Projeto Grafico Tipografia
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. O design do livro didático de alfabetização: tipografia e legibilidade
Nesta pesquisa, sobre tipografia e legibilidade em livros didáticos de alfabetização, investigamos a relação entre os aspectos gráfico-editoriais (principalmente tipográficos) e os aspectos pedagógicos, nas atividades propostas em livros aprovados pelo PNLD 2010. Para essa investigação, foi realizada uma pesquisa documental que analisou dois tipos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
2. A revista como portfólio : periódicos do Curso de Design - UFRGS
Este trabalho consiste na conceituação e desenvolvimento do projeto gráfico de um impresso editorial periódico – revista-portfolio, voltado ao público acadêmico e profissional da área de design, com foco na divulgação de projetos executados por alunos dos cursos de design da UFRGS. Como base para este projeto, foi realizado um estudo de publicaç�
Publicado em: 2011
-
3. A cor que veio do espaço : uma adaptação literária para histórias em quadrinhos
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe o desenvolvimento do Projeto gráfico para histórias em quadrinhos. Como base, foi tomado a elaboração de uma adaptação do conto de horror “A Cor que veio do espaço”, de Howard Phillips Lovecraft para o formato de arte seqüencial. A proposta pretende converter a obra original para uma mídia que vem cre
Publicado em: 2011
-
4. Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-1010)
A pesquisa tem como objeto de estudo a revista Trip, publicação representativa da tendência de segmentação das revistas brasileiras ocorrida partir da década de 1980. O período avaliado (1986-2010) contempla fases distintas correspondentes a três projetos gráficos. O objetivo principal é analisar as propostas tipográficas utilizadas, verificando e
Publicado em: 2011
-
5. Impressão de livros sob demanda: o design como ponte entre distintos registros produtivos / On demand book priting: the design as a bridge between distinc productive registers
A presente dissertação trata de um estudo sobre produção de livros sob demanda em dois momentos distintos da indústria gráfica. Apresentamos uma abordagem histórica do percurso do livro, segundo seus atributos materiais e tecnológicos, que marcaram a transformação de seu caráter fabril de micro e pequena escalas à produção em massa. Ao analisar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/09/2010
-
6. Funções não-representativas no design gráfico pós-moderno
This research seeks to understand the mechanisms of non-representational contemporary graphic design. The expression "non-representative" is intended to connote some kind of sign that is characterized by polysemy. In print, this aspect has insisted to emerge in many different manifestations. Despite its recurrence, this type of sign has not received the dese
Publicado em: 2010
-
7. Aplicação do design gráfico para o desenvolvimento de mobiliário urbano
O projeto de espaços públicos, pensados como ideais, necessita um investimento elevado. A abertura de licitações para profissionais residentes de outros estados, diferentes daquele de onde será feita a implantação, pode trazer reflexos negativos no mobiliário urbano projetado, pois esses profissionais planejam, muitas vezes, de acordo as vivências d
Publicado em: 2009
-
8. Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios / The relationship between graphic composition and computer technology in Brazilian printed advertisements
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre os processos de composição gráfica e a tecnologia computacional na feitura de anúncios impressos brasileiros. Para o desenvolvimento desta pesquisa analisamos anúncios impressos catalogados no Clube de Criação de São Paulo a partir de 1976 até o ano de 2009. A escolha do corpus justifica
Publicado em: 2009
-
9. TIPOGRAFIA NO ESPAÇO: RAZÃO E SENSIBILIDADE NO PROJETO GRÁFICO / TYPOGRAPHY IN SPACE: SENSE AND SENSIBILITY IN A GRAPHIC PROJECT
Esta dissertação busca estabelecer uma discussão entre duas maneiras de pensar a solução da tipografia no projeto gráfico: aquela em que o designer privilegia a razão e aquela cujo foco é a sensibilidade. Através de uma análise do significado dos períodos moderno e pós-moderno, buscamos, inicialmente, investigar o contexto em que surgiram estas d
Publicado em: 2005