Harmonia Musical
Mostrando 1-12 de 55 artigos, teses e dissertações.
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1. DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES PARA O ENSINO DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS
Resumo Guiados pela questão “Quais são os saberes docentes desenvolvidos por professores de Artes e pedagogos a partir de uma atividade formativa centrada no uso das tecnologias digitais?”, realizamos uma investigação no contexto de uma atividade formativa permeada pelas tecnologias com foco no desenvolvimento de saberes necessários ao ensino de mú
Cad. Pesqui.. Publicado em: 2020-06
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2. Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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3. Elgar: o enigma das variações
Resumo: Reflexões analíticas sobre como as Variações Enigma de Edward Elgar inserem-se no epicentro de uma das técnicas mais instigantes da composição musical. A partir de uma abordagem plural, discutem-se aspectos importantes de harmonia, análise, história da música e história da arte. No âmbito do gênero das variações com caráter de desenvo
Per musi. Publicado em: 2016-12
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4. Música e transformação: por um olhar diferenciado na história da música
O livro foi escrito para a disciplina "História da música" do curso de Arte-Educação da UNICENTRO/UAB, pelas professoras Érica Gomes e Daiane Stoeberl. Mais do que tratar dos estilos e dos compositores, o livro traz abordagem voltada para a apreciação musical por meio das músicas de diferentes contextos histórico-culturais. Com base em Wisnik, prop�
Publicado em: 04/09/2015
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5. A construção não tonal da canção Jóia de Caetano Veloso
Estudo sobre a relação entre o texto linguístico e o texto musical na canção Jóia de Caetano Veloso. São analisados os procedimentos composicionais não tonais presentes na obra em consonância com o sentido de sua letra. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que analisou canções populares em que o plano harmônico se distanciava da tonal
Per musi. Publicado em: 2014-12
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6. Arquitetura da tensão em tempos de repressão uma interpretação do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola
Paulinho da Viola se consagrou como um dos protagonistas do mundo do samba na década de 1970. Em tempos de "chumbo", a canção "Roendo as unhas", lançada no ano de 1973, parece introjetar uma "semântica da repressão" em sua forma musical. A partir da análise desse samba verifica-se que dois recursos - o intervalo musical do trítono e um princípio de
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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7. Harmonia e música dionisíaca: do Drama musical grego ao Nascimento da tragédia
O presente artigo tenta mostrar que as teses estéticas que aparecem em O nascimento da tragédia não são resultado de uma mera projeção subjetiva de Nietzsche sobre a arte grega. Isso porque, subjacente à argumentação de O nascimento da tragédia, haveria uma vasta fundamentação historiográfica cujos traços podem ser encontrados nos textos filol�
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2014-06
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8. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
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9. O ateliê musical de Claudio Ptolomeu
A música é uma arte privilegiada no que diz respeito ao campo técnico, uma vez que desde recuados tempos na história dispôs de instrumentos para a sua realização. Os instrumentos musicais também conduziram a investigações acústicas desde a Antiguidade até a era moderna, fazendo o papel tanto de dispositivos de observação do fenômeno musical qu
Sci. stud.. Publicado em: 2013-12
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10. O Melos e Harmonia Acústica (1988) de César Guerra-Peixe, Koellreutter e Hindemith: similaridades e princípios básicos
O Melos e Harmonia Acústica de César GUERRA-PEIXE (1988) apresenta um compêndio da atividade didática deste compositor expresso em forma de apostila. O presente trabalho busca traçar as possíveis influências comparando-o ao Caderno de Estudos com Koellreutter do próprio GUERRA-PEIXE (1944) e ao The Craft of Musical Composition de Paul HINDEMITH (1937
Per musi. Publicado em: 2013-06
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11. A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural / A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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12. A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization / A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012