Performance Musical Piano
Mostrando 1-12 de 58 artigos, teses e dissertações.
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1. Elaboration of an instrument to evaluate the recognition of Brazilian melodies in children
Resumo Introdução: Há evidências que apontam para a importância da avaliação da percepção musical através de instrumentos objetivos e subjetivos. No Brasil, há escassez de instrumentos que avaliem a percepção musical. Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliar o reconhecimento de melodias tradicionais brasileiras e investigar o desempen
Braz. j. otorhinolaryngol.. Publicado em: 13/12/2019
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2. Prática e performance inicial de Minuetos de Haydn por pianistas: efeitos da privação de estímulos na retroalimentação sensorial em diferentes condições de estudo
Resumo:O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da privação de estímulos (aurais, visuais e cinestésicos) na retroalimentação sensorial durante a preparação inicial de peças para piano por estudantes de diferentes níveis acadêmicos. Estudantes de música (N = 12) da graduação (iniciantes, meio e final de curso) e de pós-gradua
Per musi. Publicado em: 2015-12
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3. Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda: uma visão interpretativa
Este trabalho tem como principal objetivo verificar os elementos de indeterminação empregados por Eunice Katunda na sua peça para piano Expressão Anímica, composta em 1979, assim como estudar os procedimentos composicionais adotados pela compositora e contribuir com os estudos sobre a música brasileira do século XX. A partir de parâmetros musicais �
Per musi. Publicado em: 2015-06
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4. O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
Estudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo
Per musi. Publicado em: 2014-12
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5. O Piano Complementar na formação acadêmica: concepções pedagógicas e perspectivas de interdisciplinaridade
Estudo sobre fundamentos para que a abordagem interdisciplinar do Piano Complementar possa promover a integração entre domínios diversos da formação acadêmica, no bacharelado e na licenciatura. São discutidas as vantagens da articulação pedagógica entre a apreciação, a performance e a criação, com a contextualização de aspectos inerentes ao e
Per musi. Publicado em: 2013-06
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6. Sonetos de Amor de Adami, para flauta doce e piano: análise e performance
Este trabalho analisa e discute a construção da performance de Sonetos de Amor, obra de Felipe Kirst Adami para flauta doce e piano composta em 1999. A composição foi inspirada na obra poética Cien Sonetos de Amor de Pablo Neruda, tendo sido registrada no CD Sonetos de Amor e Morte, de Luciane Cuervo. Neste texto, a pesquisadora e intérprete reflete so
Per musi. Publicado em: 2012-12
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7. Sonata para viola e piano (1950) de Camargo Guarnieri: estudo técnicointerpretativo e tratamento editorial
The present work relates to a technical and interpretative study of Camargo Guarnieris Sonata for viola and piano (1950). Initially, a biographic study about the composer is done, as well as his musical career and major artistic achievements. It includes a formal analysis of the Sonata, aiming to give emphasis to its compositional aspects. Questions related
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2011
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8. Harry Crowl : marinas para piano - aspectos da construção da performance nas peças Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz / Harry Crowl : marinas for piano - performance aspects in the pieces Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz
O presente trabalho trata sobre a vida e obra do compositor Harry Crowl, criando um catálogo de sua produção musical e traçando um levantamento panorâmico de execuções de suas obras, evidenciando assim o valor de sua produção musical. Propõe-se aqui um estudo que leve diretamente à performance através da descrição das escolhas interpretativas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2011
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9. Trio Marítimo de Almeida Prado : subsídios para interpretação / Trio Marítimo by Almeida Prado : subsidies for performance
The main objective of this dissertation is an analytical study of the structure and forms employed in the Trio Marítimo for violin, cello and piano by Almeida Prado. Based on this study and interviews with the composer, suggestions of interpretation are presented. These suggestions are based on the composer s compositional technique called Transtonalism, th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2011
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10. Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical / Three songs on the poem Portrait of Cecilia Meireles: a rhetorical-musical study
Este trabalho desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Para tanto, abrange o campo da análise musical e poética, o estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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11. Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical / Three songs on the poem Portrait of Cecilia Meireles: a rhetorical-musical study
Este trabalho desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Para tanto, abrange o campo da análise musical e poética, o estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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12. Valsas nobres e sentimentais de Maurice Ravel : caminhos de um intérprete
A concepção da interpretação de uma obra musical pode advir de um processo sustentado por reflexão e ímpeto, agregando razão e emoção, o qual é gerado por impulsos e diversos conhecimentos, sendo estes musicais e/ou extra-musicais, objetivos e subjetivos. Estes são criados e reunidos ao longo da vida, durante o período de formação musical e a p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011