Jogos E Brinquedos
Mostrando 1-12 de 124 artigos, teses e dissertações.
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1. Quais os sinais e sintomas do autismo e quais orientações acerca do tratamento para as famílias de autistas?
O autismo pode manifestar-se desde os primeiros dias de vida, mas é comum pais relatarem que a criança passou por um período de normalidade anteriormente à manifestação dos sintomas (1-3). Normalmente, o que chama a atenção dos pais inicialmente é que a criança é excessivamente calma e sonolenta ou então que chora sem consolo durante prolongad
Núcleo de Telessaúde Sergipe. Publicado em: 12/06/2023
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2. Notas sobre o brinquedo: possível diálogo entre Brougère, Benjamin e Vigotski
Resumo O presente trabalho objetiva estabelecer um diálogo entre as concepções de brinquedo expressas por Benjamin, Brougère e Vigotski. Para tanto, analisamos os textos “História cultural do brinquedo” e “Brinquedos e jogos”, de Benjamin; “O brinquedo, objeto extremo” e “O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança”, de Br
Pro-Posições. Publicado em: 02/12/2019
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3. O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down
Resumo Introdução O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e um importante recurso no trabalho com crianças, mas é importante considerar que os brinquedos e brincadeiras vêm se transformando e incluíram os jogos virtuais, que passaram a ser utilizados nos atendimentos de terapia ocupacional. Objetivo Analisar três plataformas e seis
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 04/11/2019
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4. A vida sentimental das mercadorias: a estética da “fofura” e seus jogos de poder na arte de Jeff Koons
Resumo Este artigo analisa algumas obras do artista Jeff Koons fazendo uso da categoria estética vernacular cute (fofo, adorável em inglês). Em suas esculturas representando bichinhos e brinquedos, Koons dá expressão formal para as contradições e ambiguidades do cute, de forma a explicitar os sentimentos ambivalentes e anseios que lastreiam a relaçã
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
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5. Brincando para continuar a ser criança e libertar-se do confinamento da hospitalização em precaução
Resumo Objetivo: Compreender o significado do brincar para a criança hospitalizada em precaução. Método: Pesquisa qualitativa, sendo o Interacionismo Simbólico o referencial teórico e a Análise Qualitativa de Conteúdo, o metodológico. Participaram oito crianças, com idade entre 5 e 10 anos. Os dados foram coletados por observação participante d
Esc. Anna Nery. Publicado em: 28/05/2018
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6. Construção e validação de jogo educativo para gestantes
Resumo Objetivos: Elaborar jogo educativo para orientação de gestantes sobre seus direitos e as boas práticas no processo de parir e validar o conteúdo das informações textuais e imagens do jogo com a colaboração de juízes. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, quantitativa. A validação do conteúdo foi realizada por 10 juízes. Resu
Esc. Anna Nery. Publicado em: 23/04/2018
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7. Da doação à autorreflexão: vivências de voluntários de uma brinquedoteca para crianças com câncer
Resumo Objetivo: Compreender o significado de ser voluntário de uma brinquedoteca em uma casa de apoio para crianças com câncer. Método: Estudo fenomenológico a partir das premissas da análise da estrutura do fenômeno situado, com 11 voluntários entrevistados, a partir da questão norteadora: "Como é ser voluntário de uma brinquedoteca para crian
Esc. Anna Nery. Publicado em: 05/02/2018
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8. Brinquedo terapêutico instrucional no cuidado cultural da criança com diabetes tipo 1
RESUMO Objetivo: analisar a experiência da criança com diabetes tipo 1 nos cuidados relacionados às técnicas de monitoração glicêmica e aplicação de insulina mediada pelo brinquedo terapêutico instrucional, à luz do cuidado cultural. Método: estudo qualitativo com pressupostos da Etnoenfermagem, realizado em serviço público de referência no
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018
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9. Aplicativo para preparo da criança/família na punção venosa: relato de experiência
RESUMO Objetivo: relatar a experiência de desenvolvimento do aplicativo para preparo da criança e família na punção venosa. Método: relato de experiência sobre um aplicativo desenvolvido no Mestrado Profissional em Enfermagem em parceria com um curso de Engenharia Resultados: o desenvolvimento do aplicativo aconteceu em três etapas, a saber identi
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018
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10. Revalidação de jogo para ensino da medida auscultatória de pressão arterial: estudo-piloto
RESUMO Objetivo: Adaptar um jogo educativo pré-existente, tornando-o específico para o ensino da medida auscultatória da pressão arterial, e aplicar esse jogo em estudo-piloto. Método: As cartas do jogo original foram alteradas pelos autores e submetidas a validação de conteúdo por seis especialistas na área. Após reformulações, o jogo foi apli
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-12
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11. Influência do Brinquedo Terapêutico na ansiedade de crianças escolares hospitalizadas: Ensaio clínico
RESUMO Objetivo: Avaliar os efeitos da aplicação da técnica do Brinquedo Terapêutico Dramático (BTD) no grau de ansiedade em crianças escolares hospitalizadas. Método: Ensaio clínico randomizado realizado em dois hospitais de São Paulo, entre maio e outubro de 2015. A intervenção consistiu na aplicação do BTD e o desfecho foi avaliado por meio
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-12
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12. Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
Resumo Objetivo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados
Esc. Anna Nery. Publicado em: 27/04/2017