Santo Daime
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1. “Da seringa ao chá”: Uma História de Mestres e Padrinhos na Amazônia brasileira
Resumo: O artigo reflete sobre os contextos históricos e antropológicos envolvidos no surgimento das religiões brasileiras da ayahuasca, cuja biografia dos fundadores será descrita cronologicamente, tendo em vista se tratarem de agentes de cura e transformação social, que, por meio de doutrinas, acolheram sujeitos em vulnerabilidade na Floresta Amazôn
Tempo. Publicado em: 2021-04
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2. De quem é a ayahuasca? Notas sobre a patrimonialização de uma “bebida sagrada” amazônica
Resumo Este artigo procura discutir a patrimonialização da ayahuasca, bebida psicoativa de origem amazônica usada ritualmente por religiões institucionalizadas, como o Santo Daime, União do Vegetal e Barquinha; povos indígenas, como os Yawanawa e os Ashaninka; e toda uma gama de pessoas que vão dos vegetalistas peruanos aos neoxamãs que habitam as gr
Relig. soc.. Publicado em: 2017-12
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3. TEXTO E CONTEXTO DA MÚSICA NO SANTO DAIME: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE "EU"
Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre a centralidade da música nos rituais do Santo Daime. Nesta vertente religiosa de origem amazônica, algumas cerimônias atravessam a noite, com adeptos entoando centenas de cânticos de louvor. Um determinado hinário (conjunto de hinos cantado nessas ocasiões) pode ser interpretado como a biografia de seu d
Mana. Publicado em: 2016-08
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4. Santo Daime e Santa Maria: usos religiosos de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas
Parte do livro:Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade
Autor(es): MacRae, Edward
EDUFBA. Publicado em: 2016
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5. Dos igarapés da Amazônia para o outro lado do Atlântico: a expansão e internacionalização do Santo Daime no contexto religioso global
Este artigo analisa os processos de expansão da religião ayahuasqueira do Santo Daime da Amazônia para o mundo. O crescimento e internacionalização daimistas são explicados em função de suas características estruturais, a psicoatividade e miscibilidade. Essa expansão é contextualizada dentro do moviment
Relig. soc.. Publicado em: 2014-12
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6. Transgredir é inevitável: pontos de tensão entre Umbanda e Santo Daime
O Santo Daime é uma religião que foi fundada na década de 1930, mas foi só a partir da década de 1980, em função da expansão para fora dos limites da floresta amazônica, que a Umbanda passou a adquirir visibilidade na cosmovisão daimista. Sebastião Mota de Melo foi o responsável por comandar esta expansão, fazendo de seu grupo o segmento o mais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/05/2012
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7. Dissociação, religiosidade e saúde: um estudo no Santo Daime e na umbanda / Dissociation, religiosidade and health: a study of Santo Daime and Umbanda
The purpose of this Project was to contribute to the understanding of the relationship between mental health, psychopathology and altered states of consciousness, especially in the religious context. This is a cross-sectional observational study that aimed to present the relationship between health and religiosity arising from the exercise of mediumship prac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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8. Os sentidos da experiência com a ayahuasca : uma leitura fenomenológica
O termo ayahuasca é um dos mais utilizados para se referir à bebida psicoativa obtida a partir do cozimento de duas plantas encontradas na região amazônica, o cipó Banisteriopsis caapi e as folhas do arbusto Psychotria viridis. Nesta pesquisa investigamos os sentidos da experiência com a ayahuasca, a partir de uma leitura fenomenológica da noção de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011
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9. A união do vegetal e o transe mediúnico no Brasil
Este artigo discute a elaboração simbólica do transe no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Por meio da análise comparativa com o Santo Daime, interrogo os modos de constituição do contato com o sobrenatural em ambos os grupos, articulando-os às representações hierarquicamente ordenadas de forças que aí incidem e impelem o sujeito à a
Religião & Sociedade. Publicado em: 2011
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10. Um desafio ao respeito e à tolerância: reflexões sobre o campo religioso daimista na atualidade
O artigo analisa a composição do campo religioso daimista na atualidade e como se estruturam os discursos que legitimam as práticas da religião no âmbito dos principais grupos que a compõem, a saber: o conjunto de centros daimistas situados na região do Alto Santo, em Rio Branco, e as igrejas filiadas à Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Univer
Religião & Sociedade. Publicado em: 2011
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11. "Entre a rosa e o beija-flor" : um estudo antropológico de trajetórias na União Vegetal (UDV) e no Santo Daime
Dentro dos “novos movimentos religiosos” encontramos as religiões ayahuasqueiras brasileiras União do Vegetal (UDV) e o Santo Daime. Essas duas religiões se baseiam no uso do chá psicoativo ayahuasca, conhecido como vegetal e daime, respectivamente. Tiveram início na região amazônica e estão presentes nos centros urbanos em praticamente todo o Br
Publicado em: 2010
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12. Estudos de farmacocinética dos alcalóides da ayahuasca / Pharmacokinetic studies of ayahuasca alkaloids
O uso de substâncias alucinógenas há muito tempo é alvo de discussões, em virtude do grande número de adeptos que possui e das conseqüências que pode acarretar ao indivíduo e ao complexo contexto social no qual ele se enquadra na sociedade. Dentro desse panorama vem se destacando à utilização de uma bebida denominada ayahuasca, preparada pela inf
Publicado em: 2010