Teses Eba
Mostrando 13-24 de 126 artigos, teses e dissertações.
-
13. A imagem conceitual: uma contribuição ao estudo da arte contemporânea
O estudo que realizamos sobre a imagem conceitual buscou revelar uma categoria de arte, presente na arte contemporânea dos anos 1960 e 1970, que até agora não havia sido devidamente percebida. A imagem conceitual é um tipo de imagem em que se visualizam conceitos, dá visibilidade às idéias em arte e por isso é obra, e não apenas registro. Identifica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
14. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
15. O ritual como paradigma no processo e na criação plástica: um estudo comparativo entre a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 18891954) e Arthur Bispo do Rosário (Brasil, 1909-1989)
Abordar o ritual como paradigma no processo e na criação plástica, por meio de um estudo comparado da produção artística de Armando Reverón e Arthur Bispo do Rosário, trouxe vários desafios, entre eles, realizar um recorte dos conceitos de mito e ritual, vastos, na Antropologia e contrapô-los ao seu equivalente conceitual nas Artes Plásticas. Fala
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
-
16. Outro modernismo em Minas: a trajetória marginal de Inimá de Paula
O tema desta dissertação é analisar a obra do pintor mineiro Inimá de Paula (1918 - 1999) em perspectiva histórica, sob a hipótese de ser sua trajetória marginal à história do modernismo em Minas Gerais, centrada na figura do pintor e professor Alberto da Veiga Guignard e seus discípulos. Inimá participou da difusão e implantação do modernismo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/08/2011
-
17. Parâmetros para a emulação do comportamento de clown por um personagem de jogo eletrônico
Este trabalho investiga os parâmetros para a programação de um personagem virtual autônomo de jogo eletrônico, apresenta e questiona a possibilidade da aplicação de teorias do humor à sua arquitetura de informação. Particularmente, buscou-se estabelecer recursos que contribuam para a criação de um personagem orientado para a emulação verossími
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
-
18. Estudo da aplicação dos conceitos análise ativa e tempo-ritmo no treinamento do Grupo Fisções EBA/UFMG (2002-2010)
A pesquisa aqui descrita investigou os trabalhos do Grupo Fiscoes (2002-2010), descrevendo e analisando as relacoes entre teoria e pratica da Analise Ativa e do Tempo-Ritmo teatral fundamentadas em Stanislavski. Inicialmente, foi desenvolvida uma revisao bibliografica, de modo a estabelecer um quadro teorico dos conteudos tratados. Num segundo momento, sao d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/08/2011
-
19. O inventário como ferramenta de diagnóstico e conservação preventiva: estudo de caso da coleção "Santos de Casa" de Marcia de Moura Castro
Esta dissertação tem como objetivo enfatizar a importância do processo de inventariação de bens culturais, e sua gestão, como ferramenta indispensável para as ações de conservação preventiva. Assim, a presente dissertação propõe o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de inventário para coleções de esculturas religiosas pertencent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/07/2011
-
20. O jogo digital: a linguagem computacional e a linguagem cinematográfica na criação e construção dos jogos
O objetivo desta dissertação é estabelecer aproximações e distanciamentos entre a linguagem do cinema e a linguagem dos jogos digitais. Para tal, primeiro, estudou-se sobre o desenvolvimento histórico da linguagem computacional, base de todos os sistemas informativos digitais. Para o estudo da linguagem do cinema e do jogo, realizou-se uma pesquisa com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2011
-
21. O conhecimento epistemológico e o conhecimento em arte: análise de paradigmas do século XXI sob enfoque transdisciplinar
Esta tese aborda interlocuções entre o conhecimento em Arte/Educação e em Ensino de Arte com possíveis abordagens a partir de paradigmas contemporâneos em Filosofia da Arte, Sociologia da Arte, Psicologia Cognitiva e Ciências Psicológicas. Propõe o conceito de Objeto Estendido para o Ensino de Arte. Discute, a partir de referências textuais, aspect
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
-
22. Cinema explícito: representações cinematográficas do sexo
A tese investiga as representações cinematográficas do sexo, desde sua deflagração erótica no primeiro cinema, mainstream e pornográfico (os stag films), até chegar à configuração de um cinema contemporâneo que incorpora o sexo explícito em seu discurso visual. Para isso, revê criticamente os conceitos de obscenidade, pornografia e erotismo, al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2011
-
23. Por um conceito do político na arte contemporânea: o fator Santiago Sierra
Esta tese interroga a questão do político na arte contemporânea. O trabalho do artista Santiago Sierra constitui o foco de interesse da pesquisa, na qual são abordados, principalmente, os seus trabalhos reunidos sob a expressão estética remunerada. Alguns dos trabalhos que desenvolvi como artista durante o período do doutorado são considerados como p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2011
-
24. Cinema utópico: a construção de um novo homem e um novo mundo
O cinema, desde seus primórdios, prefigurou o espaço cibernético como um novo espaço imaterial construído coletivamente. A concepção desse outro lugar não físico para o qual o homem poderia migrar estabelece para o cinema e para o ciberespaço uma relação direta com as utopias. Na acepção do romance filosófico de Thomas More, a Utopia define-se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011