Musical Harmony
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
1. Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
-
2. A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural / A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
-
3. A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization / A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
-
4. A aprendizagem do acompanhamento harmônico no acordeom : o percurso de três crianças
This research aimed to understand and analyze general as children learn to perform the rhythmic-harmonic accompaniment on the accordion of the music studied. The design methodology adopted was based on principles of Piaget s Clinical Method. Data collection was performed with three children aged between 7.5 and 8.5 years old in the context of individual clas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
5. O som, seus parâmetros, e a música: o ensino dos elementos musicais
This is a theoretical and field research work, with the purpose of producing pedagogical guidelines for the teaching of music. Its purpose is to propose an alternative for teaching of musical elements (melody, rhythm, harmony and timbre, among others) by its observation as a physical phenomenon; study the origin of these elements by means of sound parameters
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2010
-
6. Que acorde ponho aqui? : harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular / Which chord shoud I use here? : harmony, theoretical practices and study of tonal planes in popular music
Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular Situando a pergunta central - que acorde ponho aqui? - no âmbito das práticas teóricas da harmonia tonal, o presente estudo examina criticamente algumas respostas possíveis procurando perscrutar diferentes motivações, procedências, contextos, concepções, saberes, argumentos
Publicado em: 2010
-
7. João Bosco : um cavaleiro e seu violão / João Bosco : a trooper and his guitar
This research had for purpose to analyze the music of João Bosco de Freitas Mucci, particularly, the way this artist plays guitar. The objective of this work was to demonstrate some technicians and musicals resources, relating them to an artistic project constructed in partnership with Aldir Blanc. A bibliography was raised that consisted, mainly, in interv
Publicado em: 2009
-
8. As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
Esta pesquisa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento musical de crianças entre dois e cinco anos, identificando as singularidades que caracterizam seu engajamento nas atividades e buscando compreender os processos cognitivos que asseguram suas conquistas na área da música, especialmente frente às demandas dos modos do Sistema Tonal. A pesquisa se
Publicado em: 2009
-
9. "Madrigais gauchos" of Bruno Kiefer : analysis, preparation and performance based on a new edition, critical and revised / "Madrigais gauchos" de Bruno Kiefer : analise, preparação e execução a partir de uma nova edição, critica e revisada
The object of this paper is the study of the twelve "Madrigais Gaúchos" for chamber choir by Bruno Kiefer aimed at the choral conductor in preparation for a conscious performance. This research examines the composer s experience with choirs, especially those with the "Coral da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul" (Chorus of t
Publicado em: 2009
-
10. Agent-based guitar performance simulation
The goal of this paper is to describe a system-aided performance and composition tool that aims to expand guitarist capacities by providing innovative ways in which the user can interact with the system. In order to achieve that, we decided to use an agent-based approach, independently modeling the active elements involved in a guitar performance as autonomo
Journal of the Brazilian Computer Society. Publicado em: 2008-09
-
11. Uma concepção musical para as Impressões Sinfônicas Festas das Igrejas, do compositor Francisco Mignone. O uso da Hermenêutica do ponto de vista da Regência.
In this work, we will present a musical conception of the Impressões Sinfônicas Festa das Igrejas (Symphonic Impressions Churches Party), by the composer Francisco Mignone. The interpretive aspect is the main focus of this study, so we will highlight some of the many intrinsic musical components of the score, indicating interpretation possibilities based o
Publicado em: 2008
-
12. Dez peças para quinteto de sopros de György Ligeti: a gradação como uma ferramenta para a construção do discurso musical / Dez peças para quinteto de sopros de György Ligeti: a gradação como uma ferramenta para a construção do discurso musical
The main goal of this dissertation is to describe the gradual processes used by György Ligeti in its work Ten pieces for wind quintet (1968). Through this description we try to put in evidence the gradual processes as an important tool in the construction of the Ten pieces language. The analysis of the Ten pieces considers different parameters or aspects of
Publicado em: 2008