Documentary Film
Mostrando 1-12 de 47 artigos, teses e dissertações.
-
1. IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ
Resumo O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
-
2. Narrative and database in “All that is Solid”, a desktop documentary
Resumo Este artigo propõe analisar “All that is Solid”, do artista e cineasta Louis Henderson, um filme-documentário que utiliza a área de trabalho de um computador como o pano de fundo para um novo tipo de estrutura narrativa a desdobrar-se. O filme é analisado, principalmente, através da noção de Lev Manovich de “banco de dados como uma forma
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
3. Landscapes of memory: the first visual images of the Bororo of Central Brazil
Resumo A oportunidade de exibir o filme Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness (1931) numa aldeia Bororo no Brasil Central e traduzir para o português esse travelogue, considerado o primeiro documentário com som sincronizado, levou os autores a analisar imagens visuais da sociedade Bororo realizadas nas primeiras décadas do século XX. O foco do art
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 09/05/2019
-
4. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
-
5. Between the sensible and the intelligible: Anthropology and the cinema of Marcel Mauss and Jean Rouch
In this paper I explore the connections between the anthropology of Marcel Mauss and the anthropological cinema of Jean Rouch. In the process, I identify elements in the work of the filmmaker and anthropologist that amount to a critique of any simplistic opposition between prose and poetry, science and art, rational and irrational, material and immaterial, t
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
6. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
7. Segregação socioespacial e turismo: estudo da representação fílmica criada pelos turistas e residentes sobre Natal Rio Grande do Norte
This study emerges and develops, from a note by Italo Calvino, who in his novel Invisible Cities advised to avoid saying "that sometimes different cities follow on the same site and with the same name, born and die without knowing, without communication among itself ". The research with a transdisciplinary work ( using elements of sociology, anthropology, ge
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/06/2011
-
8. FICTION, DOCUMENTARY AND HISTORICAL NARRATIVE: A CASE STUDY OF SOCIAL REPRESENTATION OF KIDNAPPING OF BUS 174 / FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO E NARRATIVA HISTÓRICA: UM ESTUDO DE CASO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEQÜESTRO DO ÔNIBUS 174
The purpose of this work is to analyze ethical space on social representations of contemporary Brazilian cinema. For understanding of the boundaries between fiction and documentary, and between film based on or inspired by real facts takes to benchmarking the documentary and fiction made about bus 174 rendition armada by Sandro birth in June 2000: bus 174 (2
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
-
9. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
10. Apparatus-documentary and video-letters : approximations / Documentario-dispositivo e video-cartas : aproximações
This dissertation investigates the similarities between the concept of "devicedocumentary" and some experiences with "video-letters"; in other words, it seeks to understand the process in which the exchange of videographic messages between people - transformed into characters by and in the film (considering that the documentarist can become one of them) - ma
Publicado em: 2009
-
11. Trilogia Qatsi : visões e movimentos de mundo / Qatsi trilogy : visions and movements of world
This work is a filmic analysis of the Qatsi trilogy (Koyaanisqatsi, Powaqqatsi, Naqoyqatsi), directed by Godfrey Reggio. Firstly, it is presented a bio-filmography of the director, indicating his trajectory and some comments on each of his films. Then, the analysis of the trilogy takes place, beginning with Koyaanisqatsi and focusing the acceleration movemen
Publicado em: 2009
-
12. Santo forte : a entrevista no cinema de Eduardo Coutinho / Santo forte : the intrview in the film by Eduardo Coutinho
This is a research on the of Brazilian film Santo Forte Eduardo Coutinho, from studies on the director, his life and work, and in this film and its forms of production, focusing on different aspects of interviews: the relationship of power, the contrasts between the public and private, the spatial organization, the presence of the apparatus of TV and its var
Publicado em: 2009