Pos Colonialismo
Mostrando 13-24 de 143 artigos, teses e dissertações.
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13. CIÊNCIAS SOCIAIS, DIPLOMACIA E COLONIALISMO TARDIO: A PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NA COMISSÃO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NA ÁFRICA AO SUL DO SAARA (CCTA)
RESUMO Instituída no segundo pós-guerra, num contexto de crescente contestação ao colonialismo e como resposta das potências coloniais europeias ao interesse científico das Nações Unidas e de círculos académicos norte-americanos pela África, a Comissão de Cooperação Técnica na África ao Sul do Saara (CCTA) revelou uma atenção particular aos
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 05/09/2019
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14. Pós-colonialismo e tradução: uma análise do romance Half a Life e sua tradução para o português
Resumo: A publicação de traduções de obras literárias de cunho pós-colonial vem cada vez mais ganhando espaço no mercado editorial brasileiro. Neste artigo, busca-se a articulação entre os Estudos da Tradução e os Estudos Pós-Coloniais por meio da análise do romance pós-colonial Half a Life, de V.S. Naipaul e a sua tradução para o português
Ilha Desterro. Publicado em: 29/08/2019
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15. A recepção da obra e do legado de Gandhi no Portugal colonial: entre a paz e a guerra*
Resumo Neste texto, analisa-se a recepção da obra e legado de Mohandas Karamchand Gandhi no Portugal colonial do século XX. Verifica-se que é na imprensa progressista que se dá mais atenção a Gandhi - em particular pela sua faceta de destacado líder da independência indiana face ao jugo colonial inglês, mas também pelos seus princípios pacifistas
História. Publicado em: 29/08/2019
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16. North Atlantic Perspectives: A Forum on Stuart Hall’s The Fateful Triangle: Race, Ethnicity, Nation, Part I
Resumo Stuart Hall, um acadêmico fundador da Escola de Birmingham de estudos culturais e eminente teórico de etnia, identidade e diferença na diáspora africana, bem como um dos principais analistas da política cultural dos anos Thatcher e pós-Thatcher, realizou as Palestras W. E. B. Du Bois na Universidade de Harvard em 1994. Nas palestras, publicadas
Contexto int.. Publicado em: 29/07/2019
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17. O DIÁLOGO INTERCULTURAL ENTRE FREIRE & DEWEY: O SUL E O NORTE NAS MATRIZES (PÓS)-COLONIAIS DAS AMÉRICAS
RESUMO: Este artigo empreende uma análise intercultural dos textos de Paulo Freire e John Dewey, tendo em conta os seus contextos culturais e epistemológicos, no enquadramento de duas matrizes (pós)-coloniais distintas, que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens sócio-históricas das obras desses autores. Procura, assim, acrescentar uma pe
Educ. Soc.. Publicado em: 22/02/2018
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18. Genealogia da Filosofia Iluminista: de Nietzsche ao pensamento pós-colonial
Resumo: O pensamento pós-colonial é uma epistemologia crítica - que podemos qualificar como radical - que provém da missão civilizadora do colonialismo, de sua matriz e de seu legado. Ao contrário daquilo que o prefixo do termo pós-colonial faz supor, essa reflexão não pode ser reduzida apenas à análise de situações cronologicamente posteriores
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 22/02/2018
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19. CASA GRANDE & SENZALA A questão racial e o “colonialismo esclarecido” na França do Pós-Segunda Guerra Mundial
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre aspectos referentes à recepção da obra do sociólogo Gilberto Freyre na França, durante o Pós-Segunda Guerra Mundial, período em que a obra Casa grande & senzala foi traduzida e figurou nas resenhas de intelectuais eminentes da cena francesa. Buscou-se observar como um trabalho sobre o Brasil escrito no
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 07/12/2017
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20. Feminismos Subalternos
Resumo: Especialmente a partir dos anos 1980, o encontro entre pós-colonialismo e feminismo trouxe importantes consequências práticas e teóricas para o entendimento da vida das mulheres sob o impacto - passado ou presente - do colonialismo. Uma das mais evidentes foi a geopolitização do debate feminista, inaugurado pela ideia de um feminismo terceiro-m
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
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21. Subcultura latino-americana: a ocidentalização da região pela perspectiva pós-colonial.
Essa pesquisa analisa a relação imperialista da civilização ocidental com a AméricaLatina a partir da observação de que as relações coloniais se mantiveram por meiodas determinações dos padrões do Ocidente nos países da América Latina. Dessemodo, consideramos a ideia de subcultura para evidenciar o processo deocidentalização latino-americana
Publicado em: 24/11/2017
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22. Da crítica à política: Tensões entre reconhecimento e democracia racial napolítica de cotas da Ufrgs
Resumo: Desde os anos 1970, as teorias pós-coloniais vêm denunciando a continuidade das relações de poder e de dominação engendradas durante o período colonial. Ao colocar em questão a universalidade das sociedades Ocidentais, em todos os seus aspectos, mas, sobretudo, em termos políticos e culturais, essa vertente teórica enfatiza a necessidade de
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2017-08
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23. Colonialidade, subalternidade e narrativas de resistência numa comunidade afro-equatoriana
Resumo Partindo-se de um campo etnográfico dedicado à realidade da comunidade afro-equatoriana “La Chiquita”, nomeadamente quanto à sua luta pelo território ancestral que é-lhe de direito face à desterritorialização promovida pelo avanço do monocultivo de palma azeiteira, propomos: (I) compreender a dimensão da «colonialidade» do Estado no in
Rev. Direito Práx.. Publicado em: 2017-07
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24. Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial
RESUMO O “giro decolonial” ao adaptar o argumento pós-colonial para a América Latina, compreende que a colonialidade é a face oculta e constitutiva da modernidade. Ao constatar criticamente que o problema do imperialismo é subdesenvolvido pelos seus principais teóricos, lanço as seguintes indagações: é possível pensar na relação entre colonia
Dados. Publicado em: 2017-04