Total de visualizações
O jovem diante da "sindrome da adolescencia normal" e da "opção profissional" : contribuição ao estudo da percepção pelos jovens dos processos psicodinamicos presentes na adolescencia e dos aspectos emocionais envolvidos na opção profissional
AUTOR(ES)
Tabajara Dias de Andrade
RESUMO
No presente trabalho o autor ocupa-se em estudar 544 formulários aplicados a jovens universitários e não universitários de 18 anos completos a 23 anos incompletos, na cidade de Campinas, no perÃodo compreendido entre final de 1988 e inicio de 1989, enfocando a percepção pelos jovens da presença dos itens da "SÃndrome da Adolescência Normal", descrita por Mauricio Kobel, e algumas de suas caracterÃsticas. Analisa também certos aspectos envolvidos na opção profissional, visando a contribuir para a compreensão dos fatores biopsicossociais associados a estes processos. Após apresentar um estudo bibliográfico sobre ambos os temas, o autor analisa individualmente cada um dos dez itens que compõem a "SÃndrome", seguidos por aspectos ligados à "Opção Profissional", como: "Opção Profissional e Personalidade" , "Inseguranças e Dificuldades na Opção Profissional", "Jovens que Estudam e Trabalham" , "O Processo da Opção", "Presença de Contradições", "Amadurecimento", "Fatores de Influência na Opção Profissional", "Pessoas Significativas Interferência, Apoio, Beneficio e Mágoa", "Informações" e "Expectativas". Finalmente o autor procura estabelecer correlações entre ambos os temas, ressaltando a importância dessa análise em conjunto tanto nos estudos dedicados à pesquisa desses aspectos, quanto em atendimento clÃnico ou ainda em projetos direcionados à saúde mental dos jovens e/ou à opção profissional.
ASSUNTO(S)
ACESSO AO TEXTO COMPLETO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000028943
Este documento pertence ao repositório digital da biblioteca Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Ciências Médicas. Todos os diretos do trabalho são reservados aos seus autores. Informar irregularidade.
