Literature And Cinema
Mostrando 1-12 de 87 artigos, teses e dissertações.
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1. O CINEMA E A LITERATURA VÃO À GUERRA: O CONFLITO CIVIL ESPANHOL (1936-1939) NA PERSPECTIVA DE GEORGE ORWELL E KEN LOACH
Resumo A guerra civil espanhola (1936-1939), um dos acontecimentos emblemáticos do século XX, foi responsável por aglutinar uma geração de jovens escritores, poetas e artistas que consideravam o conflito como algo central em sua vida. Este artigo tem como objetivo analisar como alguns escritores e cineastas têm retratado a guerra civil espanhola em sua
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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2. O demônio de Béla Tarr: entre cinema, literatura e educação
Resumo Na presente investigação, buscamos discutir a experiência de pensamento a partir de uma perspectiva filosófica orientada pelos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Intentamos problematizar modos representacionais de pensamento constitutivos da atualidade, a fim de perscrutar seus desdobramentos filosóficos no campo da educação. Para ta
Pro-Posições. Publicado em: 25/11/2019
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3. As Artes na Educação Médica: Revisão Sistemática da Literatura
RESUMO Introdução A introdução das artes no currículo médico tem despertado interesse crescente, uma vez que estas apresentam qualidades únicas que podem auxiliar no desenvolvimento dos aspectos sociais da prática médica, oferecendo maneiras novas e distintas de exploração do conhecimento e da identidade profissional. Objetivo Avaliar a eficá
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 14/10/2019
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4. Abordando a Relação Clínica e a Comunicação de Notícias Difíceis com o Auxílio das Artes e dos Relatos Vivos
RESUMO Introdução A Relação Clínica (RC) é um termo mais abrangente do que relação médico-paciente e, atualmente, tem sido utilizado para descrever o contato da equipe de saúde com o paciente e seus familiares, além da interação da equipe entre si. Para estabelecer relações interpessoais satisfatórias, é importante reunir habilidades de co
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 14/10/2019
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5. Iuri Lótman e a semiótica do teatro
RESUMO O semioticista Iuri Lótman escreveu contribuições decisivas no campo da semiótica da literatura. No entanto, ao longo dos anos 70 passa a ampliar seu universo de interesses para além do texto literário, trazendo contribuições para os estudos do cinema, das artes plásticas e mesmo das normas de etiqueta da nobreza russa. Neste artigo pretendo
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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6. Representação e estereótipos de mulheres negras no cinema brasileiro
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir à crítica feminista do cinema a partir da análise da representação das mulheres negras nos longas-metragens brasileiros de maior público dos últimos anos. Este esforço se divide em três partes: em primeiro lugar, revisamos os estudos sobre o tema, mostrando que a articulação entre raça e gênero tem s
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 04/07/2019
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7. O trabalho colaborativo no cinema de Ken Loach
Resumo: O artigo parte da análise da cena inicial do filme Eu, Daniel Blake do cineasta inglês Ken Loach para discutir o contexto em que se iniciou a carreira do cineasta, em meio ao debate inglês sobre as heranças do Naturalismo na literatura e no cinema. Em seguida, o artigo se voltará para algumas das consequências práticas desta discussão no que
Ilha Desterro. Publicado em: 20/05/2019
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8. The masks of Robinson Crusoe: the representation of modern individualism in Daniel Defoe and Mozael Silveira / As máscaras de Robinson Crusoe: a representação do individualismo moderno em Daniel Defoe e Mozael Silveira
Esta dissertação visa a estudar as metamorfoses do individualismo moderno em duas produções culturais distintas, concebidas em civilizações e contextos históricos também diversos, a saber: Reino Unido, à época da Revolução Inglesa e Brasil, em tempos de ditadura militar. Para isso, realizou-se uma análise comparativa entre as obras Robinson Crus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/10/2012
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9. O Cheiro do Ralo : a poética de Lourenço Mutarelli e o processo de transposição para o cinema por Heitor Dhalia / Drain s Smell : the poetics of Lawrence Mutarelli and the transposition to cinema by Heitor Dhalia
Este trabalho se constitui por uma leitura da obra de Lourenço Mutarelli em seu percurso das histórias em quadrinhos até a literatura em busca de uma poética do autor. A transposição de seu primeiro livro, O Cheiro do Ralo, para o cinema, pelo diretor Heitor Dhalia, é analisada de forma a levantar questões narrativas próprias aos dois meios (contrap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/08/2012
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10. O ser professor em obras literárias autorreferenciadas e em filmes: dimensões profissionais e emocionais do trabalho docente / Being a teacher in self-referential literature and films: professional and emotional dimensions of teaching
Neste trabalho, são analisadas obras literárias autorreferenciadas que lidam com a figura do professor nas diversas identidades que ele possa assumir e representar no ensino em diferentes instituições escolares, tendo por fontes: Blackboard jungle, de Evan Hunter; Sale Prof!, de Nicolas Revol; Entre les murs, de François Bégadeau; Teacher man, de Frank
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/05/2012
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11. The Butcher Boy, de Patrick McCabe: no palco e na tela / The Butcher Boy, by Patrick McCabe: on stage and on screen
Essa pesquisa é a respeito das transposições do romance The butcher boy (1992), de Patrick McCabe, para a peça Frank Pig says hello (1992), por Patrick McCabe, e, para o filme The butcher boy (1997) adaptado e dirigido por Neil Jordan. O objetivo é analisar como o romance aparece no palco e na tela, ou seja, quais técnicas são usadas nas duas represen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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12. Steps of passion in minas: the cinema-poetry by Joaquim Pedro de Andrade and its reminiscenses / Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
O presente estudo busca examinar a cinematografia de Joaquim Pedro de Andrade, e o papel decisivo da memória como seu maior impulso criativo, sobretudo a partir da inspiração fundamental de Rodrigo Melo Franco de Andrade, metáfora paterna e intelectual, a nortear sua trajetória de cineasta. Por meio da análise de sua cinematografia mineira, formada pel
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012