Digital Artifacts
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. Os artefatos digitais como ferramentas mediadoras das atividades cognitivas dos estudantes: possibilidades para novos cenários de aprendizagem
RESUMO Este estudo busca investigar em que medida os artefatos digitais se consolidam como instrumentos mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens estudantes em seu processo formativo a partir de práticas educativas intencionais. A pesquisa segue o delineamento qualitativo, na modalidade exploratória e com características d
Educ. rev.. Publicado em: 05/12/2019
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2. Proposta de uma Gramática Visual para Descrição e Análise Composicional de Vídeos Digitais em Línguas de Sinais
RESUMO Com o advento da produção e ampla circulação de vídeos por meio da internet, os surdos ganharam um espaço novo e independente para expressão cultural, formando, nos últimos 20 anos, acervos digitais que configuram materialmente uma surdo-memória em línguas de sinais. Assim sendo, este artigo apresenta o mapeamento e a proposta de uma gramát
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 12/09/2019
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3. Achados do Matadouro de São Cristóvão: o artefato arqueológico virtualizado no Museu Histórico Nacional
RESUMO Este artigo parte da exposição “Achados da Leopoldina: arqueologia urbana na era digital”, sediada em 2017 no Museu Histórico Nacional, para analisar o lugar e o tempo da musealização e da exposição do objeto arqueológico oriundo do sítio Matadouro Público de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Para tanto, à luz da legislação especí
An. mus. paul.. Publicado em: 25/03/2019
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4. Peri-implant assessment via cone beam computed tomography and digital periapical radiography: an ex vivo study
OBJECTIVES: This research evaluated detail registration in peri-implant bone using two different cone beam computer tomography systems and a digital periapical radiograph. METHODS: Three different image acquisition protocols were established for each cone beam computer tomography apparatus, and three clinical situations were simulated in an ex vivo fresh p
Clinics. Publicado em: 2017-11
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5. Reconhecimento de texto e rastreamento de objetos 2D/3D / Text recognition and 2D/3D object tracking
In this thesis we address three computer vision problems: (1) the detection and recognition of flat text objects in images of real scenes; (2) the tracking of such text objects in a digital video; and (3) the tracking an arbitrary three-dimensional rigid object with known markings in a digital video. For each problem we developed innovative algorithms, which
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/03/2012
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6. Concepções e práticas pedagógicas em educação a distância: o caso do curso de administração a distância UAB-UEPB-2006-2010
Distance Education (EaD) has been evolving to meet up with new social demands, and definite as a modality that uses today s most advanced technologies to promote interaction and interactivity to a view of learning among subjects set in a socio-historical context . The EaD s proposal is to insert the individual in the production process of knowledge networkin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011
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7. Uma perspectiva cognitiva sobre o design de artefatos digitais educacionais
No sistema produtivo contemporâneo, o design é uma atividade central, pois responde pelo projeto de bens e serviços. Design não está, todavia, relacionado apenas com as capacidades criativas ou com leituras estéticas do projetista – como faz crer o uso popular da palavra - englobando profissionais dos mais diversos domínios. Um engenheiro eletrônic
Publicado em: 2011
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8. GingaForAll: linha de Produtos do Middleware Ginga
Many challenges have been imposed on the middleware to support applications for digital TV because of the heterogeneity and resource constraints of execution platforms. In this scenario, the middleware must be highly configurable so that it can be customized to meet the requirements of applications and underlying platforms. This work aims to present the Ging
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2010
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9. Artefatos e linguagens de interação com sistemas digitais contemporâneos : os anéis interativos ajustáveis para a televisão digital interativa / Artifacts and languages of interaction with contemporary digital systems : the adjustable interactive rings for interactive digital television
A digitalização da transmissão da televisão terrestre no Brasil e, consequentemente, a possibilidade de oferta de interatividade na televisão estabelece um novo paradigma de interação do telespectador com essa mídia com extremo potencial de impacto social, especialmente para a população brasileira. Entretanto, a existência de artefatos digitais co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2010
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10. Design de artefatos digitais baseados em padrÃes e plataformas
From years 1980 we witness the advent of the digital products that, conceived in geometric progression become each time more incorporeal. Opening, this way, the software project frontlines. Over the digital artifacts designing activity, we are talking about softwares, weâve detected a huge âprojectual emptyâ for solutions reuse and kwonledge transfer. We�
Publicado em: 2009
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11. Autoria de objetos digitais complexos baseada em documentos através da anotação semântica de conteúdo / Document-based authoring of complex digital object through semantic annotation of content
Complex digital objects bring together many types of digital artifacts (e.g., text, image, audio etc.), and are usually composed of content artifacts and metadata which describe, relate and organize them. When interoperability standards are adopted, such objects may be shared and reused through the Web, but the adoption of these standards usually requires sp
Publicado em: 2009
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12. GeraÃÃo e avaliaÃÃo de artefatos em vÃdeo digital / Generation and evaluation of artifacts in digital video
Este trabalho teve como objetivo o estudo e a criaÃÃo controlada de artefatos em vÃdeo digital e a sua mensuraÃÃo com o emprego de mÃtricas objetivas. Foram criados artefatos do tipo ruÃdo branco gaussiano, sal e pimenta, borramento, blocagem e travamento. Para avaliaÃÃo de seu impacto no vÃdeo digital foram utilizadas as mÃtricas MSE (Mean Square
Publicado em: 2009