Representacao Teatral Estudo E Ensino Teses
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. O teatro performativo: a construção de um operador conceitual
O objeto desta dissertação é o operador conceitual teatro performativo, formulado pela pesquisadora franco-canadense Josette Féral. O teatro performativo é abordado como uma ferramenta de reflexão e análise sobre algumas práticas cênicas contemporâneas. Nosso objetivo é o de mapear a pesquisa de Fèral, que ainda se encontra em processo de elabora
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
2. A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook
O território de investigação desse trabalho é a ação vocal. O tema é analisado no trabalho dos diretores Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook cujos procedimentos e princípios convergem para um ponto de interseção: o que Grotowski nomeou de polo orgânico das técnicas de atuação. A pesquisa investiga não somente os procedimento
Publicado em: 2011
-
3. A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação
Nesta dissertação resgata-se a experiência acumulada no trabalho com a máscara teatral, ao longo de mais de duas décadas, através da prática e da pesquisa pessoal, do contato com artistas e pesquisadores do uso da máscara teatral e do ensino dedicado à formação de profissionais do teatro; ressalta-se a contribuição de artistas-pedagogos para o t
Publicado em: 2010
-
4. Entre a precisão e espontaneidade: Grotowski e os princípios pragmáticos do trabalho do ator
This work approaches the relationship between precision and spontaneity as a pragmatic principle of the actor s craftsmanship base, from the texts and reports of the polish director Jerzy Grotowski. The analysis is led by a pragmatic logic, in which the concepts are dynamically connected with the practice. We observe the pair, precision and spontaneity, situ
Publicado em: 2007
-
5. Transferência de aprendizagem: um percurso entre as técnicas aéreas circenses e a formação do ator.
Ce travail part du concept de Transfert dApprentisage motrice, et il parle de la construction de la corporéité de lartiste du spectacle vivant, ainsi que des compétences offertes au commédien en formation par les activités du cirque, notamment les activités aériennes. Les transferts de lapprentisage seront ici présentés dans différents contextes, s
Publicado em: 2006
-
6. A formação do ator para uma atuação polifônica
O objeto desta pesquisa é a formação múltipla do ator, a partir da idéia de que o Teatro, por ser uma Arte que compreende todas as linguagens artísticas, exige uma formação completa, intersemiótica e interdisciplinar. Afirmando-se que cada uma das referidas linguagens representa uma instância discursiva, pretendeu-se evidenciar que o ator, além de
Publicado em: 2005