Iconicidade
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1. Carmen Miranda: an Embodied Marketplace Icon
Resumo Com base no referencial de CCT ( Consumer Culture Theory ) de incorporação de ideologias, regimes de gosto e interesses nacionais e regionais por culturas de consumo, este artigo propõe que ideologias sociais e políticas também são incorporadas em ícones de mercado. Este trabalho visa, então, reunir os conceitos de iconicidade e liminaridade p
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2022
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2. A poesia como rasura em Carlfriedrich Claus e Ana Hatherly
Resumo As obras visuais de Carlfriedrich Claus e de Ana Hatherly se localizam fora daquilo que se convencionou chamar de poesia. Uma poesia sem palavras resta como impossibilidade para os defensores da prática logocêntrica da escrita. Os autores aqui estudados suscitam, portanto, uma leitura desviante da atividade poética contemporânea. Eles defendem a h
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2018-04
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3. OS SINAIS DOS SURDOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CULTURAL
RESUMO O presente trabalho descreve a constituição dos sinais próprios e o processo de nomeação das pessoas Surdas, levando em conta a Fonologia, aliada a questões consideradas relevantes culturalmente na comunidade de fala estudada. Realizamos uma pesquisa etnográfica com pessoas Surdas, em uma cidade da Zona da Mata Mineira, para o mapeamento dos si
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2017-04
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4. Pleromatização, fisionomização e metaforicidade: a articulação teórica do processo de construção de sentido de Valsiner, Werner e McNeill
Resumo Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma articulação teórica sobre os diferentes processos de construção de sentido na experiência humana propostos por Valsiner, Werner e McNeil. Para este fim, trabalha-se com os mecanismos de construção de sentido propostos por Valsiner - pleromatização e esquematização -, a fisionomização na perc
Psicol. USP. Publicado em: 2017-04
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5. Iconicidade e Complexidade na Comunicação Hipnótica
RESUMO O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hip
Psic.: Teor. e Pesq.. Publicado em: 27/03/2017
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6. Alinhamento e estratégias de relativização
RESUMO O objetivo deste trabalho é examinar a hipótese de que a seleção entre as diferentes estratégias de relativização disponíveis na gramática do português é motivada por um grau maior ou menor de transparência entre forma e conteúdo, o que implica, correlativamente, grau maior ou menor de facilidade no processamento cognitivo. Além disso, o
DELTA. Publicado em: 2017-03
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7. Imaginários midiáticos: uma reflexão a partir de narrativas intertextuais e imagens híbridas
Resumo O presente trabalho, no âmbito da semiologia da imagem, observa a recorrente adoção da iconicidade de signos culturais na construção de imaginários midiáticos. O artigo trata de narrativas contemporâneas que buscam o efeito de conotação veridictória, o que conduz os produtores da imagem às relatividades culturais de discursos-signos para i
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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8. Intervenção nas afasias com o uso da comunicação suplementar e/ou alternativa
O presente estudo teve o objetivo de descrever o uso da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa em dois casos de afasia pós Acidente Vascular Encefálico. Foi realizada intervenção fonoaudiológica com dois participantes afásicos, utilizando os recursos da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. A intervenção fonoaudiológica foi dividida em qua
Rev. CEFAC. Publicado em: 2015-06
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9. Arte verbal e música na língua Gavião de Rondônia: metodologia para estudar e documentar a fala tocada com instrumentos musicais
Em uma língua com tom e prolongamento distintivos, como Gavião de Rondônia, a primeira questão sobre a fala tocada com instrumentos musicais é a relação entre as melodias e a fonologia suprassegmental das palavras correspondentes na fala cantada e na fala normal. A forma cantada serve para aprender e explicar os toques musicais. Ela é influenciada pe
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2013-08
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10. Estudios de neologismos por amalgama lexical em crónicas de Agamenon / Estudo de neologismos por amálgama lexical nas crônicas de Agamenon
Nesta tese apresentamos um itinerário de ensino em que o conteúdo gramatical é um meio para o desenvolvimento da consciência linguística e da competência discursivo-textual. Partindo do repertório do falante, nossa investigação tomou o neologismo formado por amálgama lexical como objeto semiótico, realizou uma revisão dos estudos sobre a criaçã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/04/2012
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11. Intervenção nas afasias com o uso da comunicação suplementar e/ou alternativa / Intervention in aphasia using the augmentative and alternative communication
A American Speech-Language-Hearing Association ASHA define a linguagem como um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionais, utilizados de várias maneiras durante a comunicação. Alterações nas regiões cerebrais responsáveis pela fala e linguagem, podem trazer como consequência a afasia, que é definida como a perda ou debilidade da funçã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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12. Os pretéritos mais-que-perfeito simples e imperfeito sob a ótica da iconicidade e da gramaticalização
Este artigo propõe-se a demonstrar que os pretéritos mais-que-perfeito simples e imperfeito do subjuntivo são formas que codificam várias funções em Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que não há relação categórica de um-para-um entre função e forma. Apresentamos, inicialmente, o princípio da iconicidade e os princípios de gramaticaliz
DELTA. Publicado em: 2012