3d Computacao Grafica
Mostrando 1-12 de 104 artigos, teses e dissertações.
-
1. Simulador de técnica endovascular para aprendizado de Neurorradiologia
RESUMO Introdução: O acidente vascular cerebral (AVC) é a terceira causa de morte em todo o mundo e uma oclusão arterial aguda é o principal mecanismo subjacente ao AVC isquêmico. As doenças cerebrovasculares são tratadas por intervenções endovasculares intracranianas utilizando técnicas intravasculares minimamente invasivas, como a neuroimagem.
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2020-09
-
2. GERAÇÃO PROCEDURAL DE CENÁRIOS 3D DE CÂNIONS COM FOCO EM JOGOS DIGITAIS / GERAÇÃO PROCEDURAL DE CENÁRIOS 3D DE CÂNIONS COM FOCO EM JOGOS DIGITAIS / PROCEDURAL GENERATION OF 3D SCENES FEATURING CANYONS FOCUSED ON DIGITAL GAMES / PROCEDURAL GENERATION OF 3D SCENES FEATURING CANYONS FOCUSED ON DIGITAL GAMES
Esta dissertação propõe um método procedural não assistido, baseado em técnicas de computação gráfica, visão computacional e busca em grafos, para a geração de cenários 3D de cânions com foco em jogos digitais. Para definir as características a serem reproduzidas, foram analisadas diversas imagens de cânions reais chegando-se em dois modelos,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/03/2012
-
3. Adequação de um framework para suportar realidade virtual em dispositivos móveis / A Framework for 3D Scenes manipulation on mobile devices
Diante das inovações tecnológicas proporcionadas pelo novo paradigma da Computação Móvel, há, cada vez mais, um ambiente propício ao desenvolvimento de software para os mesmos. Grandes dificuldades são encontradas no desenvolvimento de interfaces amigáveis para dispositivos com telas pequenas (Abreu 2005). Pressman (Pressman 2006) considera o proje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
-
4. Aplicando modelos 3D em realidade virtual para inclusão de requisitos de acessibilidade em projetos arquitetônicos / Applying virtual reality 3D models for including accessibility requirements in architectural projects
Este trabalho apresenta uma proposta que oferece ao arquiteto uma metodologia e um conjunto de ferramentas que auxiliará na representação gráfica de projetos de acessibilidade. O elemento base da proposta constitui-se em uma biblioteca de modelos 3D onde os equipamentos de acessibilidade, necessários em um projeto, estão modelados de acordo com a norma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2011
-
5. Application of computer graphics in facial reconstruction for recognition: a case study / Aplicação da computação gráfica na reconstrução de face para reconhecimento: um estudo de caso
The facial reconstruction, also known as facial approximation, is performed for centuries by forensic medicine professionals and anthropological areas researchers. In the forensic medicine, for example, it is used when there is no evidence that allows the identification of the individual by considered accurate means, such as DNA testing or dental records. Th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/09/2011
-
6. Reengenharia e evolução do visualizador e modelador do sistema Freeflow3D / Reengineering and evolution of Freeflow3D viewer and modeler
Programas para simulação numérica de escoamento de fluido são inerentemente aplicações complexas que envolvem múltiplas disciplinas de ciências de computação, matemática e engenharia. Normalmente, além do simulador, faz parte do ambiente de simulação os modeladores (pré-processamento) e o visualizadores (pós-processamento). O Freeflow3D é um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2011
-
7. Simulação de grupos de agentes virtuais utilizando raciocínio de terrenos
A área de simulação de agentes em ambientes virtuais possui ampla aplicação, tanto na área de jogos e produções de entretenimento, bem como em aplicações de segurança. Para tanto, tais simulações devem considerar, além de percepções do agente, características do espaço que possam influenciar a evolução do movimento dos agentes no ambiente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2011
-
8. Hardware-assisted visibility sorting for unstructured volume rendering
Harvesting the power of modern graphics hardware to solve the complex problem of real-time rendering of large unstructured meshes is a major research goal in the volume visualization community. While, for regular grids, texture-based techniques are well-suited for current GPUs, the steps necessary for rendering unstructured meshes are not so easily mapped to
Publicado em: 2011
-
9. Procedural textures mapping using geodesic distances / Mapeamento de texturas procedurais usando distâncias geodésicas
O mapeamento de texturas é uma técnica bastante importante para adicionar detalhamento a modelos geométricos. O mapeamento de texturas baseadas em imagens costuma ser a abordagem preferida, mas faz uso de imagens pré-computadas que são mais adequadas à representação de padrões estáticos. Por outro lado, texturas procedurais oferecem uma alternativa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
10. Edge transformations for improving mesh quality of marching cubes
Marching Cubes is a popular choice for isosurface extraction from regular grids due to its simplicity, robustness, and efficiency. One of the key shortcomings of this approach is the quality of the resulting meshes, which tend to have many poorly shaped and degenerate triangles. This issue is often addressed through postprocessing operations such as smoothin
Publicado em: 2011
-
11. Grupos de arestas : uma nova abordagem para entender a qualidade da malha gerada pelo Marching Cubes e suas variantes / Edge groups: a new approach to understanding the mesh quality of marching cubes and its variants
Este trabalho descreve uma nova visão sobre um dos algoritmos mais importantes da Computação Gráfica, o algoritmo para a poligonização de isosuperfícies Marching Cubes (MC). Esta visão permite o estudo das situações onde são gerados triângulos de baixa qualidade, uma das grandes deficiências do MC, e serve como suporte à proposta de modificaç�
Publicado em: 2011
-
12. 3DS-BVP : a path planner for arbitrary surfaces / 3DS-BVP: um planejador de caminhos para superfícies arbitrárias
Métodos eficientes para planejamento de caminhos têm sido explorados ao longo dos anos para permitir movimento de robôs autônomos ou agentes virtuais. Basicamente, estes algoritmos buscam pelo ambiente por um caminho com pouca probabilidade de colisão com obstáculos, e que conduza o agente de uma posição inicial para uma posição objetivo. Apesar de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011