Critica Cinematografica
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13. Imagem e imaginário dos vilões contemporâneos: o vilão como representação do mal nos quadrinhos, cinema e games
O presente estudo apresenta os vilões das histórias em quadrinhos, cinema e games nos meios de comunicação visual contemporâneos, através de um enfoque de suas imagens e imaginários na modernidade e, principalmente, na pós-modernidade. No estudo, as imagens destes vilões selecionados, são entendidas elementos da mídia e da comunicação visual, qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/05/2012
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14. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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15. O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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16. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
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17. LEFT OF THE FATHER: FAMILY, NO REPRESENTATION AND SEXUALITY MOVIE LAVOURARCAICA / À ESQUERDA DO PAI: FAMÍLIA, REPRESENTAÇÃO E SEXUALIDADE NO FILME LAVOURARCAICA
André sai de casa para fugir da repressão paterna, mas, convencido por seu irmão mais velho Pedro, volta ao lar, trazendo toda a sua crítica contra aquela estrutura familiar posta. É a partir dessa inversão da parábola do Filho Pródigo que Luiz Fernando Carvalho realiza seu filme LavourArcaica, baseado no romance homônimo de Raduan Nassar. Ao tomar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
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18. Guillermo Arriaga, um autor midiático: as fronteiras entre cinema e literatura na pós-modernidade / Guillermo Arriaga, a mediatic author: the boundaries between cinema and literature in postmodernity
A pós-modernidade é marcada pela dissolução de fronteiras, sejam elas espaciais, culturais, sociais ou artísticas. No campo da arte, percebe-se uma significativa influência mútua entre cinema e literatura, na medida em que as estéticas, os estilos e os recursos são transitáveis entre essas duas artes, a ponto de alguns romances possuírem caracter�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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19. Um arlequim jamais terminado: teatro, juventude e direito à cultura na periferia francesa
Este artigo consiste numa análise do filme A esquiva (França, 2003), de Abdellatif Kechiche, que narra como estudantes da periferia montam uma peça de teatro. O foco repousa sobre o modo de vida e a linguagem desses adolescentes, tendo como pano de fundo a problemática do direito à cultura. Para essa abordagem, foi feita uma pesquisa qualitativa, de nat
Revista Katálysis. Publicado em: 2011-12
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20. O cinema americano segundo South Park
O presente trabalho discorre sobre a inter-relação entre linguagens artísticas. Tem por objetivo analisar a crítica feita ao modelo cinematográfico hollywoodiano pelo seriado de animação South Park através na paródia. A metodologia é dividida em duas etapas. na primeira, será feita uma análise bibliográfica sobre o tema da narrativa clássica ci
Publicado em: 2011
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21. O Processo, em Kafka e Welles : exceção e inação
A análise comparativa entre o romance de Franz Kafka, O processo, e o filme homônimo de Orson Welles pretende compreender de que maneira a obra cinematográfica transcria o universo kafkiano, levando à tela cinematográfica o tempo, o espaço e o protagonista, a partir do hipotexto literário. As estratégias narrativas empregadas na produção da pelícu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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22. Bogart duplo de Bogart : pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-46 / Bogart double de Bogart : clues of the screen persona of Humphrey Bogart, 1941-46
As páginas seguintes consistem em uma etnografia histórica do olhar hollywoodiano. Em particular, descreve a sedimentação da persona cinematográfica de Humphrey Bogart (1899-1957) na primeira metade da década de 1940. O foco analítico é duplo: por um lado, está atento às relações de gênero inscritas em suas performances; por outro, procura relac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2010
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23. A imagem pelas palavras: o processo narrativo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
A literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão
Publicado em: 2010
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24. Autoria, diálogo com a crítica, política e comportamento : um estudo da crítica de Luiz Carlos Merten no Diário do Sul
Esta monografia analisa a crítica de Luiz Carlos Merten publicada no Diário do Sul, jornal que circulou entre 1986 e 1988 em Porto Alegre. O objetivo é verificar o conceito de cinema implícito a partir da leitura de seus textos, observar se a crítica cumpre sua função de mediação jornalística e quais são as estratégias de aproximação ao públic
Publicado em: 2010