Realismo E Naturalismo
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
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1. A (META)METAFÍSICA DA CIÊNCIA: O CASO DA MECÂNICA QUÂNTICA NÃO RELATIVISTA
RESUMO Tradicionalmente, ser realista sobre algo significa crer na existência independente desse algo. Em termos ontológicos, isto é, acerca do que há, o realismo científico pode ser entendido como envolvendo a adoção de uma ontologia que seja cientificamente informada. Mas, segundo alguns filósofos, a atitude realista deve ir além da ontologia. A f
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2022
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2. Ver: analogismo e naturalismo em uma cena da Anunciação (c. 1470)
RESUMO Propõe-se neste texto um desenho teórico para estudo de modos de visualização da pintura na primeira época moderna. A análise da Anunciação, retábulo atribuído a Francesco del Cossa (c. 1470), com o auxílio de uma ontologia das imagens, acarretará três hipóteses que revisam interpretações correntes. Primeira, o retábulo introduzia uma
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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3. O entre-lugar: Machado de Assis e a sensibilidade pós-moderna
Resumo Machado de Assis desenvolveu aguda sensibilidade para o espaço liminar a que Silviano Santiago se refere como "o entre-lugar", que molda a experiência. Esta aumentou a sua capacidade de transmitir uma relação mais nuançada entre as várias categorias de diferença – particularmente sujeito e objeto – em comparação com a visão de mundo mode
Machado Assis Linha. Publicado em: 2015-12
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4. DA LITERATURA À EDUCAÇÃO: imagens da educação na literatura do século XIX. / LITERATURE TO EDUCATION: pictures of education in nineteenth century literature.
Esta pesquisa é um estudo analítico da formação da ideia de educação e de seus sentidos na literatura brasileira do século XIX. O objetivo central do estudo é destacar as imagens da educação a partir de obras do romantismo brasileiro. Especificamente o trabalho enfatiza a importância da literatura na formação do ideário nacional; estabelece rel
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/07/2012
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5. Representações dos espaços fantásticos do Oriente sob a ótica ocidental: uma análise de O mandarim e A relíquia de Eça de Queirós
A maior parte das narrativas de Eça de Queirós é voltada para o que se convencionou chamar de Realismo/Naturalismo. Ao final do século XIX, Eça tem o seu auge com a publicação definitiva de O crime do Padre Amaro (1880), obra esta que foi alvo de grandes críticas sociais. Mas, o que nos interessa no presente trabalho é o fato de, nesse mesmo momento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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6. A questão do narrador realista-naturalista e a alegoria histórica: Adolfo Caminha, Aluisio Azevedo (o coruja) e Graciliano Ramos (Caetés, Angústia e Vidas Secas) / The question from narrator\ s realist-naturalist and historical allegory: Adolfo Caminha, Aluisio Azevedo (O Coruja) e Graciliano Ramos (Caetés, Angústia, Vidas secas).
Esta tese se propõe discutir a questão da alegoria histórica em romances do naturalismo brasileiro (Adolfo Caminha e Aluisio Azevedo) e em três romances (Caetés, Angústia, Vidas secas) de Graciliano Ramos. Partindo do princípio de que a alegoria histórica só pode ser efetuada a partir de um narrador interessado, ou seja, de um narrador que, através
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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7. Os médicos e os embates do cientificismo na obra de Eça de Queirós (1875-1888) / The doctors and the conflicts of scientism in the works of Eça de Queirós (1875-1888)
Durante a segunda metade do século XIX, a atenção dada à ciência, que ganha então maior espaço na literatura, cresce muito. A Medicina estava em ascensão, e grande foi a sua importância no controle de enfermidades e redução do número de mortes prematuras. Além disso, os médicos ainda enfrentavam, apesar de tudo, dificuldades para se estabelecer
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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8. O naturalismo em perspectiva comparada: de Émile Zola a Aluísio Azevedo / Le naturalisme en perspective comparéé: d Émile Zola à Aluísio Azevedo
Considerado pela maioria da crítica como uma literatura pútrida (cf. ULBACH, 1868) ou torpe (cf. VERÍSSIMO, 1894), acusado de confundir ingenuamente ciência e literatura, bem como de cientizar a linguagem literária, e em particular no Brasil, além disso, questionado por plágio ou importação de uma moda estrangeira, o naturalismo foi relegado às mar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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9. Dom Casmurro e Capitu : poéticas da palavra e da imagem
Este trabalho objetiva tecer um ensaio interpretativo acerca da minissérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, produzida em 2008 para a Rede Globo. Essa narrativa fílmica é uma transcriação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para o universo da imagem. Entre os caminhos teóricos e metodológicos percorridos, estão a discussão acerc
Publicado em: 2011
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10. Falácia naturalista e naturalismo moral: do é ao deve mediante o quero
O objetivo deste texto é discutir alguns argumentos contra a aceitação da falácia naturalista. Pretende-se mostrar aspectos que parecem corretos na argumentação dos que recusam aquela falácia, e, a despeito de seus acertos, demonstrar que estão fundamentalmente errados. O eixo para este desfecho é a reformulação da falácia em termos da recusa da
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2010-06
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11. O crítico Machado de Assis : da tradição à renovação
O presente estudo busca compreender o papel de Machado de Assis na crítica brasileira isto é, em que medida o escritor legitima ou refuta as normas da literatura vigente , bem como os princípios que nortearam a sua produção literária. Primeiramente, apresentamos de que maneira a crítica de Machado de Assis foi entendida pelos estudiosos que procuraram
Publicado em: 2010
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12. O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos / The cinema of Ken Loach and the refunctionalization of aesthetic-political materials
Esta pesquisa visa compreender o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da Esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach estabelece relações entre a
Publicado em: 2010