Critica Cinematografica Brasil
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1. Movimento multicultural dos direitos humanos: cinema brasileiro de retomada, pluralismo jurídico e os estereótipos da violência
Resumo O presente artigo tem como escopo identificar as relações entre a concepção multicultural dos Direitos Humanos e a enunciação audiovisual no Cinema de retomada no Brasil. Por meio de uma análise metodológica descritiva e exploratória dos recursos fílmicos e bibliográficos percebemos, no trabalho, que o discurso jurídico se destaca nas dive
Revista Direito e Práxis. Publicado em: 2022
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2. Relações de gênero no cinema: contestação e resistência
Resumo: Neste texto, pretende-se destacar as principais questões referentes às relações de gênero no cinema, apresentando uma análise crítica da participação da mulher, em diferentes papéis, tanto na atuação quanto na direção cinematográfica. A crítica feminista do cinema leva em conta, também, as expectativas do público em um contexto hist
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
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3. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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4. Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situaç�
Publicado em: 2010
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5. Cinema e representações do Brasil nos anos 1980 : o artista e a voz popular a partir de uma leitura de O homem que virou suco
Em 1980 João Batista de Andrade lança o longa metragem O Homem Que Virou Suco. O filme narra histórias de vida do trabalhador brasileiro, em um contexto de metrópole subdesenvolvida, na São Paulo dos anos 1980, sob o momento de transição política, do regime civil militar para o governo democrático. A pesquisa pretendeu analisar como se organiza a re
Publicado em: 2010
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6. Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil / Hiroshima Mon Amour and the critical reception in Brazil
The first Alain Resnais feature film, Hiroshima Mon Amour was issued in commercial circuit in Brazil in 1960, the year following their debut in France. The film has caused great impact on the specialized criticism motivating many articles in newspapers and magazines. This research embrace the abundant material produced by the Brazilian critic, which was moti
Publicado em: 2009
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7. O dragão e o leão: elementos da estética brechtiana na obra de Glauber Rocha / The dragon and the lion: elements of brechtian aesthetics in the work of Glauber Rocha
Esta pesquisa teve por objetivo verificar, nos filmes e na obra escrita de Glauber Rocha, a presença de elementos da estética de Bertolt Brecht. Foram selecionadas seqüências de O dragão da maldade contra o santo guerreiro e de Der leone have sept cabezas para análises mais detidas, passando-se em seguida a uma observação mais geral dos procedimentos
Publicado em: 2009
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8. Produção simbólica e construção do real no documentário contemporâneo: Nem tudo é verdade! Cases: Brasil e Bolívia / .
As manchetes dos jornais reforçam o conceito que se cristalizou entre a crítica cinematográfica e em alguns círculos acadêmicos, que vêem o filme de não-ficção o documentário - como um retrato da realidade. Esse estudo procura analisar alguns filmes da produção contemporânea no Brasil e na Bolívia, para detectar até que ponto o documentário r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2008
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9. Ver, ler e escrever: a imprensa e a construção da imagem no cinema brasileiro na década de 1950
O Artigo analisa a importância da imprensa na década de 1950 na construção de uma cultura cinematográfica do país em novas bases. Estudar esse momento é fundamental para compreender a estética cinematográfica da década seguinte bem como o campo de produção, circulação e recepção dos filmes. São analisados os suplementos culturais dos jornais
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2008-06
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10. Dançando com o cinema, filmando a história: a trajetória crítica de Rogério Sganzerla
O presente trabalho se propõe a analisar a trajetória histórica do crítico-cineasta Rogério Sganzerla (1946-2004). Assim, serão abordadas as críticas de cinema, os filmes feitos por Sganzerla, suas influências cinematográficas e a relação histórica e cultural estabelecida entre o cineasta e o Brasil. Trilhando o caminho da História e do Cinema,
Publicado em: 2008
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11. A apropriação do gênero crítica de cinema no processo de letramento
Os resultados das avaliações do ensino-aprendizagem de línguas têm provocado questionamentos e discussões sobre as práticas de linguagem (dentro e fora da sala de aula), sobre os objetos de ensino e sobre a formação de professores. No emergir dessas discussões, estabelece-se o gênero (textual/discursivo) como objeto de ensino (PCN - BRASIL, 1998; P
Publicado em: 2008
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12. Luta armada em foco: a guerrilha do Araguaia nas telas do cinema
O presente trabalho visa analisar o filme Araguaya: a conspiração do silêncio (2005), com o intuito de perceber qual é a representação contida nas imagens acerca do episódio encenado, a Guerrilha do Araguaia. Para tanto, ancora-se na relação história/cinema, esboçando quais foram os caminhos percorridos para que o cinema fosse incorporado ao campo
Publicado em: 2008