde os sistemas celulares possuem uma importância especial, pois tem maior tendência de utilização na atualidade pela engenharia industrial. O sistema celular adota conceitos de tecnologia de grupo, permitindo produzir pequenos lotes e ga
Publicado em: 2011
-
19. Capture and 3D modeling of hands with motion tracking / Captura e modelagem 3D de mãos com rastreamento de movimentos
Currently, general-purpose computers come equipped with webcams cameras of good resolution and high-speed, which enables a visually user interaction, through gestures, with software applications. This allows a greater sense of reality in interactive processes of virtual and augmented reality. The goal of this research is to capture and compose 3D model of ha
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
-
20. Merging meshes using dynamic regular triangulation / Combinação de malhas utilizando triangulações regulares dinâmicas
Malhas simpliciais são utilizadas em várias áreas da Computação Gráfica e Engenharia, como por exemplo, em vizualização, simulação, prototipação, além de outras aplicações. Este tipo de malha é, geralmente, utilizada como aproximações discretas de espaços contínuos, onde eles oferecem representações flexíveis e eficientes. Muito esfor�
Publicado em: 2010
-
21. Using the parametric domain for efficient computation / Utilizando o espaço paramétrico para computação eficiente
O processo de parametrização de malhas em planos é um tópico de pesquisa bastante explorado. Apesar do grande esforço despendido no desenvolvimento de técnicas mais eficientes e robustas, pouco se tem investido no uso das representações paramétricas geradas por estas técnicas. Este trabalho apresenta contribuições relacionadas ao uso do espaço p
Publicado em: 2010
-
22. Detecção de componentes faciais baseado em modelos de cor e antropometria
Existem diferentes situações em que a detecção de componentes faciais desempenha um papel importante, como por exemplo: no reconhecimento facial, interação humano computador, teleconferências, análise de expressões faciais e animação. Esta dissertação apresenta, primeiramente, uma revisão bibliográfica dos trabalhos referentes à detecção do
Publicado em: 2010
-
23. Design de uma interface de interação tridimensional com foco na usabilidade e no desempenho gráfico / Design de uma interface de interação tridimensional com foco na usabilidade e no desempenho gráfico
Este trabalho mostra o desenvolvimento de uma interface 3D para manipulação direta de objetos, visando à me-lhoria da interatividade, desempenho e usabilidade de um programa para projeto de produtos. São abordados os melhores métodos de manipulação direta de objetos em tempo real e de controle de câmera para programas 3D. O protótipo da nova interfa
Publicado em: 2010
-
24. Aproximação eficiente de visibilidade para nuvem de pontos utilizando a GPU / Eˇcient approximate visibility of point sets on the GPU
Nos últimos anos a utilização de pontos como primitiva gráfica básica vem mostrandose uma poderosa e versátil ferramenta para a computação gráfica. Considerável esforço de pesquisa vem sendo dedicado para encontrar formas eficientes de aquisição, representação, processamento, renderização e animação para conjuntos de pontos. As representa�
Publicado em: 2010