Documentary Films
Mostrando 1-12 de 32 artigos, teses e dissertações.
-
1. Landscapes of memory: the first visual images of the Bororo of Central Brazil
Resumo A oportunidade de exibir o filme Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness (1931) numa aldeia Bororo no Brasil Central e traduzir para o português esse travelogue, considerado o primeiro documentário com som sincronizado, levou os autores a analisar imagens visuais da sociedade Bororo realizadas nas primeiras décadas do século XX. O foco do art
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 09/05/2019
-
2. On “Colonial scientific-medical documentary films and the legitimization of an ideal state in post-war Spain,” or the importance of being cited
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2017-09
-
3. The Performative Force of Bodies: Affective Realism in Contemporary Brazilian Cinema
AbstractThis article traces the emergence of a younger generation of Brazilian filmmakers whose works bypass traditional themes in Brazilian cinema such as urban violence and historical revisionism to engage in post-identity politics avoiding narratives of nation, class and gender. One of the most prominent features in these recent works is a questioning of
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-12
-
4. Documentário, falso e ciência : ancoragens e decolagens / Documentary, mock and science : anchors and takeoffs
Essa pesquisa propõe uma investigação sobre o documentário audiovisual e sua interlocução com o conceito de "falso", a partir de alguns filmes que se utilizam de narrativas que mesclam "ficção" com "documentário". Ao final, há uma proposta de roteiro de um falso documentário cujo tema é a ciência, o terceiro elemento que dialoga com os conceitos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
-
5. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
-
6. FICTION, DOCUMENTARY AND HISTORICAL NARRATIVE: A CASE STUDY OF SOCIAL REPRESENTATION OF KIDNAPPING OF BUS 174 / FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO E NARRATIVA HISTÓRICA: UM ESTUDO DE CASO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEQÜESTRO DO ÔNIBUS 174
The purpose of this work is to analyze ethical space on social representations of contemporary Brazilian cinema. For understanding of the boundaries between fiction and documentary, and between film based on or inspired by real facts takes to benchmarking the documentary and fiction made about bus 174 rendition armada by Sandro birth in June 2000: bus 174 (2
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
-
7. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
8. Tem um vridro sob minha pele : cultura e cinema: a construção de uma poética fílmica do corpo anoréxico / Glass under my skin : culture and cinema : the construction of a filmic poetics of the anorexic body
A dissertação recorta a anorexia como um problema a ser estudado a partir do lugar da experiência do corpo anoréxico em oposição ao espetáculo que os meios de comunicação usualmente constroem a partir dele. Ao mesmo tempo, toda esta especulação deriva do processo de produção de um documentário que busca converter esta experiência em película.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
9. Versos-livres : a estética do cotidiano no documentário feito com celular / Free-verses : the aesthetic of quotidian in documentary done with cellular-phone
Essa dissertação propôs-se a fazer uma análise do cinema contemporâneo a partir do universo dos filmes feitos com telefone celular, especificamente dos documentários. Para começar, procuramos entender em que contexto da história do cinema esses filmes se situam. Em seguida, mergulhamos nas características mais específicas do dispositivo desses film
Publicado em: 2010
-
10. Trilogia Qatsi : visões e movimentos de mundo / Qatsi trilogy : visions and movements of world
This work is a filmic analysis of the Qatsi trilogy (Koyaanisqatsi, Powaqqatsi, Naqoyqatsi), directed by Godfrey Reggio. Firstly, it is presented a bio-filmography of the director, indicating his trajectory and some comments on each of his films. Then, the analysis of the trilogy takes place, beginning with Koyaanisqatsi and focusing the acceleration movemen
Publicado em: 2009
-
11. Strategies of discourse in nonfiction films / Estrategias do discurso no cinema não ficcional
This work s main purpose is to identify discourse strategies in the non-fictional domain based on the analysis of three movies from different moments and their methodological particularities, approaching their historical formation. The choice of the movies was carried out based on the fact they share the subject of life conditions in exclusion scenarios, whe
Publicado em: 2009
-
12. Santo forte : a entrevista no cinema de Eduardo Coutinho / Santo forte : the intrview in the film by Eduardo Coutinho
This is a research on the of Brazilian film Santo Forte Eduardo Coutinho, from studies on the director, his life and work, and in this film and its forms of production, focusing on different aspects of interviews: the relationship of power, the contrasts between the public and private, the spatial organization, the presence of the apparatus of TV and its var
Publicado em: 2009