Cultura Ludica
Mostrando 1-12 de 52 artigos, teses e dissertações.
-
1. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”
Resumo No Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, há um grupo de unidades escolares denominadas escolas das águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem influência do ciclo das águas. O presente artigo apresenta resultados de uma tese de doutorado que analisou a cultura lúdica das crianças de uma
Pro-Posições. Publicado em: 20/01/2020
-
2. UMA CIDADE ENTRE SONHOS DE NÉON. ENCONTROS, TRANSAÇÕES E FRUIÇÕES COM AS CULTURAS MUSICAIS URBANAS CONTEMPORÂNEAS
Resumo O artigo decorre do desenvolvimento teórico-empírico de um projeto de doutoramento sobre as culturas urbanas e as cenas musicais contemporâneas portuguesas, que demarcou e interpretou as dinâmicas subjacentes à gênese, à constituição e ao funcionamento do subcampo do rock alternativo em Portugal ao longo dos últimos 40 anos. Enfoca especific
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
-
3. A Educação Matemática no Contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional
Desde 2008, por lei (Lei 11.645/08), a cultura indígena deve ser inserida no currículo da Educação Básica brasileira. Entretanto, propostas de inclusão fundamentadas na etnomatemática são escassas. O presente trabalho traz uma proposta de recurso didático tecnológico no contexto da etnomatemática xavante: um jogo sobre probabilidade condicional ch
Bolema. Publicado em: 2014-12
-
4. Assim falava Barbie: uma boneca para todos e para ninguém
Envolta em um mundo de beleza, riqueza e aventura, a boneca Barbie está imersa em uma pedagogia cultural, com o intuito de ensinar a supremacia de um tipo de corpo, etnia e comportamento. Este artigo tem como objetivo discutir as representações da boneca Barbie na cultura lúdica e o modo como tem afetado a construção das identidades infantis, especialm
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2012-12
-
5. Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
Este artigo pretende discutir o desenho animado As meninas superpoderosas como um texto midiático que traz à tona a imagem da criança como herói. Analisamos os modos como crianças de uma turma de educação infantil interpretam episódios do desenho animado e, a partir dessas referências simbólicas, produzem sentidos sobre ser criança na contemporane
Cad. CEDES. Publicado em: 2012-04
-
6. Do compromisso à responsabilidade lúdica: ludismo no ensino de Química na formação básica e profissionalizante / Commitment to responsibility playful, playfulness in teaching Chemistry in basic training and professional
Esse trabalho surge como uma proposta de repensar a educação em química na formação básica e profissionalizante, o uso de recursos lúdicos como recurso didático e de engajamento do aluno ao estudo e desenvolvimento de uma cultura lúdica na escola e a partir da escola. Propõe a parceria e o envolvimento dos alunos na formação da autonomia e autoco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
-
7. Encontros, cantigas, brincadeiras, leituras : um estudo acerca das interações dos bebês, crianças bem pequenas e o objeto livro numa turma de berçário
O presente estudo trata de uma investigação acerca da prática pedagógica com crianças menores de dois anos, tendo como foco de atenção as interações dos bebês e das crianças bem pequenas com o objeto livro. O objetivo foi investigar: O que fazem? Como fazem? Onde fazem? Com quem fazem? O que decorre do manuseio e da audição de pequenas narrativa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
8. O brincar e a cultura no olhar de professores do pantanal: a linguagem lúdica de uma infância
A presente pesquisa, elaborada com o objetivo de identificar como brinca a criança que vive no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, desvela, na visão de professores de escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Corumbá-MS, um conjunto de jogos, brinquedos, brincadeiras e outras atividades lúdicas dessa criança que explora a natureza como palco de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2010
-
9. Álbuns de retratos, infâncias entrecruzadas e cultura lúdica: memória e fotografia na Brinquedoteca Hapi
Psicologia Clínica. Publicado em: 2010
-
10. Batidas intensas : corpo e sociabilidade nas festas de música eletrônica em Natal
O significado do corpo nas festas de música eletrônica como um signo comunicante e sociabilizante entre os participantes é o foco deste trabalho. A pesquisa qualitativa desenvolvida neste estudo procura investigar como a sociabilidade acontece em raves e em casas noturnas na cidade de Natal/RN. A sociabilidade é entendida aqui como uma manifestação lú
Publicado em: 2010
-
11. COMO E PORQUE LER POESIA EM SALA DE AULA / HOW AND WHY POETRY SHOULD BE READ IN THE CLASSROOM
Esta é uma pesquisa vinculada ao GP Cultura, Escola e Educação Criadora, ligada à linha de pesquisa Cultura, Tecnologia, e Processos de Aprendizagens. Ela investigou quais eram as estratégias de ensino, nos termos de Candido (2005) e Resende (1997), para o emprego do poema em sala de aula e as concepções que as respaldam. Realizamos um estudo descreve
Publicado em: 2010
-
12. Genres of discourse and memory: intergeneric dialogism in advertising discourse / Gêneros do discurso e memória: o dialogismo intergenérico no discurso publicitário
Esta pesquisa tem por objeto de estudo peças publicitárias parcial ou totalmente textualizadas e enunciadas sob a forma e/ou função prototípicas de gêneros discursivos alheios à publicidade, como telegrama, cartão de votos, artigos jornalísticos, capas de revista/jornal, entre outros. A partir da observação empírica desse tipo de publicidade, int
Publicado em: 2010