Graphic Arts
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1. Inmigrantes francófonos en los orígenes de la comunicación visual en la prensa peiódica argentina (1827-1870)
ABSTRACT This paper presents a periodization of Francophone immigration with an impact on the visual activity of the press in Argentina, in three main moments after its first emergence in the 1820s. The periodization shows that its first two moments coincide with the First and second stage of the development of visual arts for the periodic press in the count
História. Publicado em: 09/09/2019
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2. O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
RESUMO Em uma vertente histórica, o artigo analisa e salienta a relação entre Desenho e Educação, levando em consideração o papel social do Desenho na formação profissional da infância e adolescência na virada do século XVIII ao século XIX, no ocidente. Reflete sobre a criação da escola pública e sua configuração ideológica e traz as propo
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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3. Macunaíma em quadrinhos: aspectos estéticos modernistas na rapsódia gráfico-visual antropofágica
Resumo Analisamos a obra Macunaíma em quadrinhos (2016), de autoria de Angelo Abu e Dan X, concentrando-nos na análise acerca da (re) apresentação do modernismo no interior da história em quadrinhos (HQ). Consideramos os signos indiciais do projeto modernista, como apresentado na prosa de Mário de Andrade, presentes na HQ. Por isso, optamos, como refer
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2019-04
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4. Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design / Geometry and mental rotation skill : an experience of teaching with isometric transformations in design
A geometria tem sido, ao longo da história, disciplina prescritiva de uma extensa série de atividades cientificas e artísticas, e modernamente, sabe se que é fundamento para diversas profissões como arquitetura, design, engenharias, química, física, geologia, astronomia, etc. Apesar da importância reconhecida, seu ensino regular ao longo da vida acad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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5. Indústria cultural, repetição e totalização na trilogia Pânico / Culture industry, repetition and totalization in the Scream trilogy
Throughout last century, the culture industry s modus operandi was responsible for a standardizing movement in cultural artifacts, constituting a tensional axis between repetition and innovation that embraces all arts, but mainly in film, having the latter a greater need for returns in its production investments. That way, regarding the American cinema as th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
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6. Funções não-representativas no design gráfico pós-moderno
This research seeks to understand the mechanisms of non-representational contemporary graphic design. The expression "non-representative" is intended to connote some kind of sign that is characterized by polysemy. In print, this aspect has insisted to emerge in many different manifestations. Despite its recurrence, this type of sign has not received the dese
Publicado em: 2010
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7. Canini e o anti-herói brasileiro: do Zé Candango ao Zé - realmente - carioca / CANINI E O ANTI-HERÓI BRASILEIRO: Do Zé Candango ao Zé realmente - Carioca
Este trabalho de pesquisa estuda um autor - Renato Canini - que construiu uma trajetória peculiar ao desenvolver uma narrativa de histórias em quadrinhos com um traço bastante pessoal apesar de inserida nas de estruturas de produção massivas. Envolve a articulação da CETPA Cooperativa Editora de Trabalhos de Porto Alegre - que pretendia publicar hist�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2009
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8. Os recursos da computação gráfica na elaboração de projetos / Graphic computer resources in the working up of projects
Information Technology provides a large range and its development is not only to improve memory and speed capacity but mainly to get the three basic principles of connection : sender, message and receiver. Interfaces have been optimized for users to add their possibilities of projects conceiving and to shorten the necessary time to acquire technical knowledg
Publicado em: 2009
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9. As artes plásticas nas artes gráficas
A relação entre o trabalho do artista e o desenvolvimento da técnica de litografia, inventada por Aloys Senefelder, em 1795, apresentam-se nas várias maneiras encontradas pelos gravadores profissionais e artistas da época, para produzir uma forma de impressão com qualidade e fidelidade. Assim, a evolução da litografia com a introdução de procedimen
Publicado em: 2009
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10. Letra e imagem : a tipografia nas capas de livros desenhadas por Eugenio Hirsch / Letter and image : Typography on book covers by Eugenio Hirsch
Eugênio Hirsch (Viena, 1923 - Rio de Janeiro, 2001) é mais conhecido por seu trabalho na editora Civilização Brasileira na primeira metade da década de 1960. Sua atuação na editora do Rio de Janeiro foi marcada pela versatilidade de recursos visuais e pela ampla liberdade concedida pelo editor Ênio Silveira. No mesmo período produziu capas para a ed
Publicado em: 2009
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11. Fina(s) estampa(s): o suporte representacional das Estampas Eucalol na encenação cotidiana brasileira e na memória publicitária nacional: (I Metade do Século XIX - tempo presente)
A cenografia é o Brasil urbano e, de modo mais pontual a cidade do Rio de Janeiro, aqui enfocada, em momentos de reconfigurações fisionômicas que, informadas por uma incipiente Indústria Cultural, pelo menos a partir dos anos 20 do século passado, conferiram à Publicidade um lugar de destaque, ancorado em suportes midiáticos, como o rádio,as revista
Publicado em: 2009
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12. LITHOS EDIÇÕES DE ARTE AND THE TRANSITIONS OF USES OF THE TECHNIQUES OF REPRODUCTION OF IMAGES / A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
This dissertation analyzes the transitions of uses that the techniques of reproduction of images have passed through. The study identifies different functional outwardness assumed for such doings, and, among them, it privileges the specifically artistic approaches: those using techniques that lost their functional use and those that appropriate of techniques
Publicado em: 2008