Teatro De Animacao
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. Só, mas bem acompanhado: atuação solo e animação de bonecos à vista do público / Alone, but in good company: soloist performance and puppet manipulation visible to the audience
This thesis deals with puppet manipulation visible to the audience, focusing on soloist performance. The field of study is defined by the first four editions of the International Puppet Festival, in Florianópolis FITAFloripa, during the years 2007 untill 2010. First of all there are reflexions about different kinds of didacticism in Puppetry, the different
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
-
2. Teatro da encarnação: contribuições do Teatro de Animação para a Teoloda Missão
Esta dissertação apresenta um princípio de teorização acerca do Teatro da Encarnação, uma prática artística e missionária desenvolvida pelo autor em seu la- bor pastoral, e sua relação com a teologia da Missão Integral. Sob a visão de uma dupla encarnação na figura do boneco, o Teatro da Encarnação é uma manifestação corporeificada do l�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/03/2012
-
3. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
Essa pesquisa se inicia na busca da compreensão de uma dramaturgia para o teatro de animação. A partir de um reconhecimento de especificidades desse teatro, percebe-se que a dramaturgia como texto não abarcaria todas as necessidades que essa forma de espetáculo se utiliza como técnicas discursivas. Compreendendo, portanto, relações como a do ator com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2011
-
4. Corpo s em cena (no teatro de animação) : poética do movimento / Body s in the scene (in the animation theatre) : poetics of movement
Esta dissertação consiste na descrição e análise do processo de criação da peça Olhos Vermelhos, um tributo à Antígona, realizado pela companhia Pia Fraus de teatro, em 2003, com minha participação como intérprete. Nossa intenção foi sistematizar esse significativo processo criativo de elaboração de espetáculo teatral heterogêneo de anima�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/07/2011
-
5. O corpo no teatro de animação: contribuições da educação somática na formação do ator
Esse estudo aborda possíveis contribuições da Educação Somática no trabalho corporal do ator no Teatro de Animação. A pesquisa baseou-se na prática pedagógica desenvolvida por Jo Lacrosse e Claire Heggen, professores da École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette, em Charleville- Mézières, França. Ambos os professores utilizam três
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
-
6. Fausto como teatro de animação: suas origens sacro-profanas e influências sobre a tradição literária
Pretendemos, no seguinte artigo, apresentar a história de Fausto através da tradição do teatro de animação e suas influências sobre obras literárias relacionadas ao doutor herético. Baseada em uma personalidade real, a lenda de Fausto remonta à época da reforma luterana. Desde o Volksbuch de Spies, Fausto operou como um exemplo de advertência par
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2011-12
-
7. Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca / Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca
Nascido em 1898 no interior de uma Espanha rural excessivamente católica e aristocrática, Federico García Lorca tornou-se um dos expoentes máximos da literatura espanhola e mundial. Sua obra teatral, impossível de ser separada de sua poesia, tornou-se bastante conhecida por sua envergadura trágica e por sua universal e recorrente temática de amor, mor
Publicado em: 2011
-
8. Fronteiras invisíveis e territórios movediços entre o teatro de animação contemporâneo e as artes visuais: a voz do pincel de Álvaro Apocalypse
Partindo da premissa que o teatro de animação contemporâneo hibridiza-se com outras linguagens artísticas, torna-se necessário desvelar a co-existência de fronteiras nestas linguagens. A investigação aborda fundamentalmente as múltiplas relações e cruzamentos entre o teatro de animação contemporâneo e as artes plásticas/visuais, apoiando-se no
Publicado em: 2010
-
9. Sobre criar e contar histórias seriadas para tv e animação: Aventuras Gósmicas.
A partir da criação da série infantil de ficção animada Aventuras Gósmicas, premiada em edital público, este trabalho desenvolveu-se em torno de três eixos de pesquisa: a) a inserção, a participação e as práticas profissionais do roteirista na criação e no desenvolvimento da ficção televisiva, especialmente frente às tecnologias e convergê
Publicado em: 2010
-
10. Representações culturais no giramundo teatro de bonecos: um olhar de brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de um baú de fundo fundo, Cobra Norato e os orixás
Nesta dissertação observo de que maneira os artistas do Giramundo Teatro de Bonecos, grupo de Teatro de Animação de Belo Horizonte, Minas Gerais, se apropriaram de representações culturais brasileiras tais como causos e histórias, canções, danças, falares e regionalismos lingüísticos, lendas, mitos, personagens, crenças, práticas, costumes e fa
Publicado em: 2010
-
11. A estética metaficcional do teatro de animação gaúcho contemporâneo
A milenar arte do Teatro de Animação possui especificidades próprias à sua linguagem. Dentre essas especificidades, a metaficcionalidade é um relevante componente. Este trabalho, examinando o conceito de metalinguagem presente na obra de Roman Jakobson e seu deslocamento para fenômenos literários, derivado dos estudos introduzidos por Gérard Genette
Publicado em: 2009
-
12. A materialidade no teatro de animação
Este estudo verifica e descreve como a materialidade se constitui no Teatro de Animação a partir da observação de duas montagens cênicas, A mala de Ofélia e Pode Ser ou Dá Na Mesma, uma voltada para o Teatro de Bonecos e a outra para o Teatro de Sombras. Os objetivos desta pesquisa são: a identificação dos elementos que compõem a materialidade do
Publicado em: 2009